Diagrama de Componente

Joziel Oliveira Santos
Documentaçao UML
Published in
3 min readOct 3, 2019

O que é?

Os diagramas de componentes são essenciais para a construção de um sistema de software, pois possibilitam uma visão estática de como o sistema será implementado e quais serão seus componentes.

Para entender melhor, é importante entender o que significa o termo componente. Este, é utilizado para um módulo de classes que representam sistemas ou subsistemas independentes, que possuem capacidade de interagir com o restante do sistema.

O diagrama de componentes é responsável por auxiliar a equipe de projeto no entendimento das estruturas dos sistemas já existentes e na construção de novos, representando visualmente como os sistemas de um software se relacionam.

Notação

Componente: Um componente representa uma parte modular do sistema que envolve o seu conteúdo e pode consumir ou fornecer comportamentos por meio das interfaces e por outros componentes.

Interface: A interface mostra o que o componente recebe ou fornece. As interfaces representam os locais onde os grupos de classes no componente se comunicam com outros componentes do sistema. Há dois tipos de interfaces, as fornecidas e as requeridas.

  • Interfaces fornecidas: Um componente é acessado por sua interface fornecida.
  • Interfaces requeridas: Um componente só tem acesso a outros componentes pela interface requerida.

Portas: Ponto de interação que permite uma conexão entre elementos internos e externos do componente.

Dependência: Seta tracejada, utilizada para definir que um componente depende de outro.

Estereótipos: Definição do que o componente é, sendo os principais:

  • Arquivo: É um arquivo de dados do sistema.
  • Biblioteca: É uma biblioteca de códigos.
  • Documento: É um documento do sistema (podendo ser um arquivo de ajuda ou uma documentação).
  • Executável: É um arquivo executável (podendo ser parte de uma aplicação).
  • Tabela: É´uma tabela de um banco de dados.

Aplicabilidade

Os diagramas de componentes podem ser utilizados para modelar os dados de um código fonte, do código executável do software e destacar as funções de cada módulo para assim facilitar a reutilização do mesmo.

Analogia com o mundo real

O diagrama de componentes é aplicado para destacar a função de componente, assim facilitando a sua reutilização. Pensando nisso, foi feito a figura a seguir:

O pote tem como sua função guardar algo, podendo ser qualquer tipo de conteúdo. Assim, com a função já definida, é fácil de fazer a sua reutilização. No primeiro pote, pode se observar que ele guarda um tipo de sorvete, porém depois de ser consumido ele é utilizado para guardar feijão.

Prós

Ajuda a visualizar a estrutura física do sistema de um software, e a aumentar o cuidado com os componentes e seus relacionamentos dentro de sistema. Com a utilização correta de dependência é possível revelar problemas de configuração de software. Além, de ser útil para definir quais são os aspectos do sistema que são executáveis e reutilizáveis.

Contras

Pode ser confundido com o diagrama de pacotes, pois os dois definem limites e agrupam elementos em estruturas lógicas.

--

--