Por que criamos a doebem?

Altruísmo Eficaz e a inspiração para a criação da doebem

doebem
doebem
4 min readJul 13, 2017

--

A gente já vem falando do Altruísmo Eficaz desde os primeiros dias da doebem, mas qual é a nossa relação com esse movimento? Por que nos identificamos tanto com algumas organizações e nos inspiramos nessa iniciativa global? Esse post tem como objetivo esclarecer essas dúvidas.

Se eu te perguntasse: “Qual o maior bem que você pode fazer em sua vida?”, o que você responderia? Foi com essa pergunta que o movimento Altruísmo Eficaz começou. De forma sucinta, esse questionamento inicia uma discussão sobre as diversas ações práticas do nosso dia a dia, que englobam desde a escolha de carreira, até o consumo cotidiano e contribuições para a sociedade, seja através do trabalho voluntário ou de doações financeiras.

Para auxiliar a comunidade e colocar essas ideias em prática, foram criadas diversas organizações do terceiro setor como:

Uma parte importante do movimento é o incentivo a doações de recursos financeiros para organizações que atuam em países em desenvolvimento, principalmente na África. Neste continente, é possível maximizar o impacto positivo gerado por cada doação, porque o custo dos programas é menor do que em países desenvolvidos e o número potencial de beneficiários e pessoas vivendo em situação de extrema pobreza é muito maior.

Essa é a proposta do movimento Altruísmo Eficaz!

A doebem se inspira no movimento Altruísmo Eficaz e está alinhada em diversos pontos defendidos pelo movimento, como a avaliação de impacto de organizações, a doação financeira para organizações sérias e com eficácia comprovada, a pesquisa de intervenções, entre outros. Por outro lado, existe uma diferença entre a atuação da doebem e o movimento Altruísmo Eficaz, pois o incentivo a doações para organizações brasileiras entra em conflito com a maximização da doação ou do impacto positivo que seria obtido com uma doação para organizações que atuem em âmbito internacional, principalmente na África, pelos motivos acima explicados.

Apesar disso, vimos uma grande lacuna no cenário brasileiro de filantropia e que a inércia resultaria na manutenção da falta de direcionamento ou de opções claras de doação efetiva no nosso país, o que pode levar as pessoas a não doarem ou doarem para organizações que não promovem o maior impacto positivo. Assim, dentre os principais motivos para a decisão da criação da doebem estão:

Grande número de organizações do terceiro setor

Por conta de diversos problemas sociais encontrados no Brasil, muitas organizações são criadas. Existem cerca de 300 mil organizações do terceiro setor, de diversos tamanhos e que atuam nas mais diversas causas. Dessa maneira, se você tem a intenção de fazer uma doação, escolher entre tantas organizações pode ser um desafio e tanto, podendo levar à desistência ou a uma escolha ruim.

Desconhecimento de organizações eficazes que atuam no Brasil

Fora a grande quantidade de organizações, existe a dificuldade em saber quais organizações possuem dados e podem avaliar a eficácia de seus programas. Assim, é difícil saber e encontrar as organizações que atuem com intervenções que realmente resolvem problemas e ajudam a eliminar a extrema pobreza.

Baixa cultura de doação no Brasil

Infelizmente, não possuímos em nossa cultura o hábito de realizar doações financeiras para causas sociais como existe em outros países. Dentre os principais motivos que inibem as pessoas de realizar doações estão a falta de confiança e más experiências de doação. A título de comparação, enquanto doadores individuais chegam a doar cerca de 2,1% do PIB nos Estados Unidos, no Brasil esse número corresponde a apenas 0,23% do nosso PIB. Podemos aumentar esse número, e muito!

Desconhecimento de quando organizações internacionais podem avaliar organizações que atuam no Brasil

Devido a quantidade de problemas e organizações que atuam na África, é bem improvável que a curto e médio prazo, organizações internacionais como GiveWell realizem avaliações de organizações que atuam no Brasil, tanto por conta dos custos das intervenções serem maiores aqui, como pelo número de beneficiários na África ser muito maior.

Nesse cenário, ao criar a doebem, esperamos influenciar ativamente mais pessoas a se sentirem confiantes em realizar doações financeiras para organizações sérias brasileiras e, posteriormente, incentivá-las a doarem para organizações internacionais também. Promovemos, assim, uma mudança em nossa cultura de doação e a forma como vemos a filantropia.

doebem e William MacAskill, um dos fundadores do movimento. Tivemos a oportunidade de conhecê-lo no EA Global 2016 em Berkeley, na Califórnia.

De forma resumida, os objetivos da doebem são:

  1. Encontrar organizações sérias e eficazes no Brasil;
  2. Incentivar doações para essas organizações recomendadas;
  3. Influenciar mais organizações sociais a se preocupem com a eficácia de suas ações e buscarem avaliar suas intervenções;
  4. Promover o Altruísmo Eficaz no Brasil;
  5. Incentivar doações para organizações eficazes internacionais.

Nós, da doebem, acreditamos que a vontade de fazer o bem, aliada ao conhecimento de causas efetivas, proporcionará um real impacto positivo em nosso país. Por isso buscamos as melhores oportunidades de doação no Brasil com base em evidências científicas, tornando assim o processo de doação fácil, seguro e eficiente. Visite www.doebem.org.br e comece a doar.

Este post foi escrito por Guilherme Samora e comentado por Elisa Mansur, Bárbara Sengia e Rhayana Holz.

--

--

doebem
doebem

doebem é uma plataforma online que conecta pessoas dispostas a realizarem doações financeiras com ONGs sérias e eficientes — uma nova experiência de doação.