Onde publicar prosa e poesia?

Alex Xavier
Discórdia
Published in
7 min readSep 28, 2017

Selecionamos 20 publicações literárias abertas a novos autores (atualizado, com outros 30 links!)

A um click dos leitores / Acervo pessoal

Alguns textos até podem renascer, se deixados de lado por um tempo, depois que o autor retoma o trabalho com uma visão menos cansada. Mas nem sempre vale a pena esquecer uma obra na gaveta. Uma boa forma de atingir leitores de fora do seu círculo de amizade e dar a cara a tapa é enviar para uma das muitas revistas literárias disponíveis no mundo virtual. Separamos algumas para cada escritor descobrir com quais se identifica.

A dica é dar preferência a inéditos e não sair oferecendo o mesmo conto, crônica ou poema para vários lugares. Nem todas estão constantemente abertas a receber material (siga-as para se informar sobre as chamadas periódicas). Em geral, há especificações de formato e tamanho desejados. Então, leia antes as normas de envio nas páginas indicadas. Analise também se a publicação online desclassificaria uma obra que você pretende enviar a um concurso ou edital, por exemplo. Depois de publicado, divulgue em suas redes sociais para alcançar mais gente. E siga a página do Discórdia no Facebook, pois costumamos avisar quando surge um edital interessante.

NOTA 1: Esta lista pode ser atualizada a qualquer momento (E FOI MESMO; VEJA NO FINAL). Publicações literárias morrem tão rápido quanto outras nascem. Fique à vontade para sugerir alterações ou a inclusão de veículos (de todo universo lusófono) abertos a escritores desconhecidos.

NOTA 2: Nossa pesquisa foi por publicações que não cobram taxas dos autores (uma ou outra até paga um cachê simbólico para os selecionados, mas é raro, pois são edições colaborativas, em geral, sem patrocínio ou incentivo público).

NOTA 3: Há muitas outras revistas literárias de prestígio, mas que não fazem seleções frequentes de autores desconhecidos. Todos adorariam, por exemplo, sair na tradicional Granta, que a partir de 2018, terá uma versão em Português unificada entre Brasil e Portugal, editada pela Tinta-da-China. Seus colaboradores, porém, não são escolhidos em uma seleção, mas convidados.

Dedicada à poesia, a revista eletrônica foi criada em 2010 pelo poeta potiguar Pedro Fernandes, do blog Letras in.verso e re.verso. Tem tiragem trimestral, com duas convocatórias anuais: uma entre 1º de fevereiro e 30 de abril e a outra entre 1º de agosto e 30 de outubro. Envie (mínimo de três poemas inéditos) para o email revistasetefaces@ymail.com.

Trimestral, está no ar desde 2015. O idealizador é o poeta alagoano Geovane Otavio Ursulino (Como num Inferno pra Marinheiros). Além de contos, poemas, crônicas e ensaios, há edições extraordinárias, como o livro original de um único autor ou coletâneas com temas específicos. Apesar de o ineditismo não ser uma exigência, a revista dá prioridade aos não publicados. Envie para o e-mail revista@alagunas.com.

Recém-lançada, a revista tem enfoque em arte e educação e pretende ser trimestral. A primeira edição está disponível aqui. Envie (especificações no Medium) contos, crônicas, poesias, artigos, fotos e ilustrações para o email rafael.caputo@gmail.com.

O escritor e poeta Wellington Souza começou, em 2010, um blog literário que levou à revista, publicando poemas, contos, crônicas, artigos, entrevistas e divulgandos concursos. Por sua vez, ela originou a editora de livros, em 2015. Para publicar na revista, hoje mensal, apenas pelo formulário no site.

Herdeira da antiga revista Amalgama, a publicação eletrônica de Teresina é editada pelos poetas Adriano Lobão Aragão e José Wanderson Lima Torres. Desde 2009, traz contos, crônicas, traduções, ensaios, fotografias, quadrinhos, entrevistas, resenhas e artigos científicos. Envie para os emails lobaoaragao@gmail.com ou wandersontorres@hotmail.com.

De 2006, é editada pelo baiano Fabrício Brandão e a mineira Leila Lopes de Andrade e tem produção mensal. Além de contos, poemas e ensaios, está aberta a resenhas de livros, peças de teatro, filmes e álbuns de música. Envios pelos emails diversosafins@gmail.com e revistadiversosafins@gmail.com.

Produzida por alunos do programa de Pós-Graduação em Escrita Criativa da PUC-RS, está na segunda edição. No corpo editorial, conta com escritores como Verônica Stigger, Altair Martins, Charles Kiefer, Amílcar Bettega, Paulo Henriques Britto, José Luiz Passos e Luiz Antonio de Assis Brasil. Em breve, devem convocar para a próxima revista. Mais informações pelo email contato@revistaescriva.com.

Começou em 2003 como um site pessoal e ganhou ares de revista dois anos depois. Quem edita é a poeta mineira Silvana Guimarães (uma das autoras do site Escritoras Suicidas). São aceitos poemas, contos, crônicas, trechos de romances, artigos, ensaios, resenhas, traduções, entrevistas e críticas literárias. Envie inéditos para os emails germina@germinaliteratura.com.br e germinaliteratura@germinaliteratura.com.br.

Os escritores Amanda Sorrentino, de São Paulo, e Jerome Knoxville, do Rio de Janeiro, coordenam postagens diárias, edições trimestrais, alguns especiais e lançamentos do selo independente. Fique atento a convocatórias extraordinárias e envie contos, poemas, crônicas e resenhas para o email editorgueto@gmail.com.

O segundo número da revista deve chegar em meados de outubro. Editada em São Paulo, ela foi criada pelos escritores André Balbo (Estórias Autênticas — Importunâncias do Engenho Alheio), Anna Brandão (O Universo Parou e Eu Continuei Rodando), Arthur Lungov (Luzes Fortes, Delírios Urbanos) e Lucas Verzola (São Paulo Depois de Horas). Fique de olho no Facebook deles para saber das chamadas para publicação de contos e poesias, além de trabalhos de artes visuais. Mais informações pelo email revistalavoura@gmail.com.

Lançada no início de 2017, a revista bimestral foi ideia da paulista Ana Rosenrot, escritora e produtora de cinema. Recebe contos e poesia, sem exigir exclusividade. Envie para os emails revistaliteralivre@yahoo.com e revistaliteralivre@gmail.com.

Apresentada em 2012, a publicação tem atualização diária, sendo que elas integram um volume anual. É voltada à poesia contemporânea. Como um blog comunitário, autores convidados são responsáveis pela própria publicação. Outros colaboradores podem mandar textos, que serão avaliados pelos editores. Envie para o email revistamallarmargens@gmail.com.

Professora mestre em linguística e teoria literária, a paraense Samantha Costa de Souza criou a revista em 2017. Trimestral, recebe contos e poesias, além de ensaios sobre literatura. Mais informações pelo email marinatambalo.revista@gmail.com.

Nascida em 2014, a revista eletrônica publica contos, poemas, traduções e ensaios. A última convocatória dos editores, o antropólogo Rafael Lasevitz e a doutoranda em literatura hispânica Raquel Parrine, fechou em fevereiro de 2017 e eles ainda não abriram uma nova. Mais informações pelo email raimundo@revistaraimundo.com.br.

Publicada no Brasil, em Portugal, em Cabo Verde e em Moçambique, a revista seleciona, além de contos e poesias, entrevistas, resenhas de livros, traduções e ensaios. Mas é necessário esperar pela convocação de novos autores para submeter textos — apenas pelo formulário da página.

A gaúcha Morgana Rech mora no Rio de Janeiro. A paulista Tânia Solano Ardito, em Porto. Juntas, as autoras produzem quinzenalmente um número da revista. Editados a cada meio ano como um único volume, os contos e poesias ganham uma versão impressa. Envie para o email contato.subversa@gmail.com.

Trimestral, é focada em fantasia e ficção científica, para público adulto e adolescente. Já está na 15ª edição e pode oferecer aos autores selecionados, como cachê, uma parte do lucro com publicidade. O envio de contos não pode ser por email, apenas pelo formulário do próprio site.

Em 2004, ex-alunos da tradicional oficina literária de Raimundo Carrero, em Recife, continuaram se reunindo para debater a escrita. Foram eles que, após dois anos, levaram essa publicação à internet. Hoje, com 12 números publicados, é um projeto financiado com recursos públicos do Funcultura (há cachê). Informe-se pelo email vacatussa@gmail.com.

Criada em 2003, a revista eletrônica quadrimestral publica poemas, contos, ensaios, traduções, entrevistas e trabalhos fotográficos e de artes visuais. O conselho editorial traz nomes como o cubano José Kozer (Íbis amarelo sobre fundo negro), o peruano Reynaldo Jiménez (um dos criadores da revista argentina Tsé-Tsé), o uruguaio Victor Sosa (tradutor de muitos poetas brasileiros para o espanhol), o angolano Abreu Paxe (A chave no repouso da porta) e o brasileiro Nelson de Oliveira (O Filho Crucificado). Envie textos inéditos para claudio.dan@gmail.com.

Mais uma publicação lançada em 2017, pretende ser mensal. Os editores são os escritores paulistas Tânia Souza e Junior Cazeri. Seleciona contos (incluindo microcontos), poesias, crônicas e, segundo sua apresentação, “obras mistas em gêneros e estilos”, desde que inéditos. Envie para o email contato.zzzumbido@gmail.com.

E no Medium?

Escritores também podem submeter seus textos a publicações específicas aqui do Medium, que funcionam como revistas constantemente atualizadas. Assim, chegam a mais leitores do que publicando apenas em seus perfis.

Para ficção e poesia, eis algumas sugestões:
Mulheres que Escrevem
Fazia Poesia
Fale com Elas
Inutensílio
Selo Povo
Criado Mudo
Impublicável

ATUALIZAÇÃO! (25–09–2020)

Como esse artigo continua sendo bastante lido, decidimos incluir algumas indicações de veículos que conhecemos depois de publicá-lo (ou que foram criados há pouco tempo). Não mexemos no texto original (que pode trazer algumas publicações já canceladas), mas deixamos aqui novos links para compensar (e pretendemos seguir atualizando). Fiquem à vontade para indicar outros nos comentários.

Torquato

Vício Velho

Ruído Manifesto

Acrobata

A Taverna

O Bule Cultural

Balbúrdia

Borboleta Azul — Borboletário

Jornal RelevO

Revista RIA (chamadas eventuais)

Avessa

Suprassuma

ano I: ensaio

Fantástika 451

Pensamentos Poéticos

Mafagafo

Poesia Primata

Eita!

Despacho

Pretérita

Sucuru

Garupa (chamadas eventuais)

Temporã

Alcateia

O coletivo Discórdia nasceu em janeiro de 2017, reunindo ex-alunos do Curso Livre de Preparação de Escritores (Clipe), da Casa das Rosas.

Siga-nos também no Facebook e no Instagram.

--

--

Alex Xavier
Discórdia

Jornalista e escritor. Mas queria ser escritor e jornalista. Autor dos livros O teatro da rotina e Não vai dar tempo (ambos da editora Patuá)