SUPER RÁDIO TUPI

Idries Bulkool
Donos da mídia carioca
4 min readJun 12, 2020

--

Foi inaugurada em 25 de setembro de 1935 pelo jornalista e empresário Assis Chateaubriand e já está presente no cenário carioca há 85 anos.

Foi a primeira emissora de rádio dos Diários Associados, também conhecida pelo nome Condomínio Acionários dos Diários e Emissoras Associadas, com história iniciada desde 1924 pelo fundador Assis Chateaubriand ao comprar o diário O jornal.

Já foi o maior conglomerado de mídia e hoje aparece como o terceiro maior no Brasil. Com seu sistema de Radiofusão, assim como um portal de notícias, a Super Rádio Tupi figurou ao longo do tempo sempre no topo das rádios mais assistidas no estado.

Hoje ela aparece entre as três rádios mais ouvidas, atrás apenas e acompanhadas online em todo o estado do Rio. Seu carro chefe é o conteúdo e transmissão esportiva, acompanhando as principais notícias do esporte carioca. Foi uma das primeiras rádios instaladas no Brasil, à época sendo a mais potente da América Latina. Passou por variados períodos de dificuldade assim como de sucesso e segue sendo muito ouvida, seja na rádio ou em seu portal online.

Diários Associados

(Condomínio Acionários dos Diários e Emissoras Associadas)

A Super Rádio Tupi pertence ao grupo Diários Associados, também conhecida pelo nome Condomínio Acionários dos Diários e Emissoras Associadas, com história iniciada desde 1924 pelo fundador Assis Chateaubriand ao comprar o diário O jornal. É um conglomerado de mídia, figurando entre as maiores do Brasil, com uma cadeia de jornais e revistas não somente no Rio de Janeiro, mas também em São Paulo e Minas Gerais, entre outros. No Rio, são proprietários do portal Jornaldocommercio.com.br, dos impressos Jornal do Commercio e Diário Mercantil, além das rádios Nativa FM e a Super Rádio Tupi AM/FM.

Asuper rádio Tupi tem uma equipe de jornalismo ativa, com foco no estado do Rio de Janeiro. Tem uma programação também voltada para política e entretenimento, através de grandes comunicadores como Alexandre Ferreira, Francisco Barbosa e Cidinha Campos.

O “Patrulha da Cidade”, noticiário policial, é o mais antigo e melhor sucedido programa em sua programação, contando com 57 anos de existência.

O “Samba Social Clube”, comandado pelo sambista Carlinhos de Jesus, traz os clássicos sambas do passado, abrindo espaço para os novos músicos do gênero, recebendo convidados especiais.

Além disso, contam com o “Sentinelas da Tupi”, trazendo notícias a todo instante, acompanhado pelo “Radar Tupi” que cuida das Fake News com o apresentador Luiz Ribeiro.

Por fim, a rádio possui um espaço significativo destinado ao esporte, com uma ampla cobertura do futebol carioca e notícias de caráter regional, nacional e internacional. Coberturas de jogos na voz marcante do “Garotinho”, José Carlos Araújo e comentários de Gerson, o “Canhotinha de Ouro”, além de programas de longa data como o “Show do Apolinho”, apresentado por Washington Rodrigues.

O “Giro Esportivo”, hoje apresentado por Wagner Menezes, é o principal programa acompanhado pelos torcedores carioca e aparece como líder de audiência, sendo o mais ouvido no brasil entre 22h e 00h. Não à toa, esse programa conta com o trabalho de 25 pessoas, entre repórteres, comentaristas e produtores.

DONOS

Ao que se pôde chegar, a Super Rádio Tupi ainda pertence ao conglomerado dos Diários Associados, como consta em seu site oficial, atualmente presidido pelo engenheiro Álvaro Teixeira da Costa. Contudo, em 2017 a mesma foi comprada pelo empresário Paulo Masci, que portanto seria o atual dono específico da rádio. Esse, por sua vez, em conjunto com o irmão José Masci, é proprietário da rede Comunicações Brasil Sat (CBS), que controla outras rádios, dentre elas a Rádio Kiss, Rádio Mundial, Rádio Scalla e a Rádio Terra, com presença maior no estado de São Paulo. Portanto, a rádio pertence à Álvaro Teixeira como dono da Diários Associados, mas hoje encontra como dono Paulo Masci. Não foi possível encontrar dados suficientes que comprovem ou refutem essa informação.

A REDE DE RELAÇÕES

Paulo Masci de Abreu faz parte de uma família recheada de políticos. A família Abreu comanda o Partido Trabalhista Nacional, que mudou de nome para Podemos desde 2016, considerado um partido de centro-direita. Dorival de Abreu foi seu primeiro presidente, que passou pelas mãos do Irmão José Masci de Abreu ex-deputado federal. Tal cargo foi deixado à sua filha, Renata Abreu, que assumiu a presidência do partido em 2017, além de ser deputada federal por São Paulo desde 2015. Foram coligados à chapa que elegeu Dilma Rouseff em 2010, assim como a chapa de Aécio Neves em 2014 e lançaram candidatura própria em 2018, através do filiado Álvaro Dias. Contam hoje com 10 senadores, 12 deputados federais e 24 deputados estaduais.

NETWORK

--

--