COMPORTAMENTO

Aulas de Yoga se consolidam em Custódia

Prática acontece na cidade há oito meses e encanta adeptos e curiosos

Guto Moraes
Revista Dona Custódia

--

Técnica é reconhecida pelo Ministério da Saúde como método preventivo contra distúrbios mentais e emocionais (Foto: Kamila Ataíde/Revista Dona Custódia)

Há oito meses a mexicana Ram Rai Kaur​ vem a Custódia para ministrar aulas de Yoga — um conjunto de técnicas orientais composto por exercícios físicos e mentais que tem ganhado destaque no Mundo Ocidental. A professora Ram Rai tem aplicado aulas de Kundalini ou “ Yoga da Consciência”, como denominam seus adeptos.

Através de respirações, posturas, movimentos de leve, alta intensidade, e meditação, a prática visa fortalecer, alongar e relaxar a musculatura e todo metabolismo. Aumentando a capacidade respiratória e o nível de vitalidade física e psíquica.

Registrada Rosa Lila Cuevas Solis Morais, Ram Rai é médica clínica geral e proprietária do Zentro de Yoga e Terapias Integrativas​ em Serra Talhada. Onde além de ministrar aulas de Kundalini, desenvolve outras práticas como a Hatha Yoga, Yoga para gestantes, Constelação Sistêmica Familiar e o tratamento homeopático.

Inclusa recentemente à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, a Yoga foi reconhecida pelo Ministério da Saúde como um método profilático eficaz. Ou seja, capaz de prevenir o indivíduo de contrair determinadas doenças. Atenção que Ram Rai busca estimular ao alertar seus alunos para o cuidado com a saúde mental e emocional.

“A nossa intenção foi trazer outro olhar sobre saúde dentro de Custódia”, comenta Ram Rai Kaur.

Aulas acontecem no primeiro ou segundo sábado de cada mês (Foto: Kamila Ataíde/Revista Dona Custódia)

Em Custódia, as aulas acontecem uma vez ao mês em escolas no centro da cidade ou na casa de alunos. Entre três a quatro horas de prática, a taxa para participação é de R$ 30,00. Valor simbólico comparado com o cobrado nas cidades metropolitanas e que serve para custear o translado da professora e também como pagamento pela aula aplicada.

Para os alunos o valor é um investimento e os retornos já começam a aparecer. “A gente fica energizado, as aulas são uma maravilha. Eu tenho feito alguns dos exercícios em casa e até entrei na academia depois”, conta a aposentada Nilma Glória, frequentadora das aulas desde o início.

Já para o professor de História, Leonardo Ramalho, a prática tem também ajudado em outros aspectos da vida. “Para mim é uma ferramenta de autoconhecimento que serve não só para analisar os meus lados de luz e sombra, mas também no meu desenvolvimento pessoal”.

Perguntada sobre Custódia, a professora Ram Rai Kaur comentou:

“A cidade ainda é um diamante sendo lapidado. Pouco a pouco, acredito que ela [a cidade] irá crescer. Não tanto em habitantes, mas em maior desenvolvimento em todos os âmbitos. Não apenas infraestrutura, mas também no que ela faz e dá para nossa população”.

Rosa Lila Cuevas Solis Morais, mexicana e médica clínica geral, reside em Serra Talhada onde trabalha com terapias integrativas (Foto: Kamila Ataíde/Revista Dona Custódia)

Mais informações:

Zentro de Yoga e Terapias Integrativas​

(87) 9 96487495

--

--

Guto Moraes
Revista Dona Custódia

Repórter de Cotidiano da Folha de Pernambuco. CEO da Revista Dona Custódia. Colaborou com o Catraca Livre e Revista O Grito!.