Photo by Jonathan Francisca on Unsplash

Eu não sou uma dona de casa (e não vejo problema nisso)

Bruna Coelho
{do meu caderno de campo}
1 min readAug 5, 2020

--

“Suas filhas não são donas de casa porque você não lhe ensinou” disse meu avô.

Minha mãe sabiamente respondeu, “o senhor não está lá para ver como as criei”. E realmente não estava.

Então, ele certamente não sabe o quanto fomos cobradas por louças e casa arrumada todos os dias, o quanto o trabalho doméstico foi motivo de reclamação enquanto crescíamos.

Ele não tem ideia. E menos ainda sobre os lugares que acessamos e por meio do qual percebemos que ser mulher não é ser dona de casa. Dona de casa é apenas uma das dimensões que perpassa o ser mulher. Não é o que nos define enquanto mulheres.

É um grande problema para ele o fato de nossa rotina diária não incluir fogões, vassouras e roupas lavadas todos os dias. Cá entre nós, eu sei que não é só para ele…

Não, eu não sou uma dona de casa e não me preocupo em ser uma. ( Mas, então, eu pergunto: o que é ser uma dona de casa? Talvez eu até seja uma e nem saiba!).

--

--

Bruna Coelho
{do meu caderno de campo}

Sou carne, osso, pele e gordura | Sou sonhos, desejos, medo e ternura.