Você está mesmo ajudando?

Sobre filantropia e doações efetivas

A verdade é que nos sentimos bem ajudando e causando impacto positivo — seja através de um trabalho voluntário, uma doação ou simplesmente um ato de bondade no dia a dia. E por essa vontade inerente ao ser humano, muitas vezes ouvimos as perguntas: “Como posso ajudar?” ou “O que posso fazer para contribuir também?”. Mas será que nos perguntamos se estamos ajudando da melhor maneira?

Só no Brasil, há mais de 400 mil organizações sem fins lucrativos que dependem de indivíduos, governo e empresas privadas como fontes de recursos para causarem o seu impacto positivo no país. Assim, com tantos problemas para serem resolvidos e tantas organizações, como decidir qual ajudar?

A criação da doebem

Com foco na ajuda através de doações financeiras, a plataforma online tem a missão de ajudar as pessoas a doarem de forma eficiente, trazendo um impacto positivo maior. Através de uma metodologia específica de análise de ONGs, respondemos a uma única pergunta: “Qual é a melhor forma de ajudar?”.

Vamos te mostrar como:

A partir de uma listagem inicial das organizações sem fins lucrativos, a doebem analisa de forma rigorosa as ONGs com maior potencial de impacto, tendo como base os seguintes critérios:

  • Qualidade de Gestão: quem é a equipe por trás desta organização? Há quanto tempo a organização existe? Qual seu foco de atuação?
  • Transparência: há compartilhamento de relatórios financeiros? Existe uma preocupação em expor os erros e aquilo que é necessário melhorar? A organização compartilha um relatório de atividades?
  • Impacto Social: há evidências acadêmicas claras que comprovem o impacto positivo desta intervenção? A organização possui indicadores de performance para mensurar os resultados de suas atividades? Qual é a relação entre custo e efetividade da ação?

Após esta análise, a doebem pode recomendar a organização para que potenciais doadores façam suas contribuições financeiras através da nossa plataforma. Isso significa que esta ONG trará o maior impacto para o valor doado. Por outro lado, após a avaliação da organização, a doebem pode optar por não recomendá-la em sua plataforma.

Assim, ao doar para uma destas ONGs recomendadas, o doador não apenas poderá confiar na seriedade e profissionalismo da organização, como também saberá que a sua ajuda terá o maior impacto positivo possível.


Se quiser saber mais, visite o nosso site, a nossa página no Facebook ou inscreva-se no nosso mailing list. E continue nos acompanhando aqui para mais novidades! Este post foi escrito por Elisa Mansur e revisado por Guilherme Samora.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.