Conteúdo Digital: por que sua empresa deveria investir

Luiz Magalhães
Diretorio
Published in
3 min readOct 31, 2018

O Conteúdo Digital é o motor da internet. É basicamente toda a informação publicada por indivíduos, empresas ou marcas, disponíveis para download ou distribuição paga ou gratuita na web como notícias, posts, fotos, vídeos, áudio, animações e infográficos, que, em geral, são produzidos para entreter e informar, além de estimular e orientar o consumo.

De acordo com pesquisa recente da Global Web Index, nós, brasileiros, passamos cerca de quatro horas do dia navegando na web, acessando conteúdos digitais de todos os tipos de formatos.

Nessa mesma pesquisa, dados mostram que adolescentes chegam a passar mais de 27 horas por semana conectados a portais de notícias, redes sociais e jogos multiplataforma online.

Por que devo investir em Produção de Conteúdo Digital no meu negócio?

Nos dias de hoje, todos nós somos potenciais criadores de conteúdo digital. Com a integração dos smartphones às redes sociais, ficou cada vez mais fácil postar uma foto e disponibilizá-las para a seus contatos.

Os perfis profissionais de redes como Facebook, Instagram e LinkedIn trouxeram essa possibilidade também para as empresas. Mas como elas podem tirar proveito disso?

Cada vez mais empresas estão disputando a atenção dos consumidores na internet. Nesse cenário, fica cada dia mais difícil ser encontrado nos sites de buscas como o Google, por exemplo.

O ranqueamento nessas plataformas é essencial para o seu negócio, pois a maioria dos internautas não avança para a segunda página da pesquisa.

A estratégias de conteúdo digital podem aumentar as chances de ser encontrado em meio a tanto material disponível. A maior parte das pesquisas na internet surgem a partir de uma dúvida do usuário.

Dessa forma, ao produzir um conteúdo relevante e específico para o seu público, aumentam as chances de sua empresa ser encontrada em meio a milhões de buscas diárias.

Além disso, nas mídias sociais, o conteúdo digital de qualidade pode ajudar gerar interação com o público, aumentando o engajamento, que consiste basicamente no envolvimento, na interação e no relacionamento dos clientes ou potenciais clientes com a sua marca no ambiente digital.

Diferente da publicidade tradicional, as interações entre público e marcas podem ser facilmente mensuráveis através dos Indicadores-Chave de Desempenho, ou KPI’s, que contabilizam, além dos números de seguidores e curtidas de uma postagem, a quantidade de compartilhamentos, comentários e outras dados importantes na hora de vocês avaliar sua performance online.

O consultor Brian Haven, da companhia norte-americana Forrester, definiu o que seriam alguns dos principais indicadores do engajamento, que ele chamou de medidores de sentimentos:

  • Envolvimento: São indicadores relativos ao número de visitas ao site; à quantidade de tempo gasto em cada página; e da medição de cada página que foi aberta por cada usuário.
  • Interação​: Aqui são contabilizados os comentários, as solicitação de informações, os tópicos em fóruns, bem como as atividades que caracterizam iniciativa do usuário em solicitar contato com a marca.
  • Intimidade: Indicadores que têm o objetivo de quantificar o afeto de uma pessoa por uma marca. Através de análises interpretativas, busca-se qualificar opiniões e sentimentos em comentário ou mensagem dirigida à marca, nos canais de comunicação.
  • Influência: Indicadores que visam medir a capacidade de um cliente já fidelizado de influenciar um grupo a adquirir um serviço ou um produto.

Mas e a publicidade tradicional?

​À medida que a tecnologia avança, mais empresários optam por estratégias de produção de conteúdo digital para promover a marca e capturar a atenção dos usuários de internet.

Diferente da publicidade tradicional, o ambiente digital permite mensurar exatamente quantas pessoas sua campanha atingiu e se isso se reverteu positiva ou negativamente para a sua marca, em tempo-real.

​As ferramentas de Marketing Digital permitem também responder de maneira rápida a qualquer solicitação, ruído, ou até mesmo problemas relacionados ao consumo do serviço ou produto, através do mais diversos canais de comunicação.

Em vendas entre empresas (B2B), o conteúdo digital tem se mostra cada vez mais importante. Dados de pesquisas recentes apontam que 72% dos negócios entre empresas começam com uma análise dos canais de comunicação do fornecedor na internet.

--

--