Diagrama de Estrutura Composta
Um Diagrama de Estrutura Composta mostra a estrutura interna dos classificadores estruturados utilizando peças, portas e conectores. Um classificador estruturado define a implementação de um classificador e pode incluir uma classe, um componente ou um nó de implementação.
Colaborações
É representada como um tipo de classificador e define um conjunto de entidades cooperativas (instâncias), bem como um conjunto de conectores que definem o caminho de comunicação entre as instâncias.
São utilizadas para explicar como um conjunto de instâncias cooperando realizam uma tarefa. Uma colaboração é representada por uma elipse tracejada contendo uma descrição (nome), e pode ainda ter outras colaborações dentro de si.
Papéis
São as instâncias que cooperam entre si para concluir uma tarefa.
Os conectores possibilitam relacionamentos entre as instâncias para a realização de uma tarefa. São representados por uma linha que liga duas instâncias.
Ocorrência de Colaboração
Representa a aplicação do padrão descrito por uma colaboração a uma situação específica, envolvendo classes. É semelhante a de uma colaboração, a diferença está na denominação que agora é composto pelo nome da ocorrência seguido de dois pontos (:) e o nome da colaboração.
Portas
São utilizadas para representar os serviços que um classificador fornece a seu ambiente ou os serviços que requer deste. São representadas por quadrados que ficam sobre a borda de um classificador. Nesse exemplo, a classe Placa Mãe apresenta duas portas, uma para cada interface com seu ambiente externo.
Propriedades e Portas
Uma propriedade representa um conjunto de instâncias internas, que são englobadas por uma instância de um classificador contêiner. Uma parte declara que as instâncias desse classificador não podem relacionar-se com outro objeto, pois pertencem exclusivamente à instância da classe contêiner, e serão destruídas quando essa instância for destruída.