Quando fazer um Design Sprint?

Thomas Mansūr
Oct 2, 2018 · 5 min read

Como você pode identificar se deve ou não usar Design Sprints para resolver seus problemas? Let’s find out…

Design Sprint é uma metodologia para resolução de problemas usada para alinhar equipes e responder perguntas difíceis rapidamente. Pela sua grande flexibilidade e duração fixa, é a metodologia mais indicada para sessões de inovação, desenho de soluções, prototipagem e teste com usuários, mas não deve ser usada em todos os casos!

O formato do Sprint é ideal para evitar burocracias de grandes empresas e alocar uma equipe para focar em um desafio, buscando respostas e não necessariamente entregáveis.

Após alguns anos no mercado, sua versatilidade já comprovou que tanto StartUps como grandes empresas se beneficiam da metodologia, então ao invés de perguntar se Design Sprints serão positivos para sua empresa, chegou a hora de entender: Quando eles serão mais eficazes?

Design Sprints são recomendados quando empresas precisam responder perguntas difíceis que irão dar segurança para investir no projeto que estão fazendo.

Tudo se resume em reduzir riscos

Como a principal entrega do Design Sprint são respostas (através do teste do protótipo com os usuários), o melhor momento para reunir uma equipe e fazer um Sprint é no início de um projeto de alto risco.

Esse risco pode ser definido como um investimento muito alto (proporcional à realidade financeira da empresa), uma exposição muito grande da marca ao público (em uma campanha de marketing, por exemplo) ou uma mudança muito drástica no produto/serviço (podendo causar uma recepção negativa dos usuários).

Se você está explorando novos mercados ou propondo mudanças radicais em mercados existentes, provavelmente o projeto tem muitas perguntas difíceis para serem respondidas e a direção ainda não está totalmente definida. (Isso significa que se você for um expert em um mercado estável, provavelmente não precisará de um Design Sprint para te dar segurança.)

Pesquisas nem sempre dão a confiança necessária para que decisões críticas sejam tomadas e Design Sprints podem complementar o material teórico agindo como um ‘workshop de validação e direcionamento’.

Dividir para conquistar

Design Sprints são muito bons para quebrar desafios em partes menores e resolver com mais objetividade cada etapa da experiência do usuário de um determinado produto ou serviço.

Isso diminui drasticamente a complexidade de um projeto e deixa mais fácil o estabelecimento de métricas de sucesso e a compreensão do comportamento de usuários em diferentes etapas da jornada dele.

Um outro detalhe importante é ter claro o que se deseja descobrir.
Pela duração de 4 dias, Design Sprints são mais indicados para validar como um determinado público-alvo irá reagir à sua ideia (se há desejo de usar o produto) e também qual seria a melhor maneira de desenhar essa experiência do usuário (usabilidade).
Porém, em 4 dias é muito difícil determinar a factibilidade de um produto, já que requer uma imersão maior por parte de desenvolvedores e/ou engenheiros para construir a tecnologia necessária.

Custo de Oportunidade

Toda vez que um projeto se inicia, ele tem um Custo de Oportunidade, ou seja, o risco de você investir tempo, dinheiro e profissionais, em uma idéia que pode dar errado, sem considerar outros caminhos/soluções.

Quando esse Custo de Oportunidade é muito baixo, significa que você domina a maioria das variáveis do projeto e entende que não há muito risco para alocar os seus recursos na sua idéia. Quando o Custo de Oportunidade é alto, significa que você não domina a maioria das variáveis do projeto, e que está ‘apostando no escuro’.

Exemplificando, se você tem uma idéia que custará 50x para ser desenvolvida, mas não tem certeza se ela terá sucesso, você pode perder 50x.
Se ao mesmo tempo pode fazer um Design Sprint para validar ela, por 10x, seu custo de oportunidade é alto, 40x (80% do valor total)!

Se o Sprint confirmar sua hipótese, você investirá com um retorno certo de 50x(-10x do investimento inicial para validar), tendo um saldo de 40x.

Se o Sprint negar sua hipótese, você acaba de salvar 40x (e todo o tempo que demoraria construindo uma idéia que daria errado).

Eu envolvi só os valores de desenvolvimento do projeto, porque só com eles Design Sprints já são estrategicamente indicados. Se considerarmos a margem de lucro, o Custo de Oportunidade fica ainda maior, deixando ainda mais clara a necessidade de validação e teste para investir na idéia!

Conclusão

Design Sprint é uma ótima ferramenta para que você dê um salto no futuro e vislumbre como os seus consumidores reagirão à sua ideia, antes de investir na operacionalização dela.

É o velho e bom, ‘errar rápido e errar barato’ (ou melhor, aprender rápido e aprender barato), para descobrir tudo que é necessários para ajustar a sua idéia e investir com segurança no sucesso dela!

That’s it! O que achou do artigo? :)
Sinta-se à vontade para deixar dúvidas, comentários e sugestões, e caso já tenha participado de algum Design Sprint compartilhe suas experiências!

Abraços e até a próxima!

Dinius — Design & Inovação

Somos uma agência especializada em Design Sprints que…

Dinius — Design & Inovação

Somos uma agência especializada em Design Sprints que PRODUZ conteúdo para se divertir, inspirar as pessoas e compartilhar tudo que aprendemos trabalhando com Design de Produtos e Serviços! Quer aprender como fazer produtos melhores, mais rápido? Cola com a gente!

Thomas Mansūr

Written by

CEO & Designer de Produtos na @diniusdesign

Dinius — Design & Inovação

Somos uma agência especializada em Design Sprints que PRODUZ conteúdo para se divertir, inspirar as pessoas e compartilhar tudo que aprendemos trabalhando com Design de Produtos e Serviços! Quer aprender como fazer produtos melhores, mais rápido? Cola com a gente!

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store