Veja as 5 tendências para a década nos negócios

Luiz Eduardo
Divisio Brasil
Published in
4 min readApr 23, 2021

Entender as tendências do mercado de trabalho e ter uma boa estratégia para colocá-las em prática pode ser um desafio e tanto para algumas empresas. Para ajudar nessa caminhada, pesquisas de novas tendências para este ano e os próximos estão a todo vapor.

A consultoria de estratégia e estudos de futuros Strategy and Futures Research Unit (SFRU) lançou, recentemente, um estudo que trás cinco pontos importantes para serem avaliados no mundo dos negócios, e que irão reconstruir comportamentos na próxima década.

A empresa SFRU ainda diz que os acontecimentos que estamos vivendo demonstram grandes desafios a serem enfrentados, e um deles é: reconstruir a década que se iniciou a partir de 2020 através de inovações mais sustentáveis, eficazes, úteis e humanizadas.

As novas tendências para o futuro

B2A

Após termos o B2B, B2C, B2B2C e outras abreviações vindas de business, teremos a chegada do B2A (Business to Algorithm), de acordo com a SFRU. Com isso, os outros acrônimos se tornarão atrasados. Este modelo representa as operações que envolvem a tomada de decisão de compra por parte de algoritmos contando com o consentimento do cliente.

O Spotify é um exemplo de B2A simples de analisar, já que conta com opções em que o usuário pode permitir que o aplicativo decida, de modo autônomo, o que o usuário irá ouvir.

A consultoria sugere que, caso as empresas queiram se manter relevantes em meio às gerações aceleradas do futuro, construir algoritmos de automação de decisões deve ser considerado.

Novos fluxos de trabalho

Tudo mudou em 2020 com a chegada da pandemia. Não só as vidas pessoais de todos mudaram, como a vida profissional também. Isso mostra que os planos de carreira precisam ser redesenhados para estarem de acordo com a nova economia e as mudanças de vidas recorrentes. Não se trata mais sobre quando iremos voltar ao normal, mas sim, como criar sistemas não-tradicionais para as carreiras.

Com a grande aceitação dos funcionários em relação ao home office, muitos **passarão a aceitar apenas trabalhos que dispõe desse benefício. Por isso, pensar em oferecer o benefício do trabalho remoto ou até mesmo híbrido é uma boa escolha para sua empresa e seus colaboradores.

O estudo também aponta que o aumento da expectativa de vida requer uma remodelagem dos estágios de carreira para se adaptarem a profissionais que se aposentam cada vez mais tarde.

“O plano de carreira tradicional ainda terá grande influência. Mas milhões irão abraçar ― e monetizar ― novas visões de trabalho como criatividade, cuidado e conexão humana”, afirma a SFRU.

Bens públicos

As empresas devem se tornar cada vez mais transparentes em relação a suas operações, métodos, processos, recursos e valores. Isso ficou claro com a tendência dos nativos ecológicos, compostos pelas gerações Z e Millennials mais novos, esse grupo cresceu sabendo muito sobre a crise climática mundial e carregam consigo uma visão de sustentabilidade e eco ansiedade.

Por isso, para gerar identificação por parte de seus usuários, as empresas podem trazer à tona a antiga estratégia “Coca-Cola” de mistérios e tornar suas informações cada vez mais públicas. A cultura interna da empresa é o que domina a marca, se tornando cada vez mais importante e requisitada.

Persona virtual

Com o surgimento acelerado dos mundos virtuais simulados, como videogames, realidade aumentada e realidade virtual, temos o surgimento de uma nova persona: a persona virtual.

Em abril de 2020, o jogo Fortnite transmitiu um show ao vivo do rapper Travis Scott em um avatar virtual dentro do mundo do jogo, e foi acompanhado por nove milhões de jogadores, que puderam interagir no cenário do espetáculo como se estivessem em um festival real.

As pessoas vem buscando cada vez mais o contato com o mundo virtual em busca de fazer novas amizades, criar relações e dar vida a personagens. Sendo assim, esses jogos e mundo virtual se torna uma válvula de escape muito utilizada.

Sustentabilidade como serviço

A sigla SaaS passará de Software as a Service para Sustainability as a Service, ou seja, sustentabilidade como serviço. Os consumidores estão cada vez mais em busca de marcas que se preocupam com a sustentabilidade e deixam isso claro como preocupação.

Cabe aos inovadores e empreendedores da nova economia encontrarem saídas sustentáveis cada vez mais funcionais, que façam sentido para a vida das gerações atuais e futuras. A sustentabilidade se tornou uma necessidade comercial agora.

Conclusão

Estar sempre informado sobre essas tendências torna o crescimento de sua empresa mais simples. Fazer pesquisas sobre o mercado de trabalho e planejar estratégias eficazes fará com que sua empresa continue forte mesmo em tempos de crise. Trabalhar com inovação e tecnologia, é a melhor saída. Seja uma empresa para que os funcionários desejam trabalhar, e veja os resultados positivos.

--

--

Luiz Eduardo
Divisio Brasil

CEO at Divisio. I work with inevitable people for a connected world.