Saiba a importância do reskilling e upskilling

Luiz Eduardo
Divisio Brasil
Published in
4 min readApr 20, 2021

Não é segredo que o mundo e o mercado de trabalho vêm passando por transformações em grande escala. Provavelmente 85% das profissões que vão existir no mundo, por volta de 2030, ainda não tenham sequer sido criadas, segundo o estudo Realizing 2030: A Divided Vision of the Future. Além disso, mais de 10% da força de trabalho global precisará mudar de rota em suas carreiras até o final da próxima década para não entrarem nas estatísticas de desemprego.

A era digital que estamos vivendo mostrou a importância de estar preparado para enfrentar desafios nunca antes imaginados. E por isso é necessário ****desenvolver as habilidades certas para lidar com o novo. Dito isso, os profissionais devem estar sempre buscando evoluir profissionalmente e, quando se trata desse assunto, reskilling ou upskilling podem ser os melhores caminhos.

Reskilling

O Reskilling é uma habilidade interligada com o conceito de lifelong learning, ou seja, o aprendizado contínuo. Significa “requalificação”, em português, e indica a necessidade de que profissionais busquem aprender novas habilidades de modo contínuo para que consigam acompanhar as várias e ágeis mudanças do mercado de trabalho.

Com o surgimento da era digital, novos conceitos, ferramentas e modelos de negócio surgem a todo momento. O reskilling pode ser visto como uma oportunidade de preencher as lacunas existentes no mercado. Além de desenvolver competências dos profissionais que podem ser melhor aproveitadas em áreas diferentes das quais eles atuam.

Esse método pode ser utilizado por profissionais que desejam mudar sua rota profissional ou ganhar versatilidade no trabalho.

Até mesmo a própria empresa pode identificar colaboradores que apresentam características para atuar melhor em outras funções e setores da organização.

Como começar:

  • Descubra com quais carreiras estão em crescimento e que você se identifica;
  • Converse com líderes da sua empresa para encontrar quais são as lacunas de profissionais e quais características são desejadas;
  • Mapeie suas habilidades atuais e quais skills você precisa desenvolver para ocupar uma nova posição e migrar de carreira;
  • Estabeleça uma rotina de aprendizado para se capacitar, converse com profissionais e busque cursos práticos para acelerar o processo.

Upskilling

O upskilling fala da importância de que os trabalhadores não se esqueçam de suas aptidões primordiais, ou seja, conhecimentos que já carregam consigo (sejam eles softskills ou hardskills), mas que precisam de upgrade. É preciso subir degraus dentro daquilo que já se sabe. Para chegar na liderança o aprendizado e desenvolvimento profissional devem ser contínuos.

Desta forma, o upskilling é o processo de aprimoramento das competências e conhecimentos que o profissional já possui na função que desempenha. O foco é desenvolver habilidades em que já se possui um certo domínio, para agregar valor para si mesmo, sua equipe e a empresa da qual faz parte.

As vantagens de investir no upskilling incluem a otimização do tempo gasto nas tarefas desempenhadas e maior qualidade nas entregas e visão mais analítica sobre os resultados.

Como inserir na sua rotina:

  • Identifique as habilidades que estão em falta na sua empresa ou que você vê oportunidades de se destacar;
  • Abuse do networking: converse com pessoas de outros lugares, explore eventos e meetups para se conectar com outros profissionais;
  • Busque tendências e novidades da área em que atua;
  • Invista em treinamentos práticos para desenvolver habilidades específicas em um curto espaço de tempo e aplicar os conhecimentos o mais rápido possível.

Das “soft skills” às “hard skills”

Na hora de dar treinamento aos seus funcionários, as empresas devem ser responsáveis tanto pelas chamadas habilidades duras (hard skills) como pelas habilidades suaves (soft skills).

As hard skills são as habilidades técnicas de um colaborador que lhe permitem desempenhar um trabalho determinado, como o manejo de determinados softwares. E as soft skills se referem à inteligência emocional, à capacidade de comunicação, à gestão da mudança e demais habilidades pessoais e interpessoais.

De acordo com o relatório *Towards a Reskilling Revolution* do World Economic Forum em 2019, entre as soft skills mais demandadas pelas empresas de hoje estão:

  • O pensamento crítico e inovador.
  • A aprendizagem ativa e as estratégias de aprendizagem.
  • A criatividade, originalidade e iniciativa.
  • A capacidade para resolver problemas complexos.
  • A liderança e a influência social.

No lado oposto, entre as soft skills cada vez menos demandadas por estarem prestes a se tornar robotizadas, estão:

  • A destreza manual e a precisão.
  • A capacidade de memória e a escuta ativa.
  • A gestão de recursos financeiros e materiais.
  • As habilidades matemáticas.
  • A coordenação e a gestão do tempo.

Atrair qualquer tipo de profissional é muito fácil, o difícil é encontrar verdadeiros talentos com fit cultural que se encaixe bem em sua empresa, e com as habilidades necessárias para as vagas da sua empresa. Reter pessoas que são acomodadas e não têm perspectiva de crescimento na carreira também não é muito desafiador, o difícil é reter profissionais de alto nível e que são cobiçados por outras empresas.

Conclusão

A empresa é uma das partes mais interessadas nas habilidades do futuro, pois ela precisa de funcionários que atendam às novas necessidades do mercado de trabalho. Há uma lacuna enorme a ser preenchida no mercado de trabalho em relação às novas perícias digitais. Ter iniciativa para buscar aprimoramento significa estar um passo à frente nas funções do futuro.

Tenha uma estratégia de educação digital, onde empresas podem ter em mãos recursos como: Trilhas de Desenvolvimento, Cursos Livres, entre outros recursos que deem ao colaborador a oportunidade de buscar o autodesenvolvimento.

Agora, você pode dar mais um passo e ver a tecnologia sendo usada na prática para trabalhar o Upskilling e Reskilling em sua empresa. E assim gerar melhores resultados em seu negócio.

--

--

Luiz Eduardo
Divisio Brasil

CEO at Divisio. I work with inevitable people for a connected world.