11 curiosidades sobre o Operário-PR

Marcos Barcelos
Jul 20, 2017 · 5 min read

Neste fim de semana, vimos que a Desportiva Ferroviária foi eliminada do Brasileirão Série D 2017. O Operário-PR venceu as duas partidas contra a equipe grená e segue em frente na competição, enfrentando outro capixaba: o Espírito Santo FC, que eliminou o Boavista-RJ. Coincidentemente, o Santão também fez bonito e venceu seus dois jogos na segunda fase.

A partida de ida entre Santão e Operário-PR vai acontecer no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, neste sábado, 22 de julho, às 16h.

Vamos conhecer melhor o Operário? Separamos 11 curiosidades sobre a história e o retrospecto dos paranaenses este ano. Vamos lá:

  1. Origem Ferroviária
Imagem: Operário/Site Oficial

Assim como a Desportiva, o Operário-PR tem suas origens no meio ferroviário. Em 1912, o clube surgiu após reuniões de trabalhadores das ferrovias entre os estados de Paraná e Santa Catarina, que batiam aquela bolinha nos momentos de folga. Há quem diga que a sua criação se deu por meio de fusão entre times, versão esta já desmentida pelos próprios fundadores.

Em 1914, os membros do clube estabeleceram uma data para comemorar o aniversário do alvinegro. E não poderia ser mais simbólica se tratando de uma instituição operária: 1º de maio de 1912, justamente no Dia do Trabalho.

2. Um dos primeiros clubes a aceitar negros no elenco

Já vimos no texto 11 curiosidades sobre o Bangu-RJ que o alvirrubro de Moça Bonita foi o primeiro clube a aceitar negros no elenco, contribuindo assim para a popularização do esporte. O Operário-PR não foi o pioneiro, mas está no topo da lista de times que foram quebrando esse paradigma.

Alberto Scarpin, um dos primeiros membros do clube paranaense, foi o autor da ideia da camisa alvinegra. Segundo Abel Ricci, companheiro de Alberto no Operário, “trata-se de uma homenagem às raças branca e negra, que sempre terão vez em nossa agremiação”. Vale ressaltar que em 1912, ano de fundação do Operário, completava-se 24 anos da promulgação da Lei Áurea.

3. Temporada invicta

“Fantasma” é o apelido do clube de Ponta Grossa. O motivo é bem simples: a mídia paranaense se encantou com a garra do time contra os gigantes do Estado, que ficavam bem assustados. E com toda essa energia, o Operário terminou a sua primeira temporada regular, em 1914, de forma invicta. Por conta da invencibilidade, a equipe foi aclamada Campeã Ponta-Grossense.

4. Principais conquistas

Foto: Giuliano Gomes/PR Press

O Operário é uma grande potência fora da capital do Paraná. Foi 16 vezes campeão do Interior, campeão da Zona Sul, tem 14 vice-campeonatos estaduais, além de dois títulos da segunda divisão, em 1916 e 1969, por exemplo.

Mas as maiores conquistas do clube vieram nos últimos dois anos. Em 2015, o Operário desbancou os favoritos Atlético-PR, Paraná e o Coritiba na final, com direito a um 3 a 0 em pleno Couto Pereira, conquistando o seu único estadual da primeira divisão. No ano seguinte, foi rebaixado no Paranaense, mas levou a Copa FPF no segundo semestre, derrotando o Andraus de Campo Largo.

5. Ídolos

Foto: OGol

Do título da Zona Sul Paranaense de 1961, há de se destacar grandes nomes como o goleiro Arlindo, que defendeu também o Grêmio-RS e o Corinthians-SP, o meia Leocádio, ex-Coritiba, e o zagueiro Ribamar, que atuou também no Flamengo-RJ, São Paulo e Palmeiras-SP.

Já entre os ídolos recentes, destacam-se o meia Ruy, o atacante Jubá, ex-jogadores do clube, e o lateral Peixoto, remanescente do título paranaense de 2015.

6. Estádio

Foto: Fernando Freire/Globo Esporte-PR

A casa do Operário é o Estádio Germano Krüger, apelidado de Vila Oficinas. De acordo com o Cadastro de Estádios da CBF, tem capacidade para cerca de 8 mil pessoas.

O nome do estádio faz referência a Germano Ewaldo Krüger, considerado um grande entusiasta de práticas esportivas em Ponta Grossa. Ele foi líder das oficinas da Rede Viária Paraná-Santa Catarina durante a década de 30 e foi um dos idealizadores da casa do Operário.

Na década de 60, o nome do ferroviário foi dado ao estádio em forma de homenagem a Germano, que também foi presidente do clube.

7. Campanha em 2017

Foto: Bianca Machado/Operário-PR

O Operário-PR já fez 23 jogos nesta temporada, incluindo Brasileirão Série D 2017 e Paranaense Série B. Foram 15 vitórias, quatro empates e quatro derrotas, com 37 gols marcados e 13 sofridos. Os números parecem muito bons, mas não é bem assim: se a equipe vai muito bem na Série D, por outro lado não conseguiu o acesso para a divisão principal do estadual em 2018.

8. Como se classificaram para a Série D?

Foto: Bianca Machado/Operário-PR

Como citamos anteriormente no tópico das principais conquistas, a classificação para a Série D deste ano veio com a conquista da Copa FPF 2016, sobre o Andraus.

9. Melhor campanha na Série D

Foto: Esporte Emoção

No ano de 2010, o Operário quase conquistou o acesso para a Série C. Ficou com a sexta melhor campanha, sendo eliminado pelo Madureira-RJ. Foram duas derrotas acachapantes, uma por 4 a 2 no Germano Krüger e uma goleada por 6 a 2 em Conselheiro Galvão.

10. Principais reforços

Quirino, atacante do Operário. Foto: RBM Assessoria de Imprensa

Para o Brasileirão Série D 2017, o Fantasma se reforçou com cinco atletas: trouxe o zagueiro Tiago Alencar e o lateral Índio, que jogavam no J. Malucelli, o meia Athos e os atacante Schumacher e Quirino, que fez os dois gols da vitória sobre a Desportiva Ferroviária, em Cariacica.

11. Duelos contra capixabas

Foto: Bianca Machado/Operário-PR

O Fantasma realizou apenas três confrontos contra capixabas, sendo todos eles contra a Desportiva Ferroviária:

Copa Brasil 1979 — Desportiva 2x0 Operário

Brasileirão Série D 2017 — Desportiva 0x2 Operário

Brasileirão Série D 2017 — Operário 2x1 Desportiva

Esta é a nossa lista sobre o Operário-PR! Se você tem algo a acrescentar, alguma crítica ou opinião, deixe o seu comentário neste post ou em nosso Facebook. Para sugerir alguma pauta mande por e-mail: doumaoonze@gmail.com.

Até a próxima!

Do Um Ao Onze

Cobertura, histórias, dados e curiosidades sobre futebol…

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch

Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore

Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store