Essa festa virou um enterro

Katia Delavequia
Dioramas Modernos
Published in
6 min readMar 18, 2020

texto esterilizado, pode ler

Que momento hein? Você imaginou? Pois é, nem eu. Hoje seria o dia pra gente comemorar 1 ano do lançamento dessa newsletter. Mas o cenário que vivemos é impossível comemorar qualquer coisa.

Porrannn…passou rápido. Consegui manter a regularidade de 2 edições por mês sem falhas! TÁ BOM PRA VOCÊ SÍNDROME DO IMPOSTOR?

O motivo de ser do Dioramas Modernos é se tornar um alívio pra dureza do dia a dia. No meio de tanta notícia ruim ser aquilo que vai te arrancar um sorrisinho. Ser um bate papo do tipo: mas menina você ficou sabendo? Falar das paranoias de todos nós com muito meme, gifs e pitadas de cultura pop.

Eu sou aquela pessoa que fala mais que a boca naturalmente então resolvi escrever pois é isso que me move todos os dias. A primeira foi disparada dia 11 de março de 2019. Até aqui foram 26 edições! Ahhh (suspiro) rs. E bora fazendo! Continuarei firme em minha missão de trazer informação com bom humor e dicas de coisinhas legais! Fiquem comigo, não desistam de mim!

Eu só posso agradecer. Obrigada universo, obrigada você e aos demais assinantes que me doam minutinhos preciosos do tempo de vocês quando abrem essa newsletter. E aos que lêem aqui no Medium. Obrigada mesmo!

Fica aqui registrado todo meu amor ♥️

The Outsider: O meme que representaria essa série seria a Nazaré Confusa, pois é assim que você se sente quando termina cada episódio. A história foi baseada no livro de Stephen King e sua mente perturbada. Então já se prepara pois é mistério, suspense, plot twist e a maestria das produções HBO. Lindeza.

Terry Maitland (Jason Bateman), treinador da liga infantil de baseball, é um dos homens mais queridos e respeitados da cidade em que vive. Mas, um dia, tudo muda quando ele é acusado de assassinar um menino de 11 anos. Adicione a isso uma força sobrenatural que leva um policial experiente (Ben Meldensohn) e um investigador heterodoxo a questionar tudo em que acreditam. Até você duvida do que tá vendo. É louco.

Tem a vibe de True Detectives e Sharp Objects. Pra quem gosta dessa atmosfera pesada e sombria de investigação criminal é um prato cheio. Não terminei ainda mas tô bem intrigada pra ver como o caso vai se esclarecer. Aproveita a quarentena e coloca na lista!

Só se fala disso! Não adianta, já tem umas semanas que o assunto é o Covid-19. No momento a situação é grave. O bicho tá pegando aqui no Brasil e o melhor a fazer é ficar em casa (quem pode, lógico) e seguir as normas de prevenção que a essa altura todo mundo tá careca de saber. Por isso reproduzo aqui as dicas da newsletter Interfaces pra quem vai fazer home office, que pode ser bem estranho pra quem não está acostumado. Meus comentários estão destacados em itálico.

👩🏻‍💻 Mini Guia Home Office 👨🏻‍💻

1. Crie e mantenha uma rotina. Acorde, tome um banho, faça café. Se vista como se fosse para a labuta (não precisa exagerar, só trocar de roupa, tirar o pijama, ajuda). Entra às 9h no escritório? Sente na frente do computador às 9h. Trabalhe normalmente. Tem uma hora de almoço? Siga seu horário e depois até o final do expediente.
(é isso mesmo, faça exatamente como faria se estivesse no trabalho. cumprir o horário é essencial senão vira bagunça. já a parte do pijama, confesso que já trabalhei de pijama sim rs, mas é melhor trocar de roupa)

2. Defina limites de horário (de novo, rotina). Você vai poupar tempo no trânsito, mas isso não significa trabalhar mais. Se sai às 19h do escritório, feche o notebook nesse horário e vá jantar, descansar/curtir a família/desestressar.
(a melhor coisa do home office é quando dá 18h, você já está na sua casa. é maravilhoso esse tempo ganho)

3. Busque lugares com boa luz, temperatura agradável e pouco barulho. Boa música e fones de ouvido ajudam bastante na produtividade. Evite beliscar o dia inteiro tomando bastante água — é quase irresistível assaltar a geladeira.
(o barulho externo é o único porém, pois aqui em casa às vezes o cachorro late, o vizinho fala alto, a criançada brinca na rua…enfim tem que aprender a abstrair)

4. Se você trabalha em time, é interessante manter chats de voz ou vídeo enquanto realiza algumas tarefas. O senso de estar trocando ideia com outro ser humano (que está fazendo as mesmas coisas que você) ajuda bastante em alguns casos.

5. Trabalhar em casa não significa estar disponível para atividades domésticas ou de lazer. Conversar com parceiros/filhos/parentes é essencial para estabelecer limites. Bônus se você tem bicho de estimação: vale dar uma pausa para abraçar o seu.
(é bom frisar isso pros amigos. mesmo trabalhando em casa, não é hora de manter longas conversas, pois isso distrai do que realmente importa: o foco nos jobs)

6. O contrário também é válido: estar em casa não significa estar disponível para o trabalho 24 horas por dia, 7 dias por semana. Nada de responder email às 23h pelo smartphone deitado na cama.
(eu sou bem chata com isso. trabalho é no horário de trabalho e ponto. senão ele te suga mesmo estando em casa)

7. A cama e o sofá são sempre muito atraentes. Mas não há meio melhor para não ser produtivo do que trabalhar longe de uma mesa com uma cadeira confortável.
(outro ponto positivo do home office: poder variar o lugar. eu prefiro ficar sentada na cadeira normal com a mesa. até porque se sentar na cama com o notebook no colo, o pescoço grita de dor depois e a coluna também)

8. Cuidado com o desejo de tirar aquela soneca após a hora do almoço.
(é melhor não dormir pois a preguiça depois é monstra. deixa pra dormir à noite)

9. Vale ler o excelente guia da Wired para o trabalho remoto sem enlouquecer e ficar de olho nas notícias sobre o Covid-19.

👓 Coronavírus, petróleo, circuit braker, dólar a 5 reais. O que está acontecendo? O blog do Nubank explica direitinho.

👨🏻‍💻 Essa matéria no The Guardian mostra como montar um espaço ergonômico pra trabalhar. Bem útil ultimamente né?

😷 Guia completo sobre o Coronavírus feito pelo O Globo em pdf. Bem didático e informativo. Bom saber pra rebater as notícias falsas.

📺 O site Observatório do Cinema divulgou uma lista cm 10 séries da Netflix pra maratonar na quarentena.

Por hoje é só! No ano que vem a gente celebra o 2º ano da newsletter! Espero que esse caos passe logo. Se chegou agora e quiser conferir as edições anteriores, vem aqui.

Fique bem, lave bastante as mãos, use álcool gel, cuide dos seus e até a próxima!

Deixe umas palminhas e se quiser receber Dioramas Modernos na sua caixa de email (sempre chega dias 1 e 15 de cada mês com margem de erro de 2 dias para mais rs) só assinar aqui 👇🏼 ❤

--

--