Sobre autonomia e transparência

O primeiro dos nossos papos rápidos sobre agilidade em Recife.

Hudson Leite
Accenture Digital Product Dev
4 min readApr 17, 2020

--

Já estamos há algum tempo publicando aqui no Blog os registros de algumas conversas que criamos para compartilhar conhecimento em Recife. Este foi o nosso primeiro papo, ou o MVP, e a ideia foi conversar sobre como nos reforçamos como time. Este reforço é o mote chave por trás desses dois conceitos que colocamos no título. Trazer o que está inserido em autonomia e transparência (um dos pilares do SCRUM) é fomentar a necessidade diária de interação entre as pessoas. Gerar relações verdadeiras entre a equipe é, sem dúvida, criar um ambiente de abertura (Openness), de convergência e de saúde, para tocar as entregas/sprints em um ritmo sustentável, produtivo e, porque não, feliz de trabalho, com as pressões naturais do dia-a-dia.

Autonomia nos parece algo inerente ao nosso job de analista/desenvolvedor, que entende o requisito, decide a melhor forma e implementa a solução. Faz parte do contexto de quem faz a mágica que transforma código em produto. Individualmente, é escopo deste trabalho artístico escolher e criar, do melhor jeito, no menor tempo, a seu critério.

Só que, quando pensamos em time, esse conceito é ampliado. Autonomia vira autogerenciamento e auto-organização. NÓS, enquanto equipe, discutimos e decidimos COMO fazer o produto.

O Scrum Guide descreve que times scrum são auto-organizáveis e multifuncionais, ou seja, escolhem qual a melhor forma de completarem seu trabalho e têm os skills necessários para fazê-lo, sem dependências. O mesmo guia diz que as equipes “se auto-organizam e se autogerenciam e têm o poder de tomar as decisões sobre como fazer o próprio trabalho”.

Por isso, independente de quanto tempo você está na squad (ou vai ficar nela), segue o apelo: reforçem-se como time. Entender as partes, ceder, consensualizar, discutir… São softskills fundamentais para trabalhar em equipe. Não é um rótulo pronto, é uma construção diária, um exercício constante de EMPATIA. O resultado do trabalho não será mais o seu esforço + esforço do outro: será o conjunto dos esforços. Percebem a diferença?

O time decide o melhor jeito de fazer, pensando no produto, na meta e na data. Não abram mão disso. O legal de pensar nessas três coisas juntas é que evitamos invencionices, o foco fica mais apurado, temos tempo e espaço para criar e insights para novas formas de fazer, mas o final é software funcionando no tempo correto. E para que isso flua lindamente, sine qua non que todos saibam, com o nível de detalhe adequado, o que precisa ser feito… Aí é que entra a tal da Transparência.

“Os artefatos definidos para o Scrum são especificamente projetados para maximizar a transparência das informações chave, de modo que todos tenham o mesmo entendimento dos artefatos”. (Scrum Guide, 2017)

Neste momento, o Product Owner (PO) é “o cara” para dar sentido a tudo o que vai ser desenvolvido e maximizar o trabalho do time, entregando o valor que o cliente espera, por meio da visão de produto e dos detalhes que cada feature precisa atender.

Transparência, portanto, entra em dois aspectos em relação ao trabalho do Scrum Team:

  1. O nível de detalhe dos requisitos/histórias (ou o que o time preferir) para fazer o produto. Isso é diferente de todos saberem de tudo do projeto (talvez até atrapalhe, gere ruído e tire o foco). As instâncias de informação dentro do Scrum Team (SM, PO e Dev team) convergem bastante, mas há aspectos que servem especificamente para cada um fazer a sua parte nesse jogo.
  2. O consenso do time em relação às pessoas, relacionamentos, ferramentas, bibliotecas, processos, técnicas, DOD (Definição de Pronto), timeboxes, horários de meetings, etc. Tudo isso, se bem ambientado para a galera, evita perda de tempo, reduz complexidade, equilibra o flow de produção e, that’s it: autogerenciamento acontecendo organicamente.

E é isso! Colaborar com conhecimento também é uma forma de consolidá-lo. A oportunidade de fazer isso está com todos nós.

Abraço e seja ágil! ;)

Quer fazer parte desses papos presencialmente depois que a quarentena acabar (é claro)? Dá uma olhada neste link e candidate-se a uma de nossas vagas. Vamos aprender juntos! Até a próxima.

--

--

Hudson Leite
Accenture Digital Product Dev

Pai de Ben e Helô. Facilitador de projetos e times Ágeis!