Se melhorar, estraga

Katia Delavequia
Dioramas Modernos
Published in
4 min readMar 2, 2022

o buraco parece não ter fundo

Quando criei a newsletter, o objetivo era ser descontraída e trazer um momentinho de alívio no meio do dia a dia colocando um sorrisinho no rosto do leitor. Entre memes, gifs e muita cultura pop, recomendar coisinhas legais que vejo por aí e lógico conversar sobre as últimas como se conversasse com um amigo.

MENINA VOCÊ VIU? TÁ SABENDO O BAPHÃO?

Nos últimos tempos virou um desafio porque tá difícil achar o alívio com tanta desgraça. E se não bastasse Bolsonaro, pandemia, economia cagada com inflação, juros e dólar altos, temos guerra.

Na verdade as guerras sempre continuaram acontecendo em nossos tempos (Iraque, Afeganistão…) a diferença é que a de agora, com a invasão da Rússia à Ucrânia está dando um sacode no mundo inteiro.

Em minha cabeça não faz sentido uma guerra por si só. Por mais que se ganhe, muito se perdeu, vidas se perderam, pessoas que são jogadas ao front enquanto seus mandantes descansam atrás de mesas de mármore protegidos num bunker qualquer.

O momento me resgatou da memória um diálogo incrível da série Fleabag cuja lucidez é impactante:

“Ouça, eu estava no avião outro dia e percebi, bem, digo, tenho desejado dizer isso em voz alta. As mulheres nascem com dor embutida.

É nosso destino físico. Cólicas, seios doloridos, parto, você sabe. Carregamos a dor dentro de nós durante nossas vidas. Homens não. Eles têm que procurar.

Inventam todos esses deuses e demônios e coisas só para que se sintam culpados pelas coisas, o que é algo que também fazemos por conta própria.

E então eles criam guerras para que possam sentir as coisas e para se tocarem, e quando não há guerras eles podem jogar rugby. E nós temos tudo acontecendo aqui dentro.

Nós temos dores em um ciclo por anos e anos e anos e então, quando você sente que está fazendo as pazes com tudo isso, o que acontece? A menopausa vem. A porra da menopausa vem e é a coisa mais maravilhosa do mundo!

E sim, todo o seu pavimento pélvico desmorona e você fica fodidamente gostosa e ninguém se importa, mas então você é livre. Não mais uma escrava, não mais uma máquina, com peças. Você é apenas uma pessoa nos negócios.”

“Oh, me disseram que é horrível.”

“É horrível, mas é magnífico. Algo para se ansiar.”

Falando em Fleabag, já assistiu? Não? Então toma aqui um textinho meu pra te convencer. A série de apenas duas temporadas tá no Prime Video.

O que mais pode acontecer? Melhor nem pensar. A gente segue a vida tentando se desviar dos respingos de merda que outros jogam no ventilador. =/

Looping eterno da vez 🎶

You need a lot of rage

To get by these days

You need a lot of faith

To reach the sun

I feel rage

I need faith

It’s not who I am

It’s just part of the masterplan

tô só o kendal roy

Este trecho da música Master Plan tem tudo a ver com essa edição e faz parte do novo disco da dupla Tears for Fears — The Tipping Point. É primeiro álbum de inéditas depois de 17 anos. Coisa linda que tá salvando os dias de merda.

Tenho profundo amor por eles, sem dúvidas é a minha banda favorita dos anos 80. Em um certo momento, a dupla se separou (Curt Smith seguiu solo, Roland Orzabal ficou com o nome) e agora decidiram lançar um álbum juntos novamente. Ainda bem!

🗣🗣🗣 PS: Dioramas Modernos fará 3 anos no próximo dia 11! ♥️🎉

Aqui me despeço, cuide-se e até a próxima ;)

Curtiu? Deixe umas palminhas, comente aqui, ou me escreva no katiadelavequia@gmail.com. Também estou no Twitter como @katiadel.

--

--