Miguel Rivera

Michel Luca
Disneyria_
Published in
4 min readNov 7, 2019

Personagem do filme Viva - A Vida É Uma Festa (Coco - 2017) - Disney-Pixar

“A música é minha língua e o mundo é minha família.” (Coco — 2017)

Miguel é um menino mexicano de 12 anos, muito alegre e determinado, que sonha em se tornar músico.
Sua determinação é tão grande, que o mesmo passa os dias ouvindo canções e admirando artistas.

Dante o companheiro de Miguel

Dentre estes, sua principal inspiração é o ator e músico Ernesto de La Cruz, e seu principal companheiro, é um cachorro muito alegre também, e meio desengonçado, chamado Dante.

Ernesto de La Cruz, é um músico que teria abandonado a família para se tornar cantor e Miguel desconfia que ele seja o seu trisavô.

Apesar do sonho, a família de Miguel, tradicional e dona de um comércio de sapatos, o proibi de se tornar músico (e de ouvir música) ou tocar seu tão amado violão, por razões pouco explicadas mas que vão de encontro com a trama da história. Mesmo assim, Miguel está convicto de seu sonho, e escondido das vistas da família, passa seus dias cantando e fantasiando com a realização deste.

Tudo irá mudar para o nosso personagem e justamente no feriado do Dias dos Mortos, o mais importante para sua família! Ocorre que Miguel sem querer descobre algo importante sobre Enersto de La Cruz, e que talvez explicasse seu desejo pela música. Animado conta à família, que não gosta nada dessa descoberta,e trata logo de acabar com sua animação! Miguel foge, desolado, vê que o único caminho seria participar de um concurso de músicos que ocorreria no mesmo dia, e provar seu talento a todos! Mas vê sua vida transformada, quando acidentalmente é transportado para a terra de los mortos!

“Ainda que eu tenha que viajar para longe, se lembre de mim.” (Coco — 2017)

Lá Miguel encontra Hector, um personagem carismático, porém triste, e com os dias contados. Ocorre que na terra dos mortos, para se continuar existindo, a sua família precisa se lembrar de você e parece que ninguém mais se lembra de Hector. A última esperança deste, era justamente a celebração do Dia dos Mortos, aonde as famílias, honram seus entes falecidos, lembrando-se deles e lhes prestando homenagens.

Hector, Miguel e Dante, então juntos, partem os três em uma jornada, para desvendar a real história da família de Miguel e ajudar Hector a continuar existindo.

“Às vezes, acho que sou amaldiçoado por causa de algo que aconteceu antes de eu nascer.” (Coco — 2017)

Curiosidades

A cidade de Miguel se chama Santa Cecília, que é a santa padroeira dos músicos.

É muito bacana notar o cuidado da Disney com a história. Este detalhe, não é dado na narrativa do filme e descobrimos a pouco tempo, através do livro Disney Who’s Who.

O feriado do Dia dos Mortos é uma celebração que existe também em outros países da América Central.

Além disso (segundo a Wikipedia), a UNESCO declarou a celebração como Patrimônio Imaterial da Humanidade

Inspirações

O personagem de Miguel, claramente nos inspira a buscar a realização de nossos sonhos, independente de adversidades, circunstâncias ou apoio (muito similar a história do Walt Disney).

Embora o tema sonho (e a realização deste), seja parte fundamental da proposta da Disney, Coco não se trata só de sonho. O filme nos propõe também, uma reflexão sobre a importância da família, principalmente sobre os que já se foram. O quanto os valores familiares são determinantes, passam de geração para geração, e o respeito que deve estar presente à sabedoria dos entes mais idosos.

Trabalha igualmente nossos preconceitos, nossa capacidade de escutar o outro(inclusive como membro de uma família), acreditar em seus sonhos, apoiá-lo e ama-lo da forma como é.

Muito obrigado pela aventura Miguel Rivera!

“Estamos juntos agora. É o que importa.” (Coco — 2017)

--

--

Michel Luca
Disneyria_

Desenvolvimento Pessoal, Desenvolvimento de Software e Inspirações. Acredito que o mundo ideal, se constrói, quando compartilhamos o saber!