Leia este texto antes que o mundo acabe

Katia Delavequia
Dioramas Modernos
Published in
5 min readFeb 5, 2020

tá acabando sim e eu posso provar

Não sei se você percebeu mas o mundo tá acabando. Fico até atordoada de tanta coisa que aconteceu nos últimos dias. O ideal seria a gente entrar num bunker igual ao dos filmes e ficar lá esperando tudo passar, mas como não dá, bora seguir a vida né. Força aí, que tô segurando aqui e assim vamos.

eu conferindo as notícias: BERRO literalmente

Uma coisa muito boa da newsletter é no futuro servir como um arquivo. Vamos saber os fatos da época tal qual como um jornal de 1920 e perceber que sobrevivemos (ou não rs).

Pensa no caso do Coronavírus. Por enquanto tá apavorando geral, mas o mundo já passou por doenças e pestes que deixaram um rastro de morte e que hoje não existem mais. Claro que vai acontecer o mesmo com o coronatherhythmisthenight (desculpa, não resisti). Questão de tempo. Logo abaixa a poeira. Lembra da época do ebola?

O caso das chuvas em Minas Gerais. É triste demais, mas logo as pessoas vão enterrar seus mortos, vão reconstruir tudo. Parece uma certa frieza colocar dessa forma, mas é assim que acontece. A vida é assim. E o que nos resta? Seguir.

Se tem uma coisa que aprendi é que tudo, absolutamente tudo de ruim que possa estar acontecendo agora, não vai durar para sempre. É o clichê mais clichê que existe, porém em momentos assim é bom lembrar. VAI PASSAR. (fleabag feelings)

Como diz Guimarães Rosa:

“O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem”.

Então vamos falar de coisa boa Aracy? Falando em mundo acabar e talz me fez lembrar uma música linda do David Bowie, da trilha sonora do filme Labirinto, “As The World Falls Down”:

As the pain sweeps through

Makes no sense for you

Every thrill has gone

Wasn’t too much fun at all

But I’ll be there for you

As the world falls down

E caso você não tenha assistido ao filme, faça o favor. É mágico. Labirinto — A Magia do Tempo é de 1986. Uma pena não ter nos serviços de streaming. Mas tem pra alugar no YouTube (24,90).

Faz assim, dá play na música e pensa que vai ficar tudo bem ❤️

1917: Pensa num filmaço. Indicado a 10 Oscars, o filme dirigido por Sam Mendes usa uma técnica que faz parecer ser todo filmado em plano sequência (sem cortes). Para que o efeito funcionasse dramaticamente, foi necessário criar uma sensação de imersão, na qual a câmera se torna praticamente parte do filme, e vai acompanhando os dois soldados ingleses Schofield e Blake (o ator fez o Tommen de Game of Thrones).

Se passa na 1ª Guerra Mundial. A missão é entregar uma mensagem para impedir um ataque que seria um verdadeiro massacre, assim caso eles não concluam sua missão em tempo, 1600 soldados irão morrer, incluindo o próprio irmão de Blake.

O resultado é espetacular. Sério, assista no cinema e tenha A experiência. O avô do diretor contou essa história e foi a inspiração para o filme. E mano, você não respira por causa da tensão da guerra. Certeza que o Oscar de melhor filme vem. Corre que ainda está em cartaz.

Só se fala disso! O assunto do momento é o Coronavírus. Então, vou deixar aqui uma série documental de seis episódios — Pandemia (Netflix) que mostra os esforços de profissionais de saúde para evitar uma nova pandemia (epidemia de doença infecciosa que se espalha entre a população localizada em uma grande região geográfica) — como a da gripe espanhola, um século atrás, que matou milhões de pessoas em vários continentes.

O que está sendo feito para que novas enfermidades não se tornem vetores de uma catástrofe global? Pois é, o timing da Netflix é uma coisa louca. Poucos dias depois do lançamento da série (que pulava na minha cara na home do site), coincidiu com o pico do babado todo e o mundo viu o coronavírus matar cerca de 400 pessoas na China até agora e colocar cidades inteiras de quarentena e países em alerta.

E outra coisa louca é que no trailer o narrador fala: “Quando falamos de outra pandemia de gripe, não se trata de “se”, mas de “quando”. Lembrando que o coronavírus é um tipo de gripe, pois os sintomas iniciais se parecem com um resfriado.

Até o momento de postar este texto (05/02) o Brasil não teve nenhum caso confirmado, apenas alguns suspeitos.

Ao contrário do que sempre indico, essa série eu ainda não assisti, mas irei. É aquela velha história né. Eu vejo séries e filmes sobre zumbi, pois quando acontecer sei como me defender. VAI QUE NÉ AMADA.

🔬No site Saúde do Grupo Abril tem bastante informação sobre o Coronavírus. O que é, o que deixa de ser, sintomas e até um mapa em tempo real com os casos.

🎧 E o gerente do Radiohead ficou louco e liberou toda sua obra num tipo de biblioteca pública. Tem tudinho, álbuns, produtos, artes, clipes e raridades. Prato cheio para os fãs (eu incluída).

💰E este gráfico mostra as 25 famílias mais ricas do mundo e o que elas fazem. Na minha cabeça só passa essa frase: ‘como será ter tanto dinheiro assim?’. Talvez não saberei.

🎥 Se você ama a época do Oscar pra fazer maratona daquela montoeira de filme. Aqui vai um pdf de todos os indicados pra fazer checklist. A premiação vai ser já já dia 09 de fevereiro.

Bom, é isso, se cuidem ;*

Deixe umas palminhas e se quiser receber Dioramas Modernos na sua caixa de email (sempre chega dias 1 e 15 de cada mês com margem de erro de 2 dias para mais rs) só assinar aqui 👇🏼 ❤

--

--