5 razões para começar a usar um workflow self-service hoje mesmo

Carlos AS Pereira
Digital Workflow
Published in
2 min readOct 20, 2017

Vem crescendo no mercado a oferta de soluções de workflow self-service, onde os usuários finais dispõem facilidades para criar processos simples sem a necessidade de ferramentas de desenvolvimento de software ou mesmo de longos e dispendiosos projetos de consultoria. Uma destas novas ferramentas é o Fluency Workflow, que está se propondo a ser para os processos o que as ferramentas de escritório foram para os documentos no início da década de 1990.

Mas será que vale a pena apostar em ferramentas deste tipo?

Os desafios da nova economia digital têm cada vem mais provocado as empresas de todos os portes e segmentos a repensar processos de forma cada vez mais simples e ágil e isto só é possível com ferramentas que descentralizem a tomada de decisão e acelerem os processos de negócio.

Não é à toa que novos modelos de gestão como a Holocracia que comentei neste outro post , que iniciou no Vale do Silício e está ganhando o mundo, estão mudando a radicalmente forma como as empresas pensam em seus processos.

Mas se você ainda tem dúvidas sobre a adoção de um workflow self-service, preparamos os 5 melhores motivos para você considerar:

1) Viabilizam a criação de processos MVP (Minimum Viable Product) quando os processos ainda não estão claramente definidos e você precisa testar novos modelos de gestão.

2) Aumentam a produtividade nos processos em pelo menos 30% apenas em função do melhor controle da rastreabilidade de gestão das pendências.

3) Melhora a acuracidade das informações, pois elimina formulários em documentos word e excel.

4) Aumenta a eficiência eliminando perda de processos solicitados via e-mails ou formulários em papel.

5) Potencializa a transformação digital, pois permite um meio rápido de se criar, experimentar e modificar os processos de sustentação da operação digital.

O melhor de tudo é que muitas destas ferramentas como a que citamos no início do artigo permitem você começar com custo zero e pagar apenas pelo consumo de execuções. Assim você mesmo consegue testar e colher resultados sem mesmo a necessidade de aquisição de licenças ou usuários.

E aí vamos criar novos processos? Que tal começar agora mesmo?

--

--

Carlos AS Pereira
Digital Workflow

Pai do Thomas, CTO na Senior Sistemas e CEO da Innovasoft, MBA Executivo Gestão Empresarial, especialista em Social BPM pelo Stevens Institute of Technology.