Global Goals Jam Manaus 2018 | Project Virada Empreendedora

Equipe Virada Empreendedora GGJ Manaus 2018. A partir da esquerda: Cilene Gomes Sales e Fabíola Almeida, Guilherme Souza da Silva e Rosilane da Silva Carvalho

ABSTRACT

Global Goals Jam Manaus 2018 | Project Virada Empreendedora

This articles aims to present the steps taken by the group from the moment they meet each other, by willing to develop a solution to a common challenge: how might we create income alternatives for communities in situation of high social vulnerability? They highlight a few other challenges along their journey, especially when it comes to face something new, something different, something they are not used to. All this, also having to engage and work with people they haven’t met before. Through GGJ Manaus, they realize the importance of teamwork and, for this to happen, it is extremely important to have collaboration and contribution. To build on top of each other’s ideas, allowing everyone to express their point of view. For them, both the tools and mentoring assistance were crucial for reaching their goal. However, the field research was also a key factor, so they were able to identify the causes that lead people to live in such vulnerability. They also stressed that this phase helped them to understand how important is to listen to people, and to get to know their feelings and needs, and that their own opinion, could not be the same as the ones living that reality. They have come across people working just to survive, or even worst, people without any activity. Or even small business that were about to close. The ideation and prototyping phases helped them to identify common ideas, all leading to some key actions in order to find a solution for their challenge. It was important to provide knowledge and training to people, but also to encourage them to endeavor, seeking for a more autonomous economic life. Their goal was to provide opportunities for these people, so they could be protagonists of their own stories. The project consisted on creating open-free spaces within specific regions in the city that are more likely to have this background reality. It would work as a enterprising fair, in which the population would have access to contents and workshops that could help empowering them to improve their skills to become an successful entrepreneur.


O DESPERTAR


A motivação, surgiu com o interesse de participar do primeiro evento com idéias de transformação nas bases sociais 5 ODS desenhando 2030 realizado em Manaus -Am. Visualizando como uma oportunidade única de fazer parte de um processo que está com uma visão no futuro das próximas gerações. Conhecendo a equipe, escolher o desafio que nos despertou para a situação das pessoas com alta vulnerabilidade social. Iniciamos com uma ideia de transformação social, algo de impacto para essa parcela da sociedade.

Como poderíamos criar alternativas de renda para comunidades em alta vulnerabilidade social?

Iniciamos com um papel em branco com várias possibilidades e ideias a serem criadas, visualizando nossos objetivos no decorrer das informações disponibilizadas pela Equipe Organizadora do GGJ MANAUS 2018.

No decorrer dos dias as ideias foram se transformando e fazendo desse papel em branco um instrumento para criar alternativas de renda para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Momentos que foram de extrema importância para tomadas de decisões foram as mentorias realizadas pela equipe organizadora do GGJ Manaus/ 2018, nos direcionando para a fase do campo de pesquisa e para uma decisão objetiva e válida. Poderíamos nos adiantar com as nossas escolhas porém sem as ferramentas apresentadas seria quase impossível para a realização das etapas iniciais e finais do protótipo.

As ferramentas utilizadas para as fases de criação de protótipos , foram o tempo de tela, o mapa de stakeholders e o mapa de empatia. A pesquisa foi realizada para avaliar a vulnerabilidade das pessoas da comunidade da região leste de Manaus, o que possibilitou a escolha de alternativas para a população em situação de emergência. de alta vulnerabilidade social. Foi possível ver as vulnerabilidades no bairro visitado: segurança, desemprego, pessoas sem perspectiva de futuro, solidão, gravidez na adolescência, crianças e adolescentes em uma situação de drogadição, saúde debilitada e pessoas em situação de rua.

O que é que faz para as pessoas em situação de alta vulnerabilidade? Socioeconomia, situação, ponto de vista, maior e mais importante? O desenvolvimento é o uso desta edição não valoriza o real deste estudo, saiba o valor desta edição no valor real deste estudo. Nosso conhecimento agregado foi crucial para a escolha da alternativa ao nosso protótipo.

MÃO NA MASSA

Imagem da equipe: A partir da esquerda : Rosilane , Cilene, Paula ( Mentora), Fabíola e Guilherme Manaus-Am , 21 de Setembro de 2018.

CONEXÃO

Imagens durante o GGJ Manaus 2018. Mentores e equipe Virada Empreendedora.

CONEXÃO

No decorrer de nossas vidas passamos por situações em que não sabemos o que fazer, as vezes as respostas estão em outras pessoas e em suas vivências . Desafiador é o diferente, o desconhecido, no GGJ Manaus, fomos atores de um evento novo e nos conectamos com pessoas de opiniões diferentes que mudaram nossa forma de interagir. Aprendemos que não devemos centralizar as ações, que todos fazem parte do processo e todos precisam saber dos acontecimentos, que o coletivo a demanda do coletivo é mais importante que do individuo. Aprendemos que precisamos um dos outros mesmo se soubermos mais e que nosso conhecimento é para contribuir e não para impedir alguém de crescer. Frustração é lição, aprendemos que faz parte da vida mudar de direção. Equipe, parceria deve ser bem explicada para algumas pessoas que acreditam que estão tão cheias de si que não permitem que outras pessoas lhes conectem.

Conexão com outras pessoas é permitir outros pontos de vistas, outras experiências e contribuir para fazer algo para agregar valor e fortalecer vínculos para uma vida sem individualismo pensando no coletivo e nas gerações futuras é ter a experiências únicas e verdadeiras. O GGJ Manaus é uma ferramenta de conexão de pessoas e ideias visualizando o futuro.


BRAINSTORMING


O nesse processo iniciou-se o embate que nos levou para lados opostos, identificamos nossas particularidades em relação ao protótipo, também identificamos ideias em comum que nos possibilitou direcionarmos para a criação da Virada Empreendedora. Inicialmente como gerar renda de forma sustentável,para um grupo em situação de alta vulnerabilidade Social? Obtemos as seguintes respostas: Levar conhecimento, capacitar, incentivar a autonomia socieconômica, empreendedorismo. Tivemos dificuldade na comunicação assertiva e definição dos papéis para realizar atividades.

PAPEL X REALIDADE

Para o desenvolvimento da ideia a participação dos stakeholders é relevante para a implementação. Tivemos a dificuldade de identificar o público — alvo, uma vez que vulnerabilidade social,apresenta-se como uma baixa capacidade material,simbólica e comportamental, de famílias e pessoas,para enfrentar e superar os desafios com as quais de defrontam, o que dificulta o acesso à estrutura de oportunidades sociais,econômicas e culturais que provém do Estado,do mercado e da sociedade. Com base nesse contexto todos estamos em situação de vulnerabilidade, os que estão em alta vulnerabilidade social podem ser os que não têm acesso aos serviços públicos ou os que não têm acesso a cultura e também podem ter como desafio diário a sobrevivência. Para que fosse possível identificar chegamos em vários atores que estão á margem da sociedade.

O jovem desempregado que não encontra oportunidade para ser inserido ao mercado de trabalho, o Catador de materiais recicláveis e os empreendedores por necessidades. Inicialmente queremos inseri-los em nosso projeto com uma visão para o futuro e incentivando esses atores para serem protagonistas de suas histórias.

NO CAMPO DA REALIDADE

No campo da realidade, nos deparamos com pessoas empreendendo para sua sobrevivência e encontram dificuldades que lhes tornam mais vulneráveis. Pessoas vendendo nas ruas em local de insalubridade, mulheres com crianças pequenas no colo nas calçadas vendendo roupas usadas. Outro lado da moeda, pessoas com seus pequenos comércios e com pouca visibilidade comercial em que a mulher faz os serviços do seu pequeno negócio e também precisa cuidar de sua filha . Jovens nas ruas sem atividades que lhes tragam uma perspectiva de futuro. No relatos que nossa equipe coletou uma das entrevistadas deu sua opinião.

“ Gostaria de algo para os jovens, para saírem das ruas, esporte, arte…eles poderiam ficar mais tempo nas escolas tendo atividades” (D. Alba, Manaus-Am, 22 de setembro de 2018)

APRENDIZADO GERAL

GGJ Manaus 2018, semeando e multiplicando conhecimento e experiências, realizaram uma mistura que deu certo, pessoas de visão com pessoas engajadas para realizar impacto social na sociedade com tantas vulnerabilidades. As ferramentas foram fundamentais para termos foco nos objetivos alcançados. O desafio nos moveu para olharmos um futuro próximo, com menos pessoas em situação de vulnerabilidade e criando alternativas viáveis para alcançarmos as futuras gerações. Houve mudança de pensamento, houve ideias criativas e as transformações continuam com o caminhar direcionado para o futuro. Faríamos diferente, relataríamos antecipadamente para os organizadores, algum problema que viesse interferir no processo do trabalho e não centralizaria as decisões tomadas em uma pessoa.

Nossa ideia de alternativa de renda para pessoas com alta vulnerabilidade social, percorreu um caminho que chegou no empreendedorismo. Para realização de um evento inicialmente para alcançar as pessoas que estão em situação de alta vulnerabilidade, na comunidade que identificamos na Zona Leste de Manaus. Mapearemos espaços ociosos e públicos para a realização da Virada Empreendedora. Nessa fase os participantes serão informados das ações a serem desenvolvidas e como ocorrerá o processo de implementação. O impacto social é alcançado pela participação dos moradores da comunidade: Jovens desempregados, catadores de materiais recicláveis e empreendedores por necessidade.Transformar vidas através de ações que cause impacto social, econômico e ambiental, nosso trabalho apenas começou, temos muito caminho pela frente desenhando 2030.

Agradecemos a todos e todas que fizeram o Global Goals Jam/GGJ Manaus 2018. As mentorias, a motivação foi muito importante e acreditaram em cada participante!!

Article Authors: Cilene Gomes Sales, Fabíola Almeida, Guilherme Souza da Silva e Rosilane da Silva Carvalho.