A era do mais do mesmo

Katia Delavequia
Dioramas Modernos
Published in
4 min readOct 18, 2021

acabou a criatividade e eu posso provar

Esta edição é um oferecimento Adele pague os direitos autorais do compositor do Martinho da Vila, sua safada.

Estava eu pensando cá com meus botões esses dias ao assistir o mais recente fenômeno da Netflix, Round 6: será que acabou a criatividade? Tudo já foi inventado? Creio que sim.

Digo isso porque a aclamada produção coreana se tornou a mais vista da plataforma até hoje. Foram 111 milhões de espectadores (eu duvido um pouco se estas 111 milhões viram até o fim, já ouvi dizer que a Netflix contabiliza a partir de um simples play na série), enfim… por um lado eu entendo, a série realmente te prende, tem seus méritos narrativos mas vamos combinar que a premissa não é nenhuma novidade e o grande plot twist no final é o mesmo de uma famosa franquia.

Copia mas faz diferente

Tudo o que vemos hoje tem aquele ‘hummm já vi isso antes’, música então nem se fale, poderia ficar aqui divagando sobre plágios e etc e talz.

Indo para o aspecto macro da coisa no quesito humanidade, diz aí quando foi a última grande inovação no mundo? A clonagem da ovelha Dolly? O acelerador de partículas? Levar bilionários ao espaço é inovação? Qual foi a última vez que algo realmente mudou a vida das pessoas? Tô pensando aqui.🤔

Muitos esperam até hoje os carros voadores mas estamos ganhando o quê?

tá puxado…

Mais uma prova de que a criatividade se esvaiu é o tanto de remake, reboot, spins off e afins. Após anos do fim, algumas produções estão de volta repaginadas e modernizadas. Vide Sex and the City, Dexter e CSI, tô reclamando? de jeito nenhum, só vem.

O que também explica o sucesso de criações de anos atrás continuarem a fazer sucesso hoje. Vide Seinfeld, o sitcom de 30 anos atrás tá bombando em pleno 2021.

Outra questão é o apelo marketeiro pra memória afetiva. Ah já que não tem nada de novo pra lançar mesmo, vamos relançar de outra maneira. O chiclete Bubballo foi um hit nos anos 80/90. O cheiro é algo que realmente te transporta, aí O Boticário que não é boba nem nada foi lá e deu um jeitinho de te lembrar dos belos tempos de infância. E quem não quer?

vai custar o preço de quantos chicletes?

Ideias ótimas pero no mucho, a humanidade não coopera:

Olha gente eu desisto. Não dá mais. Não há esperança. Como dizia Vanessa da Mata, acabou, boa sorte.

Trabalhamos com provas e evidências como me ensinou Gil Grisson

Em 2015 alguém teve a mesma indagação que eu e resolveu produzir um documentário sobre: Everything is a Remix. Kirby Fergunson fez um trabalho incrível de pesquisa mostrando que nada se cria, tudo se copia. Assista legendado 👇🏼

De 2015 até agora muita coisa aconteceu na cultura pop, então ele deu uma atualizada e lançou outro um mês atrás. Não tá legendado, mas vale a olhada mesmo assim.

Nostalgiaaaaa aqui me tens de regresso

Filmes que Marcam Época (Netflix, 2019, 3 temporadas)

Que delícia de documentário. Os filmes hit que influenciaram muito do que existe hoje e suas histórias de bastidores de acordo com os produtores, diretores, atores e mais envolvidos.

O maior fator em comum entre eles é terem enfrentado dificuldades a ponto de quase não acontecerem. É incrível saber por exemplo que Eric Stoltz começou a filmar De Volta para o Futuro, mas foi substituído por Michael J. Fox. Que Patrick Swayze e Jennifer Grey se odiavam e tiveram que formar o par romântico em Dirty Dancing (filme rejeitado 42 vezes pelos estúdios por ser feminino demais). Ou em Uma Linda Mulher que no roteiro inicial teria um final totalmente diferente.

Resumindo: sabe de nada inocente. É muito legal, principalmente pra quem é de área criativa, ver como as ideias saíram do papel e se tornaram realidade mesmo com tudo dando errado no início. A 3ª temporada acabou de chegar com as franquias de filmes de terror Sexta-Feira 13, Halloween, A Hora do Pesadelo, etc…

Curtiu? Deixe umas palminhas, comente aqui, ou me escreva no katiadelavequia@gmail.com. Também estou no Twitter como @katiadel. Até a próxima!

Assine a newsletter e receba quinzenalmente na sua caixa de e-mail! Só clicar abaixo ❤

--

--