Quando tudo acabar

Katia Delavequia
Dioramas Modernos
Published in
4 min readApr 1, 2021

mayday mayday

Hoje vejo como é complicado perguntar se tá tudo bem. É estranho, porque é automático a pessoa responder “tudo bem”, quando a gente vê que ao redor tá tudo desmoronando. Mesmo assim, espero que esteja bem na medida do possível.

Contextualizando:

até agora, 31 março, a Covid19 já matou 318 mil pessoas com média de 2.634 mortes por dia no Brasil. (dados: jhu csse covid-19 e cnn brasil)

Mais de um ano do início da pandemia, os ventos sopram cada vez mais fortes. Estamos sentindo a turbulência. Seguimos a passos largos ao encontro dos escombros. A pergunta a ser feita é: por que chegamos a esse ponto? A gente merece? É o acaso? Má sorte? Destino? Deus tá permitindo?

Previously on Lost: a culpa

melhor série já feita sim, discorde aí da sua casa

Em Lost* (Prime Video) há o embate entre dois personagens: Jack, defensor da ciência e o livre arbítrio e Locke representando o destino e a fé. Em certa altura (temporada 1, episódio 25, Êxodo) há o seguinte diálogo entre eles:

— Acho que é por isso que nem sempre vemos as coisas do mesmo modo, Jack, porque você é um homem da ciência.

— Sim. E você é o quê?

— Eu? Sou um homem de fé. Acha mesmo que tudo isso é um acidente? Que nós, um grupo de estranhos, sobrevivemos. Muitos de nós só com feridas superficiais. Acha que o avião caiu aqui por coincidência? Especialmente aqui. Fomos trazidos aqui com um propósito. Por uma razão. Todos nós. Cada um de nós foi trazido aqui por uma razão.

— Trazido aqui? E quem nos trouxe aqui, John?

— A ilha. A ilha nos trouxe aqui. Esse não é um lugar qualquer. Já viu isso, sei que viu… a ilha também te escolheu, Jack. É o destino.

(…)

Jack finaliza a conversa “eu não acredito em destino”

Corta pra realidade, cá estamos como os sobreviventes de um terrível acidente, numa ilha chamada Brasil, entre mortos e feridos, só recebendo notícia ruim, aguardando socorro, alguns como Locke, outros como Jack.

Se o final será satisfatório para todos, devemos esperar os próximos capítulos pra saber.

Agora, vem cá, QUE BURACO A GENTE TÁ… OLHA MEUS PARABÉNSSS PRO PLANEJAMENTO

*A história relata a queda do voo 815, da companhia aérea fictícia Oceanic Airlines, em uma ilha deserta, onde o grupo de passageiros enfrenta diversas adversidades para sobreviver. Aos poucos, esses sobreviventes descobrem que o local esconde segredos perigosos e muitos mistérios.

Se acomode na poltrona, liga a tv e vem assistir

Seaspiracy (Netflix)

Sabe aquela ideia que colocaram na nossa cabeça, que o problema da poluição nos mares era o canudinho de plástico e que comer só peixe é uma maneira de poupar outros animais do sofrimento e blá blá pesca sustentável? Então, esqueça, pois o buraco é bemmm mais embaixo.

Este documentário de 2021 trata do impacto ambiental da pesca. Dirigido e estrelado por Ali Tabrizi, um cineasta britânico apaixonado pela vida no oceano, mostra os danos que os humanos causam às espécies marinhas e a grande rede de corrupção global envolvida. Algumas cenas são bem difíceis de assistir. E mais uma vez você tem a certeza que o mal da humanidade se chama ser humano.

Pode parecer até exagerado, alarmante, mas é bom pra servir como alerta. Uma coisa é o pescador que sai com seu barquinho pra alimentar a família e se sustentar. Outra são as grandes corporações que exploram sem dó.

Links que valem o click

🖼 O Google permite que você possa ouvir as cores de quadros do Kandinsky: play a kandinsky. Bem legal!

📺 Já recomendei aqui The Expanse (vá ver), então, o site Valkirias fez um texto maravilhoso sobre as mulheres da série. Amor puro.

😷 Já faz parte da nossa rotina usar máscaras e ainda pairam dúvidas sobre a eficácia delas. Foi aí que uma galera criou o site PFF Para Todos para informar os benefícios das máscaras tipo PFF2. Além das informações, tem onde comprar com uma lista dos vendedores. Show.

Curtiu? Comenta aqui ou me escreva no katiadelavequia@gmail.com. Também estou no Twitter (@katiadel). Bjo, cuide-se e até a próxima! 😘

Deixe umas palminhas e se quiser assinar a newsletter e recebê-la quinzenalmente na sua caixa de e-mail, só clicar abaixo ❤

--

--