05 dicas para engajar consumidores nos seus apps

Luiz Eduardo
Divisio Brasil
Published in
5 min readMay 10, 2021

Engajar de forma efetiva os usuários é, hoje, uma das principais formas de determinar o sucesso do seu projeto. Na época antes da era digital que estamos, apenas a aquisição do usuário já significava muito e podia ser usado como principal métrica para medir a efetividade do aplicativo móvel, mas isso não acontece mais.

Hoje, apenas as taxas de download não dizem muita coisa, o que dita o sucesso de seu app é como você engaja e retém usuários. O mercado está muito mais competitivo que antes e, com isso, vêm os desafios que muitas empresas precisam superar para manter seus negócios.

Por isso, pensando em ajudar com esse problema, nós vamos falar de cinco táticas testadas para engajar e reter usuários de aplicativos. Lembre-se que o sucesso do seu projeto pode depender de mudanças, e nós da Divisio podemos ajudar.

Boa leitura!

O que é Engajamento e Retenção?

O engajamento pode ser visto como a maneira que os usuários ativos estão no app. As tendências de mercado descrevem que os usuários altamente envolvidos são aqueles que têm mais de 10 sessões por mês.

Esse conceito de engajamento está diretamente conectado ao de retenção, que significa manter os usuários ativos na sua base. Pode ser medida pela porcentagem de usuários que retornam ao aplicativo dentro de 3 meses após o primeiro uso.

Essas duas definições deixam claro a necessidade que uma empresa tem de se preocupar com o que seus usuários estão achando do seu projeto e como melhorá-lo para obter resultados ainda melhores.

Qual é a dificuldade em reter e engajar usuários de aplicativos?

Pode não parecer, mas obter experiências satisfatórias para seu app pode ser difícil.

Segundo a Quettra, um aplicativo para Android perde, em média, 77% dos usuários ativos em até três dias após a instalação. Após 30 dias esse número aumenta, chegando a 90% de queda, e em 90 dias, a perda de usuários pode chegar a 95%.

Investir em um app, e não ter resultados satisfatórios pode ser uma coisa ruim para seu negócio, além de ser frustrante. Mas, podemos te ajudar com esse problema e tornar as coisas mais simples com essas 5 dicas. Comece já a aplicar no seu plano de negócio para engajar e reter mais usuários para seu aplicativo.

1. Foque em um onboarding eficiente para o usuário no aplicativo

A experiência do usuário pode ditar o sucesso de seu projeto aqui. A dificuldade de entender seu aplicativo ou de como navegar nele é um problema que precisa ser resolvido, e os maiores obstáculos podem ser:

  • Muitos formulários para se inscrever;
  • Muitos campos de informações obrigatórias;
  • Recursos e funções difíceis de entender;
  • Muitos procedimentos para o download.

Quanto mais simples e fácil de usar, melhor será a experiência envolvida e, consequentemente, melhor será o engajamento. É só pensar: você gostaria de usar um aplicativo intuitivo e fácil, ou um que você mal consegue mexer e encontrar as funções certas?

As primeiras impressões são definitivas, assim como a experiência do usuário. Para corrigir esses problemas citados acima, você pode:

  • Facilitar os logins e a criação de conta ( etapas de inscrição menores, várias opções de registro, etc.);
  • Não sobrecarregar usuários com muitas informações do get-go. Ofereça passo a passos explicativos quando o usuário chegar em determinados pontos.
  • Ensine através da ação para expor os gestos/ações necessários na experiência do aplicativo.

2. Envie notificações push

Enviar notificações faz com que seus usuários lembrem que baixaram o app, e trazem muitos de volta a ativa. Esse recurso pode aumentar as sessões ativas em até 53%.

Não se esqueça que você está em uma competição com outros aplicativos e até mesmo por um espaço em um dispositivo móvel, toda estratégia deve ser avaliada.

Por meio de mensagens de segmentação baseados em dados comportamentais e preferências, as notificações push podem incentivar o uso do app. Assim, o aplicativo vai fornecer motivos para que o usuário volte a utilizar o app. Você também pode apostar em descontos ou promoções de um serviço/ produto.

3. Personalize a experiência do usuário no aplicativo

Ter algo personalizado é um grande ponto a seu favor. Além de gerar experiência única, mostra que você está interessado em agradar seus usuários e se preocupa com as necessidades deles. Isso aumenta a chance de ele se tornar um membro engajado e permanente. A experiência do usuário ajuda marcas a serem reconhecidas.

Procure sempre fazer pesquisas relevantes para conhecer seus usuários e dar a eles uma experiência personalizada. Gerar proximidade entre marca e consumidor é uma das premissas atuais. Uma boa dica é incluir o nome do usuário nas telas e nas mensagens, assim, gerando proximidade.

4. Impulsione seu app com benefícios para o usuário

Ao conhecer seu usuário bem, você pode pensar em criar “mimos” para eles. Dessa forma você estimula e incentiva o engajamento de forma efetiva. Seus usuários podem até chamar outras pessoas para instalar o app.

Te damos algumas ideias do que fazer:

  • Acesso exclusivo a conteúdos;
  • Cupons de desconto;
  • Promoções;
  • Atualizações em primeira mão;

Claro que tudo dependerá do seu aplicativo e qual funcionalidade ele tem. Se for um app que permite fazer compras, descontos podem ser uma boa ideia, e apps normais podem oferecer recompensas baseadas no uso. Avalie as melhores opções e coloque em prática para ver a diferença.

5. Mantenha o aplicativo sempre atualizado

Um app que não muda e não se inova certamente perderá a maioria de seus usuários. Para que isso não aconteça, atualize a experiência do aplicativo com novos recursos e conteúdo personalizado.

E, sempre se atente ao que seus usuários estão dizendo sobre o aplicativo, monitore e peça feedbacks. Saiba o que mudar, e porquê mudar. Dessa forma você consegue moldar seu app para que ele se atente as necessidades daqueles que o usam.

O engajamento e retenção de usuários vale muito mais que apenas a aquisição. Converter um usuário em cliente pode garantir o sucesso do seu projeto. Isso trará resultados futuros satisfatórios, além de usuários fiéis que já saberão as vantagens de baixar algo desenvolvido pela sua empresa, com isso você ficará sempre um passo à frente da concorrência. A Divisio sempre se preocupa com seus usuários e está sempre buscando estratégias para melhorar suas experiências, não perca tempo e comece também.

--

--

Luiz Eduardo
Divisio Brasil

CEO at Divisio. I work with inevitable people for a connected world.