Teorias da conspiração

Katia Delavequia
Dioramas Modernos
Published in
6 min readSep 23, 2019

eu (des) acredito

Tudo bem por aí? Aqui tá pura paranoia e teoria como sempre e partindo do pressuposto de que se tá na internet é verdade, vamos dar aquela viajada pelas teorias da conspirações mais loucas que a mente humana foi capaz de produzir.

O que me motivou a escrever sobre o tema foi uma notícia sobre a Área 51: 1,5 milhões de pessoas confirmam presença em ‘invasão’ da Área 51, nos EUA.**

A Área 51, uma enorme base militar secreta no deserto de Nevada, esconderia dispositivos experimentais que foram desenvolvidos com ajuda extraterrestre. A teoria diz que, em 1947, uma espaçonave alienígena caiu perto da base e soldados americanos teriam recuperado o corpo de um dos E.T.s, junto com os restos da nave espacial. Eles teriam usado o que sobrou da estrutura para construir máquinas secretas.

Bom, essa história rola desde sempre, porém agora ganhou força por causa de um documentário da Netflix “Bob Lazar: Área 51 e Disco Voadores”. Mas quem é Bob Lazar na noite? Ele é físico e em 1989 afirmou que trabalhava em um setor da Área 51 chamado S-4. Nesse setor, ele testava tecnologia extraterrestre, como uma nave alienígena movida por antimatéria e uma substância misteriosa chamada “Elemento 115”, que gerava uma potente onda gravitacional. Lazar também revelou que o governo americano possui documentos descrevendo o envolvimento de aliens com humanos nos últimos 10 anos. Apesar de ter criado barulho considerável e ser basicamente o fundador da Área 51 como marco ufólogo, Bob jamais conseguiu provar suas acusações.

**Update: das milhares de pessoas que confirmaram presença na invasão, cerca de 100 apareceram (Naruto incluso) AUGE. Confira as fotos (risos)

Bom, a teoria da Área 51 tá em alta no momento, mas existem outras que é o puro suco do delírio ou não. E eu amo.

Paul McCartney morreu e um sósia está em seu lugar (Paul is Dead)

Sem dúvidas, minha teoria preferida. Paul teria morrido num acidente de carro em 9 de novembro de 1966 e como os Beatles estavam fazendo um mega sucesso, resolveram armar uma farsa com um sósia para continuar o trabalho da banda.

Mais tarde, os integrantes se sentiram culpados e maus com a situação e colocaram pistas da morte de Paul na capa dos discos e nas músicas do Beatles. Quer saber mais? Vem aqui. Há outros milhares de sites e vídeos sobre isso. É maravilhoso.

O disco do Pink Floyd — The Dark Side of the Moon sincroniza com o filme O Mágico de Oz

O que me impressiona é como alguém, um belo dia reparou nisso. Se você colocar o álbum para tocar no terceiro rugido do leão da MGM, vai ver que os cortes, as viradas, as entradas e saídas dos personagens, a tensão ou os momentos de calma combinam com as melodias e letras das músicas do disco. Como eu não vou fazer isso e nem você, aqui vai um vídeo (tem vários outros por aí) que confirma a teoria.

HAARP

A sigla para High Frequency Active Auroral Research Program (Programa de Investigação de Aurora Ativa de Alta Frequência) é um projeto financiado pela Força Aérea americana, a Marinha e a Universidade do Alasca com o propósito oficial de “entender, simular e controlar os processos ionosféricos que poderiam mudar o funcionamento das comunicações e sistemas de vigilância”. Até aí, ok, mas a teoria diz que os EUA usa esse projeto para gerar catástrofes climáticas de propósito. Sabe o furacão Katrina e o terremoto no Haiti em 2010? Então, tudo pra gerar um ambiente propício em que o governo possa manipular a mente coletiva para que algum ideal fosse defendido ou algum governo rival fosse atacado.

Os Illuminati

A Ordem dos Illuminati, cuja origem remonta a uma sociedade secreta de mesmo nome criada na Alemanha no fim do século 18 e que estaria integrada aos poderes políticos e econômicos, cujo objetivo final seria estabelecer uma nova ordem mundial através de um governo global. Resumindo: tudo de ruim que acontece no planeta seria culpa deles. Políticos como George W. Bush, Barack Obama ou magnatas como George Soros? Tudo Illuminati. Até o papa Francisco e a rainha Elizabeth 2ª já foram apontados como membros da ordem. Eles estariam infiltrados até na cultura pop.

Sabem a simbologia em vídeos da Beyoncé, Jay-Z, Lady Gaga e Katy Perry tais como pentagramas, pirâmides e o famoso “olho que tudo vê” que aparece nas cédulas de dólar é tudo o que? É tudo Illuminati. Nesse rolo pode jogar também a maçonaria. O negócio é tão doido que aqui tá bem explicado. Saiba mais aqui também. (espero eles jamais saberem sobre essa newsletter, se eu sumir, já sabem).

Voo MH370 da Malaysia Airlines

O babado aqui é bem louco pois continua um mistério até hoje. Ninguém sabe ninguém viu. Em 8 de março de 2014, a aeronave com 239 passageiros desapareceu enquanto sobrevoava o Oceano Índico. De acordo com o relatório oficial, cerca de quarenta minutos após a decolagem, a cabine do MH370 se despediu dos controladores de tráfego aéreo malaio e nunca entrou em contato com os vietnamitas como deveria ter feito. Ninguém enviou qualquer sinal de socorro e os marcadores de localização pararam de transmitir dados. Um radar militar detectou que, minutos depois disso, o avião desviou-se para a esquerda do seu caminho para Pequim, cruzou a Malásia e, deixando-a para trás, atravessou o Estreito de Malaca rumo ao Mar Andaman, no Sul da Birmânia. Apenas três pedaços dos destroços foram encontrados até hoje. A partir daí o caso virou um prato cheio para a conspiração: de suicídio do piloto, atentado terrorista, abdução por aliens, até passageiros suspeitos. Essa thread do twitter é sensacional.

Basta uma pesquisadinha marota no Google e ler milhares outras teorias da conspiração. Destaco ainda a de que o homem nunca pisou na Lua, a verdadeira causa da morte de Marilyn Monroe e o mistério do Triângulo das Bermudas.

Acho incrível a capacidade que algumas pessoas têm de fazer análises e montar uma história. Por mais absurda e fantasiosa que seja te faz pensar nas inúmeras possibilidades que talvez exista. Ou não. Aí que tá a magia de tudo. Contudo:

A narrativa quando bem construída se faz crível, porém não significa ser verdade.

Privacidade Hackeada (2019). Falando em teoria da conspiração, nada mais propício do que o documentário da Netflix sobre a treta Facebook x Cambridge Analítica. Fica clara a falsa liberdade que as pessoas têm de escolha, pois na verdade estão sendo manipuladas por gigantes da tecnologia. Dá uma tristeza viu. Citam até o Brasil.

Pra dar aquela leveza no nosso dia, recomendo o podcast da Laurinha Lero (@laurinhalero) “Respondendo em Voz Alta” onde ela responde perguntas dos ouvintes com muito humor e deboche. É apenas maravilhoso. Link Spotify. Link Google Podcasts. Ela é professora de Redação e também tem uma página aqui no Medium com artigos de filosofia e conteúdos sobre o ENEM. Ótimo para estudantes e quem escreve.

Bom, por hoje é só. Fique a vontade para comentar suas teorias da conspiração! Afinal é como diz o ditado:

“No creo en las brujas, pero que las hay, las hay”

Quer se inscrever nessa newsletter e recebê-la quinzenalmente na sua caixa de e-mail? Só clicar aqui.

--

--