Pegadinha da Volkswagen e a necessidade de reinventar sua empresa

Luiz Eduardo
Divisio Brasil
Published in
3 min readApr 13, 2021

Você ouviu falar da mudança de nome da Volkswagen? Achou que era real? Você provavelmente caiu em uma pegadinha de primeiro de abril. Mas, podemos tirar uma lição bem valiosa dessa pegadinha e até pensar se essa mudança não seria realmente necessária.

Foto de Julian Hochgesang

Este ano, no famoso dia da mentira, 1º de abril, uma pegadinha feita pela Volkswagen pegou todos de surpresa. Segundo alguns sites, a marca teria mudado seu nome para Voltswagen, para tentar reafirmar os investimentos na produção de carros elétricos. Para quem não sabe, a Volkswagen foi fundada em 1937 sendo uma empresa com alcance global. Mas, em 2003, com a fundação da Tesla, a indústria automobilística sofreu grande abalo. Em pouco tempo a Tesla já era a montadora mais valiosa do mundo.

Já sabemos que a mudança de nome foi falsa e apenas gerou fofocas por aí. Mas, será que não há uma lição por trás dessa pegadinha? Como muitos dizem, sempre há uma verdade atrás de uma mentirinha.

Nesse tempo de crise, é necessário pensar em novas maneiras de se manter intacto no mercado e se atentar as várias mudanças que estamos sofrendo. Não apenas a Volks, mas várias empresas estão perdendo seus lugares de prestígio por não se reinventarem em um momento como esse. Entenda as mudanças que vêm acontecendo no mercado com este artigo da Divisio.

Mudanças são sempre necessárias para acompanhar a concorrência e a tecnologia, mas muitas vezes também são um ponto-chave para atender aos clientes e conseguir abranger novos tipos de mercado. A reinvenção começa pela necessidade de encarar alguns fatos não tão bons para a empresa, como:

  • mais concorrentes apareceram;
  • o mercado está mudando;
  • sua base de clientes está se deteriorando;
  • a empresa já não está sendo orientada pela sua visão original etc.

Esses são alguns exemplos de motivos sólidos que apontam para a urgência de agir no sentido de realizar mudanças profundas em sua organização.

Para isso aqui vão algumas dicas para reinventar seu negócio de uma forma inteligente:

  1. Busque atender melhor o consumidor- Os clientes são os principais responsáveis pelo sucesso e pelos lucros do negócio, sempre os entenda e crie um bom relacionamento.
  2. Realize pesquisas de mercado- É preciso que os gerentes façam pesquisas de mercado para entender o contexto no qual a empresa está inserida. Saiba quem são seus maiores concorrentes e como se sobressair.
  3. Invista em um bom time de tecnologia- Ter um time qualificado em sua empresa aumenta as chances de sucesso para seu negócio. Saiba mais sobre a necessidade de um bom time com esse artigo da Divisio. Time de tecnologia: quanto custa e como montar um de forma simples
  4. Invista em ferramentas adequadas- Algumas empresas não precisam mudar o seu tipo de produto ou serviço, mas precisam realizar uma grande mudança, atualizando suas plataformas e meios de contato com o público para o digital.
  5. Crie atrativos para os clientes- É preciso que os gerentes criem atrativos para os consumidores para diferenciar seu negócio da concorrência. Crie promoções, condições especiais de pagamento, descontos especiais, entre outros.
  6. Saiba quando fazer a mudança- Decida o momento certo para realizar uma mudança. Sabemos que toda mudança possui riscos. Tenha insights e trace planos futuros para sua empresa.
  7. Entenda que tipo de mudança você precisa fazer- Você também precisa entender se sua empresa necessita de pequenas ou grandes mudanças. Avalie as competências da sua equipe e entender o que pode ou não ser aproveitado em um momento como esse.

Pense grande e não tenha medo de mudar. A ideia desse post é compartilhar algumas dicas rápidas a partir da pegadinha feita pela Volkswagen, mas, que podem abrir seus olhos. Invista sempre nos melhores profissionais para ter o melhor time e e prospere nesses novos tempos. As empresas devem abraçar a inovação!

--

--

Luiz Eduardo
Divisio Brasil

CEO at Divisio. I work with inevitable people for a connected world.