Você pode fazer a diferença… hoje!

doebem
doebem
Published in
3 min readMar 19, 2017

Fatos e dicas sobre doações individuais.

Bill Gates. Warren Buffett. Elie Horn. Jorge Paulo Lemann.

O que eles têm em comum? Tirando o fato de serem bilionários e terem mais de 60 anos, todos eles estão ativamente envolvidos com atividades filantrópicas, criando organizações sociais ou doando uma parte considerável de suas fortunas para instituições de caridade.

‘The Giving Pledge’: compromisso de bilionários e milionários ao redor do mundo de doar parte de suas fortunas

Muitas vezes, manchetes que anunciam o fato de que algum bilionário ou milionário decidiu doar milhões para uma causa social fazem com que as pessoas pensem que as suas doações, comparadas com as cifras milionárias, não fariam diferença alguma. E em último caso, isso leva à decisão de não doar.

Entretanto, não vamos tirar conclusões precipitadas, pois estão faltando informações sobre o verdadeiro cenário das doações. A verdade é que o total de doações de pequenos doadores é muito maior do que a dos grandes filantropos e empresas.

Surpreso? Então, a doação de pequenos doadores representou quase ¾ das doações totais nos Estados Unidos em 2014. Veja abaixo!

www.givewell.org/about/story

Claramente, existem fatores históricos e culturais diferentes no Brasil, podendo levar a um cenário diferente no nosso país. Porém, o ponto é claro: o poder dos doadores individuais é muito grande. Concordamos que é extremamente importante conhecermos os grandes doadores, que servem de exemplo para nossa decisão de ajudar, mas são doações e contribuições como a sua que fazem a maior diferença.

A nossa conclusão é que, ao contrário do que possa parecer muitas vezes, você não precisa esperar até ter muito dinheiro ou estar em idade avançada para doar. Você pode doar e fazer a diferença hoje!

Por isso, compartilhamos abaixo algumas dicas para você começar hoje com o hábito de doar:

  1. Busque organizações sérias, nas quais você confia e conhece o impacto positivo. Nós, da doebem, buscamos as melhores oportunidades de doação no Brasil com base em evidências, como você poderá conferir em nosso site.
  2. Faça um pequeno “compromisso” (assim como o Bill Gates e o Warren Buffett fazem através do ‘Giving Pledge’) de doar todo mês um pequeno valor, pode começar com R$10 ou R$20 e ir aumentando conforme sua capacidade.
  3. Reveja periodicamente para quais organizações você acha melhor doar. Isso faz com que você aprenda mais sobre outras organizações e seus trabalhos… E promova cada vez mais impacto positivo.
  4. Compartilhe sua doação com seus amigos e incentive-os a doar também!

Se quiser saber mais, visite o nosso site, a nossa página no Facebook ou inscreva-se no nosso mailing list. E continue nos acompanhando aqui para mais novidades! Este post foi escrito por Guilherme Samora, revisado por Elisa Mansur e comentado por Leo Arruda.

--

--

doebem
doebem
Editor for

doebem é uma plataforma online que conecta pessoas dispostas a realizarem doações financeiras com ONGs sérias e eficientes — uma nova experiência de doação.