O que esperar da primeira edição da revista Dona Custódia?

Revista Dona Custódia
Revista Dona Custódia
5 min readJun 30, 2017

Alguns dos rostos por trás deste projeto e uma prévia do que vem por aí

Pensar uma publicação impressa é uma missão um tanto quanto desafiadora. Há quem acredite que este tipo de veículo esteja com seus dias contados. Para você deve estar claro que discordamos veemente deste pensamento. E não estamos sozinhos, hein?

“Sempre que aparece um novo e poderoso meio de comunicação, é comum disseminar-se a ideia de que ele vai engolir todos os demais. É claro que o surgimento de novos meios e novas tecnologias provocará transformações nos que já existem, mas o certo é que eles conviverão entre si, cada um redescobrindo o seu devido lugar junto ao público.”

SCALZO, Marília. Jornalismo de Revista. 4. ed. São Paulo. Contexto, 2016, p. 50.

Desde o surgimento desta ideia estava claro que queríamos investir na elaboração de um material de alto nível. Da produção gráfica e qualidade dos textos à escolha das pautas e demais elementos imagéticos (fotografias, cartoons etc).

Para isso, entramos em contato com amigos cujo o trabalho sempre nos fizeram brilhar os olhos. Estas são algumas das confirmações e que temos o prazer de apresentar a você desde já!

1. Design

Marcelo Rodrigues (Kaline Ximenes/acervo pessoal)

O recifense Marcelo Rodrigues é designer. Trabalhou para as agências Cappen, Safari Studio, Jazzz, Aurora.ag e a produtora de eventos Padrão Cavalheira. Entusiasta de entretenimento, é DJ e produtor cultural. Responsável pela Pandemonia e o catálogo cultural Recife Independente, Marcelo é voraz.

“Tu é fogo”, já dizia Dona Edineide, sua mãe. E ele é, hein? Com muito de si, seu trabalho é ousado, pop e colorido — imprimindo sempre um pouco dos seus valores e credos em tudo o que faz.

Será ele o grande responsável pela cara da Revista Dona Custódia. E nós mal podemos esperar para tê-la nas mãos!

Um pouco do seu trabalho:

Mais em:

2. Fotografia

Kamila Ataíde (Foto: Karol Arruda/acervo pessoal)

Escritora e fotógrafa, Kamila Ataíde é recifense. Trabalha no Setecine, da Prefeitura da Cidade do Recife, e dá vida ao Projeto Varanda —onde captura fragmentos do universo e sagrado feminino de suas visitas.

Saudosa, como toda canceriana, Kamila é só poesia. Seu trabalho é cheio de verdade e de uma profundidade que perpassa as barreiras do tempo. Não é a primeira vez que vem a Custódia.

Confira, abaixo, registros desta moça para o Persona, projeto de Augusto Moraes, realizados aqui em Custódia:

Casa de Dona Maria e Seu Amâncio [in memoriam] (Fotos: Kamila Ataíde/Persona)

Mais em:

Úrsula Freire (Foto: Felipe Ribeiro/acervo pessoal)

Carioca, Úrsula Freire é repórter fotográfica. Já trabalhou para a Folha de Pernambuco e o Portal LeiaJá, além da contribuição para a revista Outros Críticos.

Antropológico e urbano, seu olhar não é indulgente. Capta a vida real acontecendo, despindo e denunciando as diversas realidades de nossos dias. Úrsula sempre nos tira o fôlego e desperta para o aqui e para o agora.

Confiram:

3. Jornalismo

Allan Nascimento (acervo pessoal)

Natural de São José do Egito, aqui do nosso vizinho Pajeú, Allan Nascimento é jornalista. Trabalhou no Caderno C, caderno de cultura do Jornal do Commercio, e para o paulistano Estadão.

4. Colunas

Maurício Siqueira da Silva (Foto: Paulo Uchôa/LeiaJáImagens)

Custodiense, Maurício Siqueira da Silva é economista, mestre em Economia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Já atuou no IEL PE e outros órgãos do Estado.

Maurício terá uma coluna sobre a economia local e estamos muito felizes com sua participação — além de um olhar especializado nos trará também contribuições históricas acerca de Custódia e da região do Moxotó.

Recentemente foi um dos personagens da série “Eles acreditaram na educação” do portal LeiaJá, onde contou sobre os percalços e conquistas de um sertanejo nascido na Zona Rural. Confira:

5. Mídias Sociais

Naldo Santos (acervo pessoal)

Publicitário, Naldo Santos é recifense e desempenhará a função de social media na Revista Dona Custódia.

Naldo já trabalhou na agência Giramundo e é o outro rosto por trás do catálogo Recife Independente.

--

--

Revista Dona Custódia
Revista Dona Custódia

Primeira publicação elaborada a partir de parâmetros jornalísticos da cidade de Custódia, Pernambuco