não teve black friday na dobra, e foi demais.

a maioria da galera sabe: a black friday meio que virou motivo de piada no Brasil. “tudo pela metade do dobro”, preços aumentando algumas semanas antes, descontos fake, etc.

claro que rolam vários descontos legais e verdadeiros tb, mas mesmo assim a data acaba ficando marcada pelo consumismo enlouquecido e a internet inteira fica dominada pelos anúncios de preço, promoções e compra.

e na última sexta-feira não foi diferente: só se falava em desconto.

então, nessa data, resolvemos apostar na ideia de que dá sim pra movimentar muita dessa energia pra fazer o bem, e usar a black friday pra causar algum impacto positivo.

apesar de vendermos um produto físico, queríamos ajudar a espalhar coisas boas e impactar até quem nem sabia o que tava rolando.

por isso, criamos a Give Back Friday na Dobra: uma “black friday” diferente onde só ganhava desconto quem doasse algum valor pra projetos sociais ou causas legais 🙂

durante 24 horas, a gente deu uma Dobra de graça a cada produto comprado pra quem topou fazer doações em sites como Catarse, Benfeitoria e Vakinha.

o post nas redes sociais da Dobra bombou, muita gente compartilhou e marcou a galera.

da meia noite até às 3h da manhã, quando lançamos a ideia pra nossa base de e-mails, tivemos uma multidão de pessoas acessando o site ao mesmo tempo, fazendo ele cair várias vezes pra quase todo mundo (e pra quem não caiu, ficou super lento 😛).

tivemos plantão de atendimento nas 24hrs da sexta-feira pra poder contabilizar os comprovantes de doação.

e o resultado foi muito além do que a gente esperava.

nas 24 horas da campanha, foram mais de R$ 20.000 (VINTE MIL REAIS) doadospela galera pra vários projetos bacanas 😱

campanhas como a do menino Gabriel, que precisa arrecadar grana pro tratamento de câncer. como a do Natal Invisível, que faz um ceia incrível pra mais de mil pessoas que moram na rua. como a da alegre e colorida Teresa, que precisa de dinheiro pra continuar seu tratamento médico. como a do Incare, que busca auxiliar na inserção de refugiados no mercado de trabalho. como a do Bloodify, que quer revolucionar o hábito de doar sangue. e como muuuuitos outros projetos super legais que a galera escolheu ajudar.

mesmo com uma base pequena de seguidores (comparado a grandes marcas e empresas), o alcance da campanha, a participação ativa da galera foi incrível e a arrecadação foi enorme.

deu pra provar que dá sim pra fazer diferente e fazer o bem mesmo em datas malucas como a black friday.

na real, nós já sabíamos que a comunidade Dobra era forte.

mas ficamos MUITO felizes em ver o nível de engajamento e vontade de ajudar da galera: desde clientes e amigos que estavam voltando pro site, até um montão de gente nova que nos conheceu pela campanha 🤗

mas esse post foi escrito mesmo pra agradecer 😍

agradecer a cada maluco e maluca que se dispôs a ajudar sem pensar duas vezes, mesmo que em muitas vezes o valor doado fosse maior que o desconto que demos.

agradecer a cada pessoa que marcou os amigos no post ajudando a espalhar, que clicou no botão compartilhar sem economizar, e que fez textão falando da campanha.

agradecer tb toda a galera da Dobra que passou mais de 24hrs acordada num ritmo maluco mas muuuuito gratificante, respondendo todo mundo que chamava, ajudando a tirar dúvida e se divertindo nos bastidores.

pois é. esse post foi feito pra agradecer.

então: muito obrigado por juntos nos ajudarem a fazer a MELHOR BLACK FRIDAY DA HISTÓRIA* 💛

(*pelo menos da nossa 😛)

vamos juntos continuar ajudando a deixar o mundo mais aberto, irreverente e do bem.


ps: se quiser saber mais sobre os projetos da dobra pra fazer isso acontecer, veja aqui. e se quiser ver a página da campanha give back friday, clica aqui.