10 dicas para facilitar o melhor Design Sprint da sua vida!

Thomas Mansūr
Dec 11, 2018 · 5 min read

Design Sprints não são intuitivos… Reunir um grupo de adultos por 4 dias em uma sala com canetinhas, post-its e quadros, para resolver problemas críticos de suas organizações parece uma visita ao jardim de infância.

Coloque música e snacks, e parece que estamos em um conto-de-fadas, onde projetos são divertidos e eficientes!

Divertidos e eficientes? No shit!

Bom, a boa notícia é que sim, projetos podem e devem ser divertidos e eficientes, e Design Sprints já se mostraram eficientes em uma diversidade de aplicações e indústrias. (acesse aqui um site só com estudos de caso!)

Dito isso, vou destacar alguns lembretes para que a semana de Sprint seja uma experiência inesquecível para todos!

1. Explique tudo antes de começar

Tudo fica mais fácil quando as pessoas sabem o que está por vir…
Explicar nas semanas anteriores o que é o Design Sprint através de vídeos ou artigos, e até mesmo incentivar que as pessoas leiam o livro (isso sim seria incrível!) faz com que todos cheguem alinhados com o que vai acontecer.

Na manhã do primeiro dia, faça um rápido overview da semana, e sempre explique todas as atividades antes de executá-las.

2. Trabalhe as expectativas do grupo

Além de explicar as atividades, trabalhe também com as emoções do grupo!
Seja aberto e sincero: “Bom, a atividade que faremos agora será cansativa, mas é muito importante para o processo” ou “Vai parecer que vamos tomar decisões mais rápido do que gostaríamos, mas é essencial para conseguirmos produzir um protótipo ao final da semana”.

O que importa é que as pessoas se sintam amparadas com as emoções ao longo da semana!

3. Capriche na sua Pesquisa!

Como facilitador do Sprint, certifique-se de separar, na semana anterior, exemplos excelentes de produtos/serviços para as atividades de Pesquisa Relâmpago!

O material que você apresentar deve inspirar os participantes à pesquisarem soluções de outras indústrias e ficarem atentos à soluções de conteúdo.

4. Não tente quebrar o gelo!

Como dito no início do artigo. A semana de Sprint é contra-intuitiva e causará incômodo/estranheza nos participantes de primeira viagem (a primeira manhã é a parte mais crítica!). Não se preocupe em se justificar, ou fazer piadinhas para descontrair a equipe! Confie no processo e aos poucos todos ganharão confiança…

5. Acompanhe a energia das pessoas

Esteja atento à discussões que não complementam muito o objetivo do Sprint e sempre lembre de fazer pausas de 90 em 90 minutos! Uma playlist instrumental tem efeitos melhores em longo prazo (do que pessoas cantando!), e snacks leves também ajudam à manter todos ativos e animados.

6. Seja enérgico!

A energia que você entra em um Sprint é essencial para ditar a reação dos participantes! Administre seu café, seja sempre confiante e bem-humorado com todos e com certeza a semana será muito mais produtiva.

7. Não tente ser o mais esperto

A posição de facilitador pode trazer um senso de ‘autoridade’, mas seu papel é garantir que o Sprint aconteça no tempo determinado, enquanto estimula cada participante à contribuir ao máximo com suas expertises, e isso já é uma responsabilidade muito grande!

Você não tem que ter as ideias mais brilhantes ou resolver todos os problemas. Você não é o omelete, você é a panela!

8. Certifique-se do comprometimento dos participantes

Se você está planejando um Sprint, certifique-se que todos realmente reservaram suas respectivas agendas! Ter participantes entrando e saindo do Sprint é extremamente prejudicial para o foco do grupo e para o alinhamento geral das ideias. Caso tenham participantes muito ocupados, planeje exatamente quando eles estarão presentes (principalmente na manhã do primeiro dia e no final do segundo!).

9. Reforce a política ‘sem tecnologia’!

Celulares e Laptops não podem ser aceitos em hipótese alguma! Se alguém realmente tiver que atender uma ligação importante, que seja rápido e fora do ambiente do Sprint.

Quando essa política é quebrada, o Sprint pode acabar muito mal.

10. Encoraje a equipe para produzir soluções relevantes!

A metodologia do Design Sprint foi criada para que equipes pudessem se arriscar mais no desenvolvimento de novas soluções. Encoraje as pessoas à proporem objetivos ambiciosos e profundos (sim, podemos ser um pouco românticos e quase utópicos aqui!) e ao mesmo tempo seja muito realista!

  • Nos Objetivos de Longo-Prazo pergunte: ‘O que motivou vocês à criarem essa empresa/projeto? Como vocês querem melhorar a vida das pessoas? Se formos super otimistas, como serão os resultados desse projeto daqui a 2 anos?’

No final das contas, queremos criar soluções que realmente melhorem as vidas das pessoas e transformem o mundo em um lugar melhor.

11. [Bônus!] Lidando com participantes ‘difíceis’

É comum lidarmos com participantes ‘descrentes’, teimosos, prolixos, ou simplesmente pessoas que tomam muito o tempo do grupo. Nesses casos, uma estratégia em 3 fases:

  • Fase 1: Anote as considerações da pessoas e siga em frente!

“Essa é uma ótima observação. Não temos tempo para aprofundar nela agora, mas podemos voltar depois…”

  • Fase 2: Deixe claro que o próprio processo irá cuidar dos problemas:

“Quando chegar o momento, você poderá votar nas soluções que achou melhor” ou “Você poderá levantar essas questões enquanto desenhar seu conceito”

  • Fase 3: Seja direto e discreto.

O objetivo nesse momento é encontrar uma oportunidade de conversar diretamente com a pessoa em um momento propício e dizer: “Eu preciso que você entenda que o mind-set do Sprint é de experimentar. Suas contribuições são muito valiosas e eu preciso que você confie no processo.”

That’s it! Seguindo essas pequenas dicas, seu Sprint será mais tranquilo, e terá grandes chances de ser mais eficiente e divertido!

Se você tiver dicas ou perguntas, compartilhe nos comentários! :)

Abraços e até a próxima!

Dinius — Design & Inovação

Somos uma agência especializada em Design Sprints que…

Dinius — Design & Inovação

Somos uma agência especializada em Design Sprints que PRODUZ conteúdo para se divertir, inspirar as pessoas e compartilhar tudo que aprendemos trabalhando com Design de Produtos e Serviços! Quer aprender como fazer produtos melhores, mais rápido? Cola com a gente!

Thomas Mansūr

Written by

CEO & Designer de Produtos na @diniusdesign

Dinius — Design & Inovação

Somos uma agência especializada em Design Sprints que PRODUZ conteúdo para se divertir, inspirar as pessoas e compartilhar tudo que aprendemos trabalhando com Design de Produtos e Serviços! Quer aprender como fazer produtos melhores, mais rápido? Cola com a gente!

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store