Como resolver qualquer problema em 2 semanas (ou como lançar um MVP)
Estávamos com um problema a ser resolvido e colocamos 2 semanas como tempo para solução
Para começo de conversa, é importante esclarecer que dificilmente você irá eliminar por completo um problema complexo com uma solução perfeita em apenas 2 semanas. Aqui iremos trazer pontos de como você pode solucionar algo de uma forma viável e rápida, a fim de evitar desperdício de tempo e energia, para então com os aprendizados coletados estar gradualmente apto a desenvolver uma solução que atenda as necessidades do cliente.
Tudo começa com a estruturação de MVP (Mínimo Produto Viável — explicado mais a baixo) e para construir um MVP não tem segredo! Basta ter claro o problema que precisa ser resolvido e definir as ações que você quer construir.
Além disso, para ajudar a evitar desperdício e entregar aos clientes a solução o quanto antes, vale combinar a criação de um MVP com os planejamento ágeis. O Time de Cultura Digital trabalha no ciclo de sprints, então colocamos numa sprint de 2 semanas o desenvolvimento do MVP. Já conhecíamos o cliente, pois fizemos a etapa da Design Thinking, mas ainda faltava uma solução concreta a ser desenvolvida.
Qual era o problema a ser resolvido?
Os nossos principais desafios hoje são:
• Como materializar cultura digital em ações práticas do dia dia?
• Como concentrar os conteúdos da cultura digital de uma forma que seja organizada, acessível e prática?
• Como construir uma rede de cultura digital entre os próprios colaboradores do SAS?
Para solucionar esses desafios começamos a desenvolver uma plataforma no Notion, pois a principio o aplicativo nos permitiria rodar um MVP.
O bebê nasceu e agora tem nome, HUG Digital!
Ps.: *HUG é um trocadilho do nome HUB(Rede de pessoas) e HUG(Abraço em inglês)
O HUG DIGITAL
Recentemente Lançamos o HUG Digital que é uma plataforma integradora em que reúne os principais conteúdos e publicações, serve como ponto de contato para o time, para construir comunidades, divulgar eventos e entre outras funções.
O Notion nos permite criar mil e uma funcionalidades, e ficamos ansiosos com tantas possibilidades, só que se decidíssemos desenvolver tudo que tínhamos em mente, apenas lançaríamos um produto depois de muito tempo.
O primordial foi definir qual a nossa prioridade no momento, e assim, desenvolver e colocar na rua um produto o mais rápido para possível para coletarmos insumos e assim começar o ciclo de melhoria contínua, ou melhor, o Ciclo Lean Startup (explicado a baixo).
O QUE É UM MVP?
Para definir MVP(Menor Produto Viável) recorro ao livro “Startup Enxuta” do Eric Ries, esse livro faz parte do DNA da cultura digital e foi fundamental na construção e lançamento do HUG que estamos contando.
O autor define MVP como:
O MVP é aquela versão do produto que permite uma volta completa do ciclo construir-medir-aprender, com o mínimo de esforço e o menor tempo de desenvolvimento”.
No nosso caso, para estruturar o Notion decidimos solucionar nesse primeiro momento “Como materializar cultura digital em ações do dia dia?”, então selecionamos os principais conteúdos e ferramentas que uma pessoa pode fazer hoje para se tornar digital.
Além disso, a cultura digital é composta por quatro compromissos (Paixão por pessoas, Testamos Hipóteses, Trabalhamos com Agilidade e Orientação a Dados) e cada compromisso é um campo gigantesco de conhecimento. Então ao invés de construir uma super plataforma completa com todo tipo de conteúdo para os quatro compromissos, priorizamos apenas um compromisso para o lançamento do MVP e ao decorrer dos dias ir iterando com conteúdo para os outros compromissos, como pode ser visto abaixo:
O CICLO LEAN STARTUP
Quero compartilhar um pouquinho dos principais aprendizados do livro do Ries, mesmo que possa ser uma parte mais teórica (mas desenhei para ajudar haha).
Para elaborar um produto ou serviço é importante termos em mente o ciclo proposto no livro, o ciclo é construir-medir-aprender e esses são os 3 passos fundamentais para garantir uma entrega de valor constante ao mesmo tempo que há melhoria contínua.
1 CONSTRUIR
Precisamos ter uma ideia de como podemos resolver o problema e construir uma hipótese de valor para isso. A partir disso construímos uma solução pensando em começar o ciclo de uma forma que evite desperdício de energia e tempo.
Ferramentas na etapa de construção: criação de personas, planejamento ágil, design thinking…
2 MEDIR
Lançamos o produto! Legal, estamos super animados nesse momento, mas não podemos esquecer do pensamento de melhoria continua. Então essa é a parte de coleta de dados, coletar tudo que conseguirmos para assim aprendermos do produto, dos clientes e de todo processo.
Ferramentas para essa etapa: pesquisa NPS, testes A/B, teste de usabilidade..
3 APRENDER
Nessa fase já conseguimos coletar dados e sabemos a principio se o produto está atendendo nossas expectativas, logo já temos insumos para pensar nos próximos passos. Além disso, não estamos num cenário tão incerto quanto era antes, pois conhecemos as funcionalidades que dão certo e as que precisamos pensar se vale a pena melhorar ou descartar nesse momento. Logo, recomeçar o ciclo
Ferramentas para essa etapa: 5 porquês, teste de hipóteses, product owner, design sprint…
Uma das formas de comemorar nosso 1 ano de Cultura Digital foi o HUG, queremos que assim a evolução digital se torne mais “fácil” e “do dia a dia” ao centralizarmos todos nosso serviços e conteúdos.
Ainda não temos certeza se esse é o caminho que iremos seguir sem mudar, mas vamos seguir construindo-medindo-aprendendo para que cada vez as soluções que estamos desenvolvendo resolvam os desafios que aparecerem.
Quer acessar o HUG? Clique aqui