Rotina de um desenvolvedor e seus desafios: bate papo com Lucas Gomes do nosso time

Luiz Eduardo
Divisio Brasil
Published in
6 min readApr 29, 2021

“O que me motiva a trabalhar é poder usar meu conhecimento para fazer com que os projetos de outras pessoas seja possível, e que a experiência delas seja a melhor possível por conta do meu trabalho.” afirma Lucas Gomes, nosso desenvolvedor, sobre suas motivações para trabalhar.

Confira mais sobre esse bate papo inspirador!

1. Quais são as vantagens de trabalhar remotamente, sendo um desenvolvedor?

“Pra mim é a liberdade e poder aproveitar melhor o tempo. Trabalhando remotamente eu consigo aproveitar o tempo que eu gastaria para me deslocar até a empresa, para fazer alguma outra atividade, seja praticar algum exercício, estudar algo ou dormir um pouco mais.

Além disso, tem a questão de poder trabalhar de qualquer lugar, que possua uma boa conexão com a Internet, claro. Mais uma coisa que faz total diferença pra mim é ter o conforto de casa, poder pausar a qualquer momento pra dar atenção pros meus gatos, comer algo. Esses são pontos em que eu considero como grande diferenciais.”

2. Quais desafios você enfrenta diariamente e o que faz para resolvê-los?

“Hoje em dia, um dos maiores desafios que tenho trabalhando remotamente com clientes diferentes e, no meu caso, em uma língua diferente, é conciliar todos os projetos ao mesmo tempo e manter uma boa comunicação com eles. E com manter uma boa comunicação, me refiro a deixá-los cientes do que está sendo feito, dando algumas atualizações referentes às expectativas de entregas.

Isso é algo que estou tentando melhorar, pois a comunicação, mesmo que não seja remota, é um grande desafio. Muitas vezes pra conseguir enfrentar esses desafios eu acabo compartilhando algumas situações com colegas de trabalho, isso ajuda a chegar a um ponto de vista que talvez lidando com isso sozinho eu não teria.”

3. Como você organiza sua rotina em um dia de trabalho?

**“**Bom, acho que ter uma rotina mais volátil é uma das vantagens de trabalhar remotamente. Geralmente minha rotina varia de acordo com o quão ocupada está a semana por conta dos projetos em que estou trabalhando.

Considerando um cenário de calmaria, eu costumo reservar um horário antes de iniciar o trabalho para ir à academia e depois do trabalho para praticar outras atividades como Yoga e Krav Maga. Ao começar a trabalhar, a primeira hora eu reservo para responder mensagens, revisar código e/ou ajudar alguém que esteja com alguma dúvida. Claro que essas atividades também são feitas ao longo do dia, mas é um pouco mais comum ter mais delas nos primeiros horários. Ao longo do dia minha rotina é normal, resolver bugs, implementar novas features, ajudar a equipe no que for preciso, pausas pra comer e resolver mais alguns bugs.

Isso foi num cenário de calmaria, quando o cenário é um pouco mais caótico, eu acabo mudando o horário de ir à academia, deixo pra ir em algum outro horário ao longo do dia pra poder resolver algo que seja um pouco mais urgente antes.

Mas se alguém me pedir uma sugestão de rotina eu diria pra sempre dedicar um horário do seu dia pra sua saúde mental e física, é muito importante ter isso em dia, você se sente mais produtivo e mais disposto, sem contar que ter a saúde mental em dia na nossa área é de extrema importância.”

4. O que mais te motiva a trabalhar?

“Bom, todos sabem que quando se é dono de felinos, a motivação de trabalhar é pra poder comprar uma boa ração e brinquedos pra eles…

Brincadeiras à parte, o que me motiva a trabalhar é poder usar meu conhecimento para fazer com que os projetos de outras pessoas seja possível, e que a experiência delas seja a melhor possível por conta do meu trabalho. Além dessa relação com clientes e projetos, hoje em dia vejo que consigo impactar pessoas que estão começando na área também, seja dando alguma dica, ensinando algo novo, enfim, ajudando de alguma forma que eu gostaria que tivessem me ajudado quando eu estava começando também.

E claro, além desses pontos, existe a questão financeira, onde tento realizar meu trabalho da melhor forma possível para que eu consiga ser bem recompensado e consiga proporcionar uma vida confortável para os meus gatos, obviamente.”

5. Que tipo de projetos agradam mais você? E o que menos agradam?

“Gosto de trabalhar em projetos onde existe algo que eu nunca fiz, algo mais desafiador que exija que tenha que fazer alguma pesquisa pra poder conseguir implementar algo que tem no projeto. Não gosto de trabalhar em projetos monótonos, onde tenho que fazer a mesma coisa sempre, ao longo do tempo esse tipo de projeto causa muita insatisfação.”

6. Como a Divisio está ligada no seu crescimento profissional?

“Na Divisio eu consegui me desenvolver muito, eu diria que consegui, principalmente, melhorar as minhas soft skills. Consegui melhorar bastante minha comunicação, confiança e senso de responsabilidade. Isso claro que eu consegui com a ajuda da equipe, através da transparência que existe aqui dentro, todo tipo de dificuldade eu consegui conversar facilmente e ter todo o suporte possível. Acho que muito dessa evolução veio através das oportunidades que eu consegui aproveitar, oportunidades e dificuldades, consegui extrair bons aprendizados das dificuldades que surgiram.”

7. Fale sobre como se sente quando a entrega não atende com precisão o cliente e qual seu posicionamento. Lembra de algum exemplo que teria feito diferente?

“Num primeiro momento fico frustrado, mas depois tento entender o que não aconteceu como o esperado e a partir disso tentar evitar que na próxima entrega isso ocorra novamente. Isso já aconteceu algumas vezes e o fator principal que ocasionou nesse tipo de problema foi a falta de comunicação. Algumas vezes eu deixei de questionar, por achar que já tinha entendido o que o cliente queria, porém aprendi que por mais que possa existir uma dúvida que eu acredite que possa ser boba ou trivial, a melhor escolha é sempre questionar e deixar tudo muito claro. Muitas vezes é melhor deixar o implícito explícito do que se frustrar depois.”

8. Quais habilidades e tecnologias você tem interesse em aperfeiçoar?

“Com certeza preciso aperfeiçoar tudo que envolve teste- testes unitários, de integração, end to end, etc. Além de testes, ultimamente estou sentindo falta de entender um pouco mais de DevOps. Acho que num primeiro momento essas são as áreas que tenho mais interesse em melhorar e aprender.”

9. Como lida com desavenças na equipe? Você acha que trabalha melhor sozinho ou em equipe?

“Nunca tive desavença em nenhuma equipe que já trabalhei, já presenciei alguns casos e muitos deles foram causados por motivos triviais que poderiam ter sido resolvidas com uma simples conversa. Infelizmente o que acontece é que as pessoas estão mais interessadas no próprio ponto de vista, acho que pra ter uma equipe com um relacionamento saudável é preciso estar disposto e aberto a entender todos os lados, sem contar que ninguém é igual e por conta disso é preciso se moldar um pouco ao jeito de algumas pessoas pra poder ter acesso mais facilmente a elas.

Por sempre ter um bom relacionamento com as equipes onde trabalhei, nunca tive problemas com trabalho em equipe, mas claro que existe aquele momento onde eu só queria colocar meu fone e entrar na Matrix, mas mesmo assim, sem a equipe eu sou só mais um.”

10. Qual é o maior diferencial em trabalhar na Divisio?

“Acho que é não saber qual desafio vai surgir no dia seguinte e a liberdade de poder compartilhar as suas ideias e elas serem levadas em consideração são grandes diferenciais, além de sentir que a todo momento estamos tentando melhorar nossos processos, melhorar a cultura, entender o que se passa com cada um e tentar deixar um ambiente agradável pra todos, por mais difícil que isso possa ser.”

--

--

Luiz Eduardo
Divisio Brasil

CEO at Divisio. I work with inevitable people for a connected world.