Sobre produtos digitais, clientes e consultorias

Ou sobre bebês, mães e babás

Sara Martins
Accenture Digital Product Dev
2 min readMay 7, 2019

--

Bebês estão em constante mudança. Nenhum dia é igual ao anterior na vida de um bebê. O crescimento e o progresso são acelerados.

As mães têm um apego especial pelos bebês. Afinal, foram meses gestando o novo ser, pensando em como eles seriam. Muitas mães não conseguem ficar com os bebês em tempo integral. Elas precisam trabalhar para sustentá-los e para não ficarem anacrônicas no mercado de trabalho.

Por isso, as babás são importantes. As babás não geram os bebês, mas cuidam da sua evolução. Mãe e babá precisam estar em sintonia. A babá precisa entender que não é dona do bebê. A mãe precisa perceber que: se ligar a cada cinco minutos perguntando sobre o estado do bebê, ele terá menos atenção da babá. Afinal, quando se contrata uma babá, a mãe leva em consideração a experiência. Logo, faz sentido escolher uma babá qualificada e deixar que ela faça o que foi contratada para fazer.

Photo by Michal Bar Haim on Unsplash

Oi, gente! Não vou deixar ninguém dormir nos próximos meses. Mas mesmo assim vocês vão me amar :P

Juntos, bebê, mãe e babá percebem a melhor maneira de interagir. A mãe e a babá devem entender que suas ações não devem ser egoístas. Não faz sentido vestir o bebê com casaco, gorro e luvas no verão (mesmo que aparentemente ele fique mais charmoso assim).

O foco é o bebê: o que ele faz, como faz, a frequência que faz, como muda a maneira de fazer as coisas, como evolui. Não existe uma fórmula mágica irrefutável para cuidar dos bebês. De forma geral, eles se parecem. De forma peculiar, são completamente diferentes uns dos outros. O empirismo e a adaptação no cuidado de um bebê devem ser constantes. Repetir as mesmas ações pode não só gerar resultados diferentes, como desastrosos.

O principal é: mães e babás não devem criar o bebê para si. No fim das contas, o que interessa é: o bebê deve saber interagir com o mundo. Deve se adaptar, mudar, melhorar e sobreviver. O sucesso do bebê dependerá do seu desenvolvimento e da forma como interage com as pessoas.

O bebê nunca estará totalmente “pronto”, mesmo quando atingir a maturidade.

Não existe um dia igual ao outro na criação de produtos digitais. Não há uma fórmula pronta para garantir o sucesso.

Entendimento entre as partes envolvidas, empirismo e adaptação são essenciais hoje e sempre. :)

--

--