Atenção tripulação! “Portas em automático”

O que um Program Manager tem a ver com um piloto de avião?

Salamaro
Accenture Digital Product Dev
4 min readOct 9, 2019

--

Caso você não tenha ouvido essa frase ainda, posso ajudar a contextualizar: essa é a fala de um piloto que está em sua poltrona de comando, dentro da aeronave, na pista do aeroporto. O piloto do avião avisa pelo sistema de som que vai travar as portas, e isso indica que falta pouco para a viagem começar.

Ele só fala isso depois de: checar que o abastecimento de combustível já foi completado, todos os passageiros estarem acomodados na aeronave, a limpeza e o reabastecimento de comida e bebidas já terem sidos realizado, garantir que a carga está distribuída de forma adequada e que a tripulação revisou as poltronas e cintos… E o que isso tem a ver com o Blog da Concrete? Na realidade, eu quero traçar um paralelo entre a atuação de um Program Manager com a de um capitão/piloto de avião e, assim, facilitar o entendimento e a importância do papel do PM aqui na Concrete.

O Program Manager tem a responsabilidade de conseguir entregar, junto com os membros dos squads, um produto que atenda às necessidades dos nossos clientes. É ele que, assim como um piloto de avião, tem que levantar o avião daqui e ir, com segurança e da melhor forma possível, até o outro ponto, o que na nossa analogia é a entrega de um produto de qualidade.

Voltando ao paralelo… Lá na pista do aeroporto, o piloto é autorizado a levantar vôo por meio de um comando da Torre de Controle. Entretanto, se ele não tiver feito o check de vários itens não há garantias de que o avião consiga sair do lugar e, muito menos, de que ele chegue ao seu destino ou propósito.

E é aí que começa a aventura do piloto e do PM: eles têm que saber dos detalhes do trajeto/projeto para fazer o cálculo correto de combustível e que, no caso do PM, é o número de pessoas, os perfis, as horas de trabalho, o dinheiro para as ferramentas mais adequadas para o time trabalhar melhor, a definição e o acompanhamento das métricas do squad e dos produtos, etc. Com certeza, nem o piloto e nem o PM seguirá viagem se sua tripulação/squad não estiver completa e ciente de tudo que está por vir.

Tudo checado, o vôo está autorizado. Vamos seguir viagem… e a aeronave faz sua decolagem suavemente.

Mas o trabalho não acaba aí. Piloto e PM devem olhar os seus instrumentos o tempo todo para garantir que não sairão da rota, que o combustível é suficiente e que o horário/prazo pode ser cumprido. Eles devem estar muito próximos da tripulação/time para poder dar a orientação correta e receber deles o estado geral da parte da cabine que o piloto não pode ver durante o vôo. E, claro, a comunicação é vital.

“Atenção passageiros, vamos enfrentar uma área de turbulência, por favor apertem os cintos.” O PM, com essa visão à longa distância, tem que trazer também esse tipo de informação para o time de desenvolvimento. Só assim o comprometimento com a entrega pode estar alinhada.

“Estamos com céu limpo e em velocidade de cruzeiro.” Momento que o nosso piloto e o PM devem aproveitar para rever detalhes do trajeto que ainda faltam ser cumpridos. E também se comunicar com a tripulação e os passageiros para se certificar que está realmente tudo bem, como planejado.

É claro que nem sempre a viagem segue perfeita: imprevistos existem (como chuva na pista ou aeroporto fechado, por exemplo) e um piloto treinado e com comunicação aberta entre torre de comando e tripulação normalmente consegue enfrentar estes desafios de forma mais adequada. A decisão relacionada a esses imprevistos impacta a vida dos passageiros e é sempre uma decisão delicada.

Entretanto, assim como o PM o piloto nunca está sozinho. Aqui na Concrete, por exemplo, ele tem o apoio do Delivery Manager, dos Scrum Masters e dos Product Owners, além da orientação geral da liderança.

“Sras e Srs. Estamos dentro do horário previsto. A temperatura local está agradável e espero vê-los em breve”. Para um piloto, a sensação de dever cumprido ao pousar sua aeronave em solo deve ser gratificante. Posso afirmar que para o PM ouvir um feedback positivo do cliente também.

Quer saber mais sobre como funciona a nossa estrutura aqui na Concrete? Clique aqui. Tem dúvidas ou alguma observação a respeito? Só deixar um comentário. Até a próxima!

--

--