Sam Javanrouh

Pensar é muito mainstream


Prefiro abstrair. Ou então, te provocar.

Raramente encontramos homens que voluntariamente se dedicam a pensar duro, sólido. Há uma busca quase universal para respostas fáceis e soluções simplórias. Nada dói mais em algumas pessoas do que ter que pensar.
Martin Luther King Jr.

Pensar é deixar a ignorância de lado e partir em direção ao campo das ideias.

A começar pela Internet que tem ocupado um bom espaço num paradoxo moderno que vivemos hoje. Por um lado, portas se abrem para muitos expressarem suas ideias e encontrar informações pertinentes sobre qualquer assunto. Por outro, se torna uma fonte de informação irrelevante onde muitas pessoas tem caído em seguir a ideologia de poucos.

O pensamento, por sua vez, parece ter caído na comodidade e esquecimento em meio a shares, likes e retweets.

O mesmo acontece com o sistema educacional. A maioria dos tutores simplesmente se tornaram disparadores e replicadores da informação ao invés de ensinar os alunos a como pensar e, por conseguinte, aprender. Está se formando uma sociedade de não-pensadores que caminham para sucumbir à ignorância que por sua vez, tende a ser o caminho mais fácil.

Os caminhos que as pessoas traçam para encontrar a solução para um problema, esperar para entender ou tomar uma decisão, isso pode ser considerado o pensar. Na essência, é buscar encontrar seu significado mais profundo. Não é simplesmente sobre fatos, números e conhecimento propriamente. Novas ideias vão brotar do exercício de pensar.

O conhecimento e os fatos não irão criar novas ideias ou encontrar soluções para questões latentes. O pensamento criativo é encarregado disso. Ele está mergulhado entre a informação para encontrar o que funciona e o que não funciona. Pensar, muitas vezes requer filtrar e errar para encontrar um caminho. E, no entanto, isso não está na superfície para ser descoberto.

O livre exercício do pensamento permeia todas as áreas da vida, não somente no universo criativo. Não importa se você é um bombeiro em um resgate de incêndio ou um cientista trabalhando numa próxima grande descoberta. Pensar ajuda a evitar erros na decisão. Aprender a como pensar pode ser feito por qualquer pessoa. Isso é tão duradouro quanto como elas estão abertas para isso.

Quais são os processos daqueles que não pensam?


A maioria tende a deixar seus egos ficarem no caminho.

Eles dizem, por exemplo: “você está falando merda, eu sei mais do que você sabe e nem vou perder tempo com isso”.

Claramente se entregam ao jogo da culpa. Se não gostam de algo, simplesmente não comentam. Não engajam. Optam por deixar o espiral do silêncio preencher essa lacuna de resposta.

Generalização é outra área onde a ignorância desempenha seu papel de forma ilustre. Quando nós estereotipamos uma pessoa pela sua raça, histórico educacional, país de origem, idade, sexo, tudo o que estamos fazendo é dialogar com a ignorância. E, mais uma vez, isso não é pensar.

E então, o que pode ser feito para se colocar no caminho do pensar?


A primeira coisa talvez é olhar para o ponto de vista dos outros. Isso pode levar as pessoas para longe da ignorância e colocá-las em um patamar superior. Ler livros e outras informações em áreas que não se está habituado idem. Isso vai ajudar a expandir o pensamento e a consciência a partir de diferentes perspectivas.

Conversar com pessoas de outras culturas e grupos socioeconômicos contribui para uma absorção adicional. Poupe um pouco a mentalidade de pensamento em grupo ou massa.

Enquanto a conformidade tem seu lado bom, também tem suas desvantagens. Aprender a ser um indivíduo demanda esforço. Escrever os próprios pensamentos, vai permitir o aprendizado sobre significados e significantes. Não basta escrever apenas sobre conhecimento, mas como se sente em relação a ele. Expressar dessa forma ajuda a criar consciência sobre si mesmo.

A maioria das pessoas nem mesmo se dão conta de quem são. Simplesmente deixam os outros ditarem isso por elas.

Mude dessa auto-expressão de escrever, mude e passe a escrever para os outros, escrever artigos, escrever num blog ou enviar uma resposta a este texto.

O mundo está ensinando todos os dias e, mesmo que os anos ensinem aquilo que os dias jamais souberam, se torne ao menos um eterno aprendiz da vida e de você mesmo hoje.