O mundo (des)encantado da influência

Katia Delavequia
Dioramas Modernos
Published in
4 min readJul 15, 2021

🌵 Juliette existiu ou foi alucinação coletiva?

Oi, algum cacto online?

Tá, eu sei, meio cedo para perguntar se Juliette aconteceu ou foi alucinação coletiva, e daí eu quero é ver o oco e isso tá me afligindo, ou seja, preciso falar.

Algumas coisas surgem e tomam todos de assalto como um fenômeno incontestável. Como se um anjo caísse do céu (risos) e estivesse de braços abertos para os necessitados. A figura da qual estou falando é a mais recente vencedora do BBB. Sim, Juliette. Me causa receio citar o nome pois seu fandom é complicated.

cactos, não me levem a mal

A gente sabe que rola um interesse louco nas pessoas que participam do reality e sabemos também que o interesse murcha como uma planta que ficou muito tempo sem água. A gente esquece da maioria deles por que se tornam irrelevantes após o término do programa.

Pouquíssimos deles perduram e continuam na mídia. E quando isso acontece é por um motivo. Você sabe bem o porque a Grazi Massafera continua, a Sabrina Sato, quem mais? rs… isso gerou uma pergunta sincera:

Não pense que estou desmerecendo a ex-pobre. Não questiono se ela é merecedora e sim a razão por trás do sucesso dela. É como questionar o sucesso do tie dye, o do tênis com salto, do carro rebaixado. Por que as pessoas gostam disso? Não faz sentido na MINHA cabeça.

A pergunta de 1 milhão de dólares: por qual motivo algumas pessoas fazem sucesso HOJE?

Nos primórdios era assim

Quando não havia o termo “influenciador”, a palavra pra definir pessoas, digamos assim, desprovidas de grandes talentos era “personalidade da mídia”. Pode entrar Renata Banhara, Angela Bismark, Andressa Urach, Nana Gouveia, Geisy Arruda. E o interessante é que havia ironia nesse título. No termo usado hoje há uma certa “seriedade” que pode ser bem enganosa. É sem graça na verdade.

andressinha, essa sim, o mito

A questão do talento é bem diferente do que já foi. E tudo bem mudarem um pouco as coisas, sei lá né fico pensando daqui a 10 anos (se o mundo estiver aí) como vai ser. Parece que agora o negócio é fazer dancinha e falando nisso…

E o Instagram hein?

Vai virar TikTok oh meu deus quem poderá nos defender parem todas as máquinas. Esse é burburinho dos últimos dias.

o head do Instagram, Adam Mosseri, fez uma publicação em seus perfis nas redes sociais para compartilhar novidades sobre a plataforma e o novo rumo que o Instagram deve seguir. Segundo o executivo, o aplicativo não é mais uma plataforma de fotos e sim de entretenimento. “Nós não somos mais um app de compartilhamento de fotos. Em uma pesquisa, a primeira coisa que as pessoas dizem sobre como usam o Instagram, elas falam que é para entretenimento”

Foto? Nah, vamos ter que voltar para revelação de fotos e montar álbuns para mostrar pras visitas tal qual faziam os antigos sumérios.

AI QUE PREGUIÇA, sério. Que puta drama, todo mundo arrancando os cabelos pra se manter relevante. Até parece que antes de existir internet não se fazia comércio. Por isso que o mundo tá assim. Basta um gigante da tecnologia mandar, sai todo mundo fazendo.

Engaja senão não encaixa

Pensa comigo. Imagina o tio do cachorro quente tendo que fazer vídeo editadinho de dancinha pra ganhar like. Isso vai fazer ele vender mais? Provavelmente não, mas tem que estar ali ou será o fim. O mesmo com a cabeleireira, a manicure do bairro.

As grandes marcas não se abalam, pois têm a estrutura de produção profissional, mas o pequeno não. É incrível como é fácil virar refém das big techs. Triste, isso sim. Agora me dá licença que vou ali revelar meu filme 36 poses.

🚨 Breaking news

Eu já tinha fechado essa edição, mas ao me deparar com um tweet do STF, sim o Superior Tribunal Federal, tive que voltar pra adicionar a notícia:

Só me pergunto: o que está acontecendo aqui? REALLY????? JESUS ME LEVA AGORAAAAAAA

Se é bom a gente recomenda 🍿

louco e absurdo feelings

Três Estranhos Idênticos (2021) Netflix

Imagina você descobrir ter um irmão gêmeo, ou melhor, dois, que foram separados de você no nascimento. Este documentário conta a história desses 3 irmãos que se reencontram após 19 anos. Até aí já é inacreditável, porém os plot twists tornam tudo mais incrível. Eles se tornam celebridades.

Mas o que está por trás da separação deles é de assombrar. Vale muito a pena conferir. É mindblowing total.

Curtiu? Deixe umas palminhas, comente aqui, ou me escreva no katiadelavequia@gmail.com. Também estou no Twitter como @katiadel. Cuide-se e até a próxima!

Assine a newsletter e receba quinzenalmente na sua caixa de e-mail! Só clicar abaixo ❤

--

--