quando as redes sociais substituírem totalmente as necessidades que os blogs atendem, eles perderam importância e sumirão da internet

A espera da nova revolução dos blogs

Com as novas tecnologias e sua variações, os blogs precisam sair e se revolucionar ou perecerem diante das novas formas de nos expressarmos na internet

Frank Wyllys Cabral Lira
3 min readMay 16, 2013

--

Os blogs foram o primeiro meio usado pelas pessoas para terem alguma voz na internet. Cumpriram bem esse papel no início dos anos 2000. Foi o que o Blogger fez para a internet e as pessoas e já servia como prenuncia de que possivelmente a internet poderia abrigar serviços de cunho social. E mais tarde foi o que aconteceu. A internet ganhou mais um termo para seu largo e crescente dicionário: redes sociais. Sites que tinham alguma importante variável social na base de seu funcionamento e propósito são assim chamados de forma geral. Google+, Twitter, Facebook, LinkedIn, Youtube… só para constar aqui os mais conhecidos nessa terra de ninguém.

Os blogs pararam no tempo. Ainda continuam usando o mesmo motor de funcionamento de suas origens. É preciso que haja uma mudança drástica para um futuro onde a internet será mais social.

Com novas formas de nos expressarmos na internet, os blogs estão perdendo cada vez mais importância social

Mas mesmo com o aparecimento desses sites, os blogs e suas principais plataformas continuam seguindo o mesmo motor de funcionamento de suas origens! O que aconteceu foi que, com o decorrer do tempo e com as novas tecnologias, os blogs foram se adaptando a elas. A área de blogs está passiva de criações e inovações. As mudanças na internet são rápidas e elas vem sendo cada vez mais inseridas no vasto conhecimento que temos da mesma. SEO, marketing de conteúdo, redes sociais e conhecimentos de linguagens de programação voltadas para a web. Todas elas evoluíram, mas os blogs em si não. Ainda colocamos um widget com nosso banner e um trecho de código html para que outros blogs divulguem-nos. Ainda usamos formulários de contato como uma forma fria de darmos um espaço para que os leitores de nossos blogs se comuniquem diretamente com seus editores. Os blogs ainda usam aquele formato de colocar todo o conteúdo que você quer divulgar em uma coluna de 640px. A novidade do momento é o design responsivo. Os blogs continuam os mesmos, mas estamos tendo de adaptá-los aos mais variados tipos de tela.

O mundo muda e continua mudando, mas os blogs não acompanharam isso

Para mim, o começo de uma mudança nos blogs seria a possibilidade de trabalharmos livremente nossos conteúdos. Para isso seria preciso que os mesmos adotassem o formato editorial. Mas para fazer com que um blog adote o formato editorial é preciso de conhecimentos avançados de programação. Somente uma parcela bem pequena de pessoas tem os requisitos perfeitos para poderem incluir o formato editorial em seus blogs: aqueles que gostam de produzir conteúdo e são desenvolvedores web. Porque digo que adotar o formato editorial seria o início, o primeiro passo rumo a uma nova forma de blogarmos na internet? Porque usando o formato editorial poderíamos usar das mesmas artimanhas que um jornal impresso usa. Poderíamos enriquecer ainda mais com conteúdo, dando vasão a criatividade imperar nesse momento. Quando temos em nossas mãos alguma funcionalidade ou ferramenta que nos possibilita criar ou inovar, nós assim fazemos.

O Medium é a forma concreta desse primeiro passo dado em direção a uma nova forma de blogarmos: uso de formato editorial e responsividade além de foco nas suas ideias textuais. É disso que a internet anda precisando nesse momento. Está na hora de uma revolução dos blogs.

———————————————————————————————

Gostou desse texto? O recomende e compartilhe com seus amigos pelas redes sociais! Aproveite e leia outro texto meu: Sobre a classe média (brasileira)

———————————————————————————————

Unlisted

--

--

Frank Wyllys Cabral Lira

Estudante de Licenciatura em Filosofia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Manaus — Amazonas, Brasil https://about.me/frankwcl