Aberta a temporada de filmes de Natal 🎄

Katia Delavequia
Dioramas Modernos
Published in
4 min readNov 16, 2021

e sim, Duro de Matar Ă© o filme natalino definitivo

Ho ho ho!

Como todo final de ano, entĂŁo Ă© Natal bla bla bla, aquele clima forçadĂ­ssimo de harmonia e paz, porĂ©m hĂĄ algo que eu AMO (embora deteste a Ă©poca natalina) que sĂŁo os filmes de Natal. Sim, obras suprassumo da ĂĄgua com açĂșcar, clichĂȘs bem bobinhos, excelentes para completa alienação dos indivĂ­duos.

in christmas movies we trust

Comecei minha saga desse ano com o filme Um Match Surpresa, cujo nome original Ă© Love Hard que para minha surpresa, Ă© referĂȘncia a um famoso filme de Natal: Die Hard (Duro de Matar).

A personagem de Nina Dobrev insiste que Duro de Matar Ă© seu filme de Natal favorito, e essa questĂŁo Ă© debatida ao longo do filme. TambĂ©m hĂĄ referĂȘncias Ă  Simplesmente Amor (aquele com o Rodrigo Santoro, obrigatĂłrio nas listas de Natal).

Como essa newsletter Ă© baseada em referĂȘncias Ă  cultura pop, vim me debruçar no filme propriamente dito Duro de Matar (que assisto todo ano) para comentar o quĂŁo ridĂ­cula e linda essa obra de Natal Ă© e tambĂ©m com o objetivo que vocĂȘ tambĂ©m assista e assim entre na corrente tradicional anual de Natal. (pega a rima)

É um filme ruim porque Ă© absurdo e Ă© absurdo porque Ă© moderno demais pra 1988 e datado demais para os padrĂ”es de hoje em dia. Por isso virou uma pĂ©rola da cultura pop.

os prĂł arma pira

Se vocĂȘ nunca assistiu, Ă© a histĂłria de um policial nova iorquino — John McClane (Bruce Willis) que vai a Los Angeles reatar com a esposa (big boss numa empresa de investimentos) mas se envolve num roubo com refĂ©ns na festa de confraternização da firma dela na vĂ©spera de Natal.

Pensa: festa de confraternização da firma + roubo com refĂ©ns no famoso edifĂ­cio Nakatomi Plaza, ainda com andares em construção, super moderno, touch screen em 1988, dĂĄ vontade nĂ© Steve Jobs? É isso atĂ© o final do filme. Quanto pior melhor. Começa a celeuma.

o datena tĂĄ narrando tudo

Tensão no casal, afinal eles estão separados por causa do trabalho dela. Os bandidos entram no prédio liderados pelo vilão Severo Snape (HP references, trabalhamos). Coisa maravilhosa, tudo europeu, parecem os integrantes do Whitesnake.

bonde do Severo

Eles querem acesso ao cofre que contĂ©m açÔes no valor de $640 milhĂ”es de dols. Coisa pouca. Precisam do cĂłdigo e tentam quebrar com um especialista do bonde. Tipo hacker, mas ele tenta abrir o cofre com furadeiras
 Ă© esse naipe aĂ­ a palhaçada.

Mas e a polĂ­cia? Primeiro que os bandidos cortam as linhas telefĂŽnicas e nessa Ă©poca nĂŁo existia celular, mas a certa altura a polĂ­cia chega lĂĄ e amor, vocĂȘ nĂŁo tĂĄ ligado na incompetĂȘncia. Segue a desgraceira e detalhe: McClane passa o filme inteiro descalço tentando dar conta sozinho de uma gangue super bem armada. Tiro, porrada e bomba o tempo todo no espĂ­rito natalino.

Duro de Matar tem no Star+ (streaming que ninguém assina), porém då pra pegar na locadora. Vale a pena demais esse entretenimento.

Um streaming que serve demais no quesito filmes de Natal é a Netflix. Toda semana a partir de novembro ela traz um lançamento.

TambĂ©m abri uma thread no twitter com os lançamentos. Faço uma resenha curtinha pra ajudar na decisĂŁo da audiĂȘncia, mas se quiser sugestĂŁo de filmes de natal de todos os tempos, aqui vai uma thread bem boa:

Bom, termino por aqui minha contribuição a essa Ă©poca UÓ com muito amor no coração.

Curtiu? Deixe umas palminhas, comente aqui, ou me escreva no katiadelavequia@gmail.com. Também estou no Twitter como @katiadel. Até a próxima!

Assine a newsletter e receba quinzenalmente na sua caixa de e-mail! SĂł clicar abaixo ❀

--

--