Olá, você tem um minutinho para ouvir um podcast?

Katia Delavequia
Dioramas Modernos
Published in
4 min readSep 9, 2019

podcast é o novo preto

2019 está sendo lindo. Já quero de cara, soltar isso aí no universo. Várias descobertas e novos hábitos. Um deles é adicionar os podcasts à rotina. O formato não é nenhuma novidade, mas eu só entrei nesse mundo no começo do ano devido ao Caso Evandro…aí quando me dei conta tinham 26337 outros podcasts adicionados.

Uma das coisas mais incríveis que está me ajudando a manter a concentração (bem difícil né, diga-se de passagem) é o fato de precisar da minha total atenção pra ouvir. No dia a dia, super consigo ser multi-tarefas e talz, como por exemplo, escrever e ouvir música ao mesmo tempo, ou ver TV enquanto faço pesquisa, mas no caso do podcast não dá, senão perco o foco e não faço nem uma coisa nem outra direito.

O formato tá tão em alta que a revista Veja SP dedicou sua edição de junho a eles. E na capa as responsáveis pelo podcast que eu mais amo — Mamilos.

A quantidade de conhecimento disponível e a quantidade de gente maravilhosa que você pode encontrar é infinita. Tudo ao seu dispor, basta escolher o tema que mais lhe agrade. Assuntos como nerdice, esporte, humor, auto-ajuda, empreendedorismo, política, sexo e por aí vai.

Tá, mas onde eu ouço, onde acho os mais legais? Pra quem ainda não entrou nessa e não sabe por onde começar, dá uma olhada nos mais bombados do Spotify.

Há também os agregadores. Você adiciona os que mais gosta e fica tudo bonitinho lá. Eu uso o Overcast. Aqui tem uma lista com os 10 melhores aplicativos. Só escolher um.

De tempos em tempos a comunicação dá uma girada loka e agora podcast é o novo preto. Então, bora aproveitar.

🎧 Projeto Humanos: Caso Evandro: Foi o que me fez amar o formato. Toda quarta-feira é o dia de conferir as implicações do desaparecimento e assassinato do menino Evandro Ramos Caetano de apenas 6 anos de idade. O caso ocorrido em 1992 em Guaratuba, uma cidade do Paraná, foi de grande repercussão nacional. Os acusados foram presos e julgados, porém há vários detalhes que levantaram dúvidas sobre o que realmente aconteceu. Os réus foram culpados mesmo? Ouça e tire suas próprias conclusões.

🎧 Mamilos: “Jornalismo de peito aberto” define o estilo do podcast que trata sobre os temas polêmicos da semana discutidos com inteligência, empatia, tolerância e bom humor. É como você se sentar com amigos pra conversar e ouvir suas posições. São apresentados diversos argumentos e visões para trazer maior compreensão sobre o tema. É enriquecedor. Recomendo muito.

🎧 Um Milkshake Chamado Wanda: Divertidíssimo, o podcast comenta as notícias, fofocas sobre o mundo do entretenimento e da cultura pop. Phelipe Cruz do papelpop.com, Samir Duarte e Marina Santa Helena comentam os acontecimentos mais legais do showbiz.

🎧 É Nóia Minha?: A roteirista, escritora e paranoica de plantão Camila Fremder (sigam ela no Instagram…ela é hilária!) divide com seus convidados — que muitas vezes acabam sendo tão noiados quanto ela — todas as maluquices que passam pela sua cabeça. Então, se você é do tipo que perde o sono com pensamentos absurdos, esse podcast com certeza é feito para você.

🎧 Cena do Crime: Sobre criminologia, traz especialistas para debaterem sobre os assassinatos mais importantes e falados no Brasil e no mundo. Pra quem gosta de conhecer como funciona a mente de um assassino ou serial killer, bem como as implicações de seus crimes, tem que conhecer esse podcast.

🎧 Boa Noite Internet: Comandando por Cris Dias, explica o mundo através de histórias interessantes e como define o próprio Cris: procurando por respostas. Bem legal.

Minhas indicações foram os que mais ouço no momento e representam um grão de areia no mar da podosfera de meu deus. O legal é ir aos poucos descobrindo coisas novas.

E aí? Já era podcastero? Conhece algum outro interessante? Me manda também.

Quer se inscrever nessa newsletter e recebê-la quinzenalmente na sua caixa de e-mail? Só clicar aqui.

--

--