10 dicas para o designer engajar seu time nas decisões de produto

Colaborar com o time de desenvolvimento pode gerar muito mais valor

Douglas Azevedo
Accenture Digital Product Dev
4 min readApr 8, 2020

--

Você, designer, fez o discovery, bolou hipóteses, testou e encontrou fatos que agregam muito valor. Trabalho pronto! Só que não. Se você não compartilhou essas etapas com o time, é provável que ele não engaje como você esperava.

Mas como engajar o time e gerar valor para o produto?
Te conto abaixo :)

  1. Seja parte do dev team
    Em primeiro lugar, participe dos ritos, afinal, isso é um dever seu como integrante do dev team. Além disso, sempre que possível, leve as pessoas do time para os discoveries. Se estão sem tempo, grave as entrevistas com usuários e compartilhe depois. Não gravou? Tabule os resultados das suas pesquisas e peça a opinião do time (uma ferramenta ótima e gratuita para isso é o Miro). Mostre que a opinião deles importa. Afinal, se não fosse por eles o produto nem seria construído, não é?
  2. Comunique-se de forma clara
    É comum ter apego a metodologias e termos que só quem é da área de design conhece, e tudo bem. Mas quando estiver trocando ideia com o time de desenvolvimento, experimente falar de acordo com os interlocutores. Use um vocabulário acessível para garantir que todo mundo está falando a mesma língua.
  3. Deixe o ego do lado de fora
    Aqui vale o mesmo racional de entrevista com usuário. Em primeiro lugar, pratique a escuta ativa. Não se apegue a uma ideia só porque ela é sua. Colher os louros de uma vitória em conjunto é super gratificante — ah, e é claro que fica bem mais fácil desenvolver a visão de produto quando todos estão engajados. Quer saber a melhor parte? Você nem sequer vai precisar convencer o time da importância dela!
  4. Tenha um ou uma buddy pra te acompanhar nessa jornada
    Escolha um membro do time para ser seu parceiro ou parceira. Eu, particularmente, não procuro muito o papel de PO para ser meu buddy “evangelizador”, porque designers já são naturalmente próximos deste papel. Além de que, muitas vezes, ele ou ela conhece tão bem o negócio e os processos que pode acabar tendo uma visão muito parecida com a sua. O negócio aqui é divergir.
  5. JSON, BFF, querries, arrays???
    Comunicação é uma via de mão dupla, não é mesmo? Por isso, mostre disposição para aprender. É normal se perder e não entender por que não dá pra fazer aquela interação incrível que você havia planejado. Para diminuir este ruído e melhorar o seu entendimento, peça para que os amigos e amigas devs traduzam para o bom português termos e conceitos que você não entende. A comunicação entre frentes vai melhorar muito. ❤
  6. Refine, refine, refine
    Refinamentos bem feitos não são perda de tempo. Aliás, pior que “perder tempo em refinamentos”, por mais técnicos que sejam, é perder tempo de sprint desenvolvendo o que vai ser descartado eventualmente. E nada pior do que não gerar valor na sprint, né?
  7. Desenhe fluxos em um lugar que todos vejam
    Aqui na Concrete é comum trabalhar em times distribuídos. Então, se possível, crie um link fácil com seus fluxos. Os mais importantes devem ser desenhados em um lugar que todos possam ver o tempo todo. Seres humanos pensam visualmente por natureza. É a mesma lógica da publicidade: quem não é visto não é lembrado. Um ótimo lugar para fazer isso é na parede do escritório, caso seja permitido, claro. :P
  8. Evidencie o valor das entregas nas reviews
    Não se reprima! Em vez de apenas fazer status reporting, aproveite o momento para provar o valor dos incrementos com números e toda métrica que você tiver acesso. Aqui vale mostrar o valor de discoveries também. Esse é um excelente momento para alinhar expectativas com o time e com stakeholders.
  9. Inclua os stakeholders durante o processo, não apenas no fim
    Falando em stakeholders… Esse é um papo para outro dia. Mas, em suma, é comum falar com eles apenas ao final do processo, a fim de uma validação. Daí é um pulo para que top-downs inevitáveis aconteçam. Aqui vale o mesmo que eu disse para o dev team: torne stakeholders parceiros, e solicite feedbacks durante todo o processo. Desenhar proposta e apresentá-la no final deixa seu discovery em uma posição vulnerável. Que tal contar com o time para construir essa relação junto?
  10. Rode dinâmicas que você faz com usuários com o time também
    O último passo é simples: pratique a sensação de pertencimento do time dando visibilidade e engajando com dinâmicas para que eles tenham sentimento de dono e sintam-se à vontade para opinar. Encare eles como usuários e parceiros. Um bom repositório com referências é o Design Kit da IDEO.

Aqui na Concrete seguimos valores que buscam integrar times multidisciplinares. Com eles em mente, aprendi a colaborar e tirar o melhor dos diferentes papeis com os quais trabalhei. E você, quais os seus valores? Eles propiciam trabalho com diferentes papeis? Conta nos comentários ;)

Quer vir aprender junto com a gente aqui na Concrete? Temos vagas para Product Designers! Dá uma olhada neste link aqui, candidate-se e vamos aprender juntos. Até a próxima!

--

--

Douglas Azevedo
Accenture Digital Product Dev

Design, produto, conversas de bar e devaneios de uma pessoa que deseja viver mais de 100 anos.