Vamos aprender juntos.

Iberê Borges
Accenture Digital Product Dev
3 min readDec 4, 2019

Por que a gente acredita tanto nisso?

A essência da nossa história é aprender.

Nós aprendemos a ser ágeis lá em meados de 2005, quando ninguém ainda estava falando sobre isso aqui no Brasil. Já que o waterfall não era o nosso caminho, decidimos antes de todo mundo adotar somente agilidade no nosso jeito de trabalhar. Assim, passamos a construir os melhores produtos digitais do país, com engenharia robusta, sempre em busca da experiência ideal para os usuários e alinhados aos objetivos de negócio de nossos clientes. Aprendemos a fazer transformação digital, a trazer mais competitividade para o mercado brasileiro e, mais recentemente, aprendemos até a falar espanhol para poder compartilhar tudo que sabemos com nossos amigos latino-americanos. Se essa nossa caminhada de mais de 18 anos em terras brasileiras já nos levou tão longe, ainda somos jovens aventureiros nas casas de nossos vizinhos — e sabe como enxergamos isso? Como novas oportunidades!

Além da chance de uma experiência no exterior (e vem vindo mais delas por aí, geograficamente cada vez mais distantes), o que nos seduz é a oportunidade de novas experiências. Sabemos que aprendemos mais em ambientes complexos, somos resilientes. Mais do que isso, somos antifrágeis. A orelha do livro de Nassim Nicholas Taleb já entrega: nos beneficiamos com o caos. Sabemos assim que, claro, são as maiores empresas, com os maiores desafios, que mais vão precisar da gente. E não há dificuldade que se compare à nossa capacidade de aprender e de transformar, principalmente quando estamos juntos.

Somos um time de times — nossos desafios, aprendizados e vitórias são compartilhados. Aprendemos com cada um que passou por aqui e a cada dia aprendemos mais com aqueles que estão do nosso lado. Entendemos, desde sempre, que a evolução de cada indivíduo acompanha a evolução do conjunto e que assim somos mais fortes.

A multidisciplinaridade de nossos times nos coloca diariamente em contato com coisas que não conhecemos e o nosso DNA de compartilhamento, naturalmente, faz com que a gente conheça um pouco mais sobre esses novos mundos diariamente. Nossos capítulos, como são chamados os diferentes grupos de conhecimento da empresa, são incentivados constantemente a trocar conhecimento e aprendizados. Além disso, nossa autonomia nos permite tomar decisões para responder rápido às mudanças e assim garantir mais valor em nossas entregas continuamente — é o nosso jeito empírico, iterativo e incremental de fazer produtos e também de crescer.

Como bons consultores sabemos que esse ciclo não termina. Para estar à frente, nós temos que continuar buscando novas possibilidades, novos caminhos e, claro, novos erros. Quando a gente erra, a gente aprende. Não acreditamos em uma cultura punitiva, inclusive, tratamos da nossa cultura como um produto, sempre inspecionando, adaptando e também aprendendo — nossa cultura melhora a cada dia, pois se adequa ao que a gente realmente é e nos inspira para aquilo que queremos ser.

E o que queremos ser?
Nossa busca por ambientes mais saudáveis, colaborativos, com a maior diversidade de pessoas, para construir os melhores produtos digitais do Brasil e da América Latina é constante e desafiadora. E precisamos mais pessoas para encarar isso com a gente. A cada uma que chega, é uma nova oportunidade para nos tornarmos ainda melhores.

Você topa esse desafio?
Vamos aprender juntos.

Venha trabalhar com a gente! :)

Estamos sempre crescendo nossos times. Dê uma olhada em nosso site, conheça um pouco mais da Concrete e candidate-se a uma de nossas vagas: https://bit.ly/vamosaprenderjuntos

--

--

Iberê Borges
Accenture Digital Product Dev

Um designer que, após anos construindo produtos para empresas e usuários, fez da relação empresa e usuários o seu produto.