Marca: a interseção entre Pessoas e Tecnologias

Thomas Mansūr
Dinius — Design & Inovação
3 min readNov 13, 2018

--

Como os novos paradigmas do século XXI influenciam a sua empresa?

Introdução

Neste exato momento, enquanto você lê este artigo, milhares de empresas estão tentando se diferenciar no mercado e atingir o sucesso.

Nada é como antes. A era da informação impactou profundamente nossas vidas e o ritmo acelerado do século XXI apresenta um grande desafio para empresas atenderem às expectativas de toda uma nova geração de consumidores e colaboradores.

Enquanto navegam em um ambiente social, econômico e político muito dinâmicos e instáveis, empresas ainda têm que refinar continuamente seus processos, produtos e serviços, investindo em inovação, velocidade de produção, gerenciamento de risco e processos de trabalho cada vez mais eficientes.

Para aproveitar essas mudanças e transformá-las em crescimento, é essencial estabelecer uma marca forte, com propósito e valores. É através do contato com as marcas que as pessoas entendem profundamente o que as empresas fazem, e à partir daí se tornam consumidores, demonstram fidelidade e compartilham experiências.

Para sobreviver e prosperar no século XXI, as empresas devem se conectar profundamente com seus consumidores através de uma nova abordagem.

Propósito é o novo paradigma.

Com a chegada da Geração Y, os famosos Millenials, chegou também a demanda pelo senso de propósito e crescimento pessoal através da interação com as marcas.

Apenas empresas que visam construir relações transparentes de longo-prazo, com pilares de sustentabilidade, diversidade e acessibilidade estão despertando o interesse desses novos consumidores e também futuros colaboradores.

Segundo o relatório anual da Interbrand, 60% dos Millenials procuram por empregadores com um propósito bem definido [1] e 66% dos consumidores alegam que pagariam mais por produtos de empresas socialmente responsáveis [2];

Isso significa que a dimensão financeira deixou de ser a mais importante e marcas com um forte senso de propósito terão cada vez mais capacidade de atrair talentos para dentro e gerar atenção a sua volta, utilizando ferramentas de ponta para organizar e estimular esse crescimento.

Tecnologia é o novo veículo.

Estamos transitando de uma era de Comunicação Massiva para uma era de Comunicadores Massivos, onde cada consumidor tem o potencial de interagir diretamente com grandes marcas, interferindo no comportamento e posicionamento que elas adotam.

A tecnologia está se mostrando cada vez mais útil para aproximar empresas de seus consumidores e assim entender profundamente como eles se comportam e quais são seus verdadeiros valores, mas proximidade não é o suficiente.

Só uma marca com propósito claro consegue estimular engajamento genuíno de seus consumidores.

A capacidade de alcance exponencial da tecnologia só é eficaz quando uma marca cria experiências verdadeiramente humanas e significativas que podem se transformar futuramente em relações duradouras.

Marca é a nova conexão.

Sendo o ponto central de contato entre consumidores e colaboradores, empresas devem usar a tecnologia como meio de construção e consolidação de sua marca, tanto em suas dimensões internas quanto externas: fomentando o crescimento individual de cada colaborador enquanto fortalece sua cultura interna, e promovendo experiências profundas e significativas para os consumidores que compartilham dos mesmos valores e propósitos.

A marca deve ser a dimensão mais forte de uma empresa, porque é o ponto de união e humanização de cada estratégia, tecnologia e produto que a compõe, sempre de pessoas para pessoas.

--

--