Os desafios das mulheres na área da tecnologia e como inseri-las no mercado

Luiz Eduardo
Divisio Brasil
Published in
4 min readMay 14, 2021

As mulheres estão conquistando cada vez mais espaço no mercado de trabalho, e assumindo cargos de grande importância. A luta por igualdade não é de hoje, e é um assunto que está sempre em pauta. Por mais que muitas coisas estejam mudando, as mulheres ainda lidam com questões que prejudicam a conquista feminina, especialmente no meio profissional.

A falta de diversidade do gênero na área da tecnologia é um dos problemas enfrentados por várias mulheres. Porém, com os vários recursos que temos hoje, o mercado está se transformando, e as mulheres estão fazendo cada vez mais parte de empresas e compondo times que fazem a diferença, assim como na Divisio! A inserção feminina em cargos científicos está aumentando.

Mas, até que a luta termine, temos muito caminho pela frente. Por isso vamos falar de 4 grandes dificuldades que as mulheres enfrentam :

  • Preconceito no ambiente de trabalho: Muitos ainda enxergam as mulheres como mais frágeis e que precisam trabalhar 2x mais para atingir o objetivo desejado. Além disso, as promoções para mulheres são menos frequentes e os padrões aplicados são mais rígidos. Também pode acontecer de uma mulher que não segue o comportamento enxergado “normal” pelos homens, ser vista como desagradável, prejudicando sua imagem e autonomia na empresa.
  • Cultura brogrammer: Os estereótipos ainda vivem. E para um developer, a imagem “perfeita” ainda é aquela de um homem, onde não se inclui o público feminino no mundo de T.I. Muitos ainda têm dificuldade de aceitar mulheres na área da tecnologia.
  • Liderança feminina: Falando do Brasil, de acordo com um levantamento feito pela empresa TWIRL, 27% das empresas não têm nenhuma mulher atuando em um cargo de liderança. Com esses dados já podemos ver como o percentual é baixo e assustador.
  • Predominância masculina: Esse pode ser o mais claro de se ver. O público feminino representa apenas 15% dos matriculados em ciência da computação, no Brasil. Isso mostra que muitos times e equipes possuem apenas uma mulher, o que pode gerar uma série de dificuldades como: insegurança e medo, além de a deixá-las vulneráveis à comentários machistas.

Tudo isso já se inicia lá na faculdade. 79% das mulheres abandonam o curso por diversos motivos. A grande presença do público masculino pode tornar o ambiente hostil e acabar levando a desistência de muitas mulheres. E não podemos esquecer dos preconceitos arcaicos que ainda temos presente em nossa sociedade, como: o fato de mulheres engravidarem, ou terem filhos para cuidar. Vemos muitas poucas empresas que incentivam a contratação de mais mulheres no mercado de trabalho, e principalmente, no mundo da tecnologia.

O futuro das mulheres no mercado de TI

Empresas com uma cultura interna bem definida, como a Divisio, já estão um passo à frente e o gênero já não é mais um critério para a contratação. Por isso, os esforços e programas de inserção feminina no mercado de tecnologia já estão fazendo a diferença e gerando resultados.

Segundo um estudo realizado pela McKinsey & Company, of “Women in the Workplace 2019”, o crescimento de mulheres em cadeiras C-Level cresceu em 24%. Ainda não há dados para outras posições, mas já podemos ver um avanço significativo.

Falta ainda muito incentivo para que possamos mudar esse cenário. E, não basta apenas se posicionar como uma organização que deseja ser mais inclusiva, e não agir como uma. Por isso, nós trazemos algumas dicas para sua empresa:

  • Investir e trazer programas de incentivos específicos para mulheres;
  • Apostar em treinamento e desenvolvimento nas áreas de TI;
  • Reformular sua política de cargos e salários para as mulheres, deixando-as em condições de igualdade com os homens;
  • Tratar todas as mulheres e homens com justiça no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não discriminação;
  • Estabelecer liderança corporativa com base na igualdade de gênero;
  • Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa;

Seja uma empresa que apoie

As empresas que já estão percebendo a força do trabalho feminino estão colhendo os frutos rapidamente. O empoderamento feminino não é apenas ter privilégios, é conseguir que o público feminino seja visto por suas qualidades e esforços, promovendo a igualdade de gênero.

Se sua empresa começar a seguir as dicas dadas aqui, estará contribuindo diretamente com essa igualdade, além de se tornar uma companhia com uma cultura de invejar. Seja como a Divisio e aposte sem medo nos poderes que as mulheres podem e estão trazendo.

É mulher e quer entrar no mundo de TI, mas te faltam oportunidades? Entre em contato com a gente e mande seu currículo!

hello@divisio.tech

--

--

Luiz Eduardo
Divisio Brasil

CEO at Divisio. I work with inevitable people for a connected world.