Sobre a desigualdade

ISE Business School
Direção Financeira e Economia

--

Nos últimos meses assistimos a intensos debates políticos no país, motivados pela crise econômica que mexeu no bolso da maioria dos brasileiros. Dentre os muitos temas tratados, é recorrente ouvirmos falar do problema da desigualdade. Chama a atenção o fato de que, para a maioria das pessoas, quanto menor a desigualdade, melhor a situação geral. Acontece algo semelhante no tocante à discriminação, palavra que sempre aparece com uma conotação negativa, quando o mais correto seria matizar entre discriminação justa e injusta. Por exemplo, seria uma discriminação injusta rejeitar uma contratação para motorista de ônibus simplesmente por causa da cor de pele da pessoa, e seria uma discriminação justa recusar porque o candidato simplesmente não tem a habilitação correta exigida para este tipo de veículo.

Na mesma linha de raciocínio vem muito a calhar a distinção entre redução da desigualdade benigna e maligna feita pelo economista Branko Milanovic no livro Global Inequality, a New Approach for the Age of Globalization. Redução maligna seria por exemplo a provocada por uma epidemia, que, ao reduzir a população e consequentemente a mão de obra disponível, aumenta a renda diminuindo a desigualdade. Redução benigna seria aquela provocada, por exemplo, pela melhora na qualidade da educação da população.

Uma outra maneira de matizar o tema da desigualdade é pensar que comparações entre países pode ser muito enganadora. Países ricos podem ter desigualdade maior, mas no geral a população está numa situação econômico-financeira melhor do que a de países com baixa desigualdade, mas com todos muito pobres. Resumindo, cuidado quando ouvir a promessa de melhorar as condições de vida simplesmente acabando com a desigualdade, pois uma maneira de diminuir a desigualdade é empobrecer a todos ao mesmo tempo. Tendo em conta estas ideias podemos fazer uma discriminação justa entre as possíveis maneiras de reduzir as desigualdades.

Marcos Citeli, diretor do Departamento de Contabilidade do ISE Business School.

--

--

ISE Business School
Direção Financeira e Economia

Uma escola de negócios internacional focada no desenvolvimento de líderes que possam influenciar o mundo positivamente. | São Paulo, Brasil.