DoAno Letivo — Facilitando doações de materiais escolares para crianças carentes

jcbruna555
DoAno Letivo
Published in
7 min readApr 5, 2021

Este é um estudo de caso sobre o processo de UX/UI desenvolvido no projeto DoAno Letivo durante um hackathon da FCamara, com a participação de dois desenvolvedores e duas designers de UX/UI.

Como tudo começou?

Sabendo que a cada ano o preço do material escolar sobe, o que impacta o bolso dos responsáveis pelos alunos e que sua aquisição é imprescindível para o bom andamento das aulas, a FCamara lançou um desafio no seu 3º Hackathon: Como facilitar a ocorrência de doações de materiais escolares para alunos que estão matriculados em escolas públicas de ensino?”

Pensando nisso a nossa squad teve todo o seu processo para tomar as decisões a respeito do que fazer para solucionar este problema! Confira abaixo as etapas de Design para a criação DoAno Letivo

Primeiramente, o double diamond

Criamos no Miro a estrutura do nosso double diamond (metodologia que vem do design thinking), com as etapas igualmente às da foto. Iniciando pela parte da descoberta, desenhamos uma matriz de Certezas, Suposições e Dúvidas (CSD)com tudo que pensávamos a respeito da temática.

Depois, para organizarmos os afazeres do time, já que estaríamos num ambiente ágil e o tempo seria curto, criamos um quadro no Trello! Porém, surgiu uma situação antes não pensada: teríamos dois públicos distintos para averiguar mais a respeito -os de doadores e os de recebedores!

Partimos então para uma desk research e por meio dela pudemos obter alguns insights. O primeiro foi que 77% dos brasileiros fizeram algum tipo de doação e que o perfil do típico doador brasileiro é mulher, com formação superior, praticante de alguma religião. E aí, ao pesquisarmos sobre possíveis recebedores de doações encontramos pouca coisa sobre esse perfil tão específico. Porém, coletamos dados sobre crianças carentes e quem são elas dentro do nosso Brasil.

De acordo com um levantamento feito pela Abrinq, mais de 9 milhões de crianças e adolescentes de até 14 anos vivem em extrema pobreza no Brasil, isso corresponde a 22,6% dos brasileiros dessa faixa de idade. Além disso, na desk research procuramos saber como o problema levantado pela FCamara vinha sendo resolvido, então encontramos sites como o do Município de São Paulo que tem uma plataforma justamente para a aquisição de material escolar para quem estuda em escola pública.

Além da desk research na fase de descoberta o que mais foi feito?

Objetivos gerais e específicos, Matriz CSD para cada público, Cronograma, Geração de hipóteses, Escolha da metodologia, Planejamento das sessões, Recrutamento de participantes, Aplicação da pesquisa (tanto quantitativa como qualitativa), Revisão dos achados.

Depois de imergir na desk research criamos duas matrizes CSD para cada público, que você pode conferir aqui:

Pensamos em como poderíamos abordar os dois públicos para entendê-los com profundidade. E para tanto, optamos por uma pesquisa que tivesse dois métodos (um para cada público) mas que responderia nosso objetivo geral: Como nós podemos criar um serviço que ajude os pais com filhos que estudam em escolas públicas a obterem material escolar doado por uma pessoa de qualquer lugar do Brasil?

Foi a partir daí que nós estruturamos um questionário quantitativo para conhecer mais a respeito das pessoas que fazem doações (primeiro de uma maneira geral, depois com uma pergunta específica sobre doações de material escolar) e entrevistas qualitativas para entender mais sobre os responsáveis por alunos que estudam em escola pública, que necessitam das doações de material.

Insights da pesquisa quantitativa com os doadores:

Conseguimos pouco mais de 50 respostas, embora tenha sido uma quantidade menor do que esperávamos, foi suficiente para conseguir validar algumas hipóteses.

Pesquisa Qualitativa

Com relação a pesquisa qualitativa, pudemos entrevistar duas mães que se enquadraram no que estávamos procurando: que participassem de programas sociais como Bolsa Família e Auxílio Emergencial e com ao menos um filho matriculado em escola pública.

Em ambas entrevistas percebemos um perfil parecido, todas estão desempregadas, quando conseguem materiais para os filhos é sempre com muita dificuldade, todas reclamam dos preços altos. Caso recebessem os materiais escolares doados ficariam bastante aliviadas com relação ao orçamento.

Agora a parte da definição do problema

Criação de personas, job story, brainstorming e benchmarking

Persona

Com os insights coletados das pesquisas, pudemos elaborar duas personas (a que doa material escolar e a que recebe)

A que doa material:

A que recebe material:

Job Story

Optamos por enquadrar todos os problemas de design em uma tarefa (job), focando em situações das nossas personas, na motivação, no objetivo e no resultado esperado:

Job story da Íris (doadora)

Job story da Ana Maria (recebedora)

Brainstorming

Após as pesquisas, criação das personas e job stories pudemos pensar, todos da equipe, em um brainstorming do que pudesse solucionar as dores das personas. Além disso, as ideias deveriam caber no nosso tempo e na proposta da FCamara que era de criarmos um mínimo produto viável — MVP (do inglês-Minimum Viable Product).

Brainstorming geral

Benchmarking

Além de pensarmos nas soluções, analisamos em conjunto alguns sites com temática de doações para entender como já vem sendo realizadas doações de cunho social. Já havíamos analisado o site da Prefeitura de São Paulo como mencionado acima, mas ele fica restrito ao município e pessoas físicas não são possíveis de fazer doações. Alguns dos sites observados no benchmarking foram: GoFundMe; Risu; e Ribon.

How/Now/Wow

Tivemos ajuda de vários mentores para pensarmos no nosso projeto, e em uma das mentorias ficou claro que talvez devêssemos dar prioridade as funcionalidades mais essenciais da nossa solução visto o tempo ser curto. Por isso depois do brainstorming, pensamos nos pontos essenciais da nossa solução com base no gráfico HOW, NOW, WOW:

Pra todos verem: em azul está a parte NOW que se refere a algo fácil de implementar mas que tem uma ideia normal; em verde está o WOW que é fácil de implementar e tem ideias originais; em amarelo está o HOW que são ideias originais mas difíceis de implementar(coisas para outro momento)

A solução

O WOW! do projeto DoAno Letivo: Pensamos nos fluxos de interação essenciais para suprir as demandas do problema e criar algo fácil e intuitivo. Ou seja, uma plataforma online que tem dois públicos (os recebedores e os doadores), e para diferenciá-los criamos uma página inicial para que seja feita opção de qual público é.

Nossa solução é composta por inicialmente 4 páginas, onde os dois perfis -tanto ‘Doadores’ quanto ‘Famílias’ serão redirecionados para se cadastrar ou para fazer doações por kits. Na parte das famílias elas terão acesso aos kits de material escolar por série, bem como inserir seu filho na listagem da plataforma por escola.

Já para o doador, ele poderá realizar opcionalmente um cadastro, porém terá com certeza acesso a listagem de todos os alunos que precisam de doação por escola e série. Por fim, ao optar pelo aluno e respectivo kit ele efetua o pagamento e recebe um QR Code com desconto em uma loja parceira. A solução que encontramos tem o impacto de alcançar alunos de escola pública de qualquer idade que necessitam de material escolar e facilitar a vida de quem quer doar sem ter que se deslocar, nem escolher o material um por um.

O DoAno Letivo é uma plataforma totalmente responsiva, desenvolvida com React e como objetivos futuros, queremos firmar parcerias para os descontos serem de diversas fontes.

Wireframes

Tipografia: a fonte escolhida foi a Poppins. Queríamos usar uma fonte que possibilitasse um visual simples e descomplicado. Optamos por utilizar a proporção perfect fourth (ratio 1.333) para equilibrar o tamanho dos títulos e parágrafos.

Estilo de cores: como cor principal utilizamos o amarelo para transmitir otimismo, prosperidade.

Protótipo em alta fidelidade

Fluxo dos doadores:

Fluxo das famílias:

Veja como ficou o protótipo

Próximos passos

Sabemos que esse é apenas o começo e que ainda temos muito a melhorar em nossa aplicação. Essas são algumas ideias que temos de implementações futuras:

  • Expandir para versão mobile
  • Parceria com lojas diversas que oferecem descontos para doadores
  • Divulgação em escolas
  • Testes de usabilidade

Considerações finais

Estamos muito felizes com o resultado final do nosso projeto, foi uma experiência única, desafiadora e muito gratificante. Todos os envolvidos se dedicaram ao máximo e deram o seu melhor.

Gostaríamos de agradecer a todos os mentores que nos apoiaram nessa trajetória, podem ter certeza que levaremos daqui muitas coisas que vocês nos ensinaram.

Por fim, gostaríamos de agradecer a oportunidade de realizar e aprender tanto com esse projeto. O conhecimento adquirido aqui, vai agregar muito pro nosso futuro profissional.

Comentários construtivos são sempre bem vindos!!

LinkedIn Bruna Oliveira

LinkedIn Maria Luiza

LinkedIn Bruno Campos

LinkedIn Leandro Mendes

--

--

jcbruna555
DoAno Letivo

UX Designer no Banco Sofisa. Apaixonada por entender os comportamentos e interações dos usuários. Entusiasta das pesquisas e doida dos gatos.