Victor Lima

Jul 6, 2021

8 min read

Estratégias de entrada para um produto digital

O exemplo da Doordash e o que podemos aprender com ele

Photo by Jukan Tateisi on Unsplash

Os desafios de um segmento de mercado mal atendido

As estratégias de entrada em um mercado passam por oferecer um produto ou serviço com performance superior para uma base de clientes já existente ou oferecer um produto ou serviço que atende as expectativas do usuário com um preço inferior, atraindo uma base de usuários que entende o valor mas tem uma sensibilidade maior a preços altos.

O valor de um segmento mercado mal atendido / negligenciado

Antes de entender a resposta para essas duas perguntas, é importante avaliar por que um mercado acaba por gerar alguns segmentos que são melhor e outros pior atendidos. Tipicamente, um incumbente almeja atender clientes mais rentáveis e mais demandantes com produtos e serviços que estão em constante processo de evolução e melhoria. Nesse processo, invariavelmente alguma fatia desse mercado, que é menos rentável e menos demandante, recebe menos atenção e passa a ser mal servida. Essa fatia pode ser mal servida porque a solução é genérica demais para as necessidades específicas daquele segmento ou porque a performance e/ou preço ultrapassam a necessidade, capacidade ou vontade de obter aquele produto ou serviço.

Mapa da “Cabeça de Praia” durante a invasão da Normandia na 2ª Guerra Mundial
Mapa da “Cabeça de Praia” estendida, após o avanço das tropas Aliadas pela Normandia.

Nós desenvolvemos produtos digitais com inovação, agilidade e excelentes práticas, para que o mercado brasileiro e latino-americano acompanhe a velocidade do mercado digital mundial.