Moradores de São Leopoldo contam com um personal trainer público
Desde 2015, Celso vem dando dicas para quem pratica exercícios físicos embaixo dos trilhos do trem.
Por Matheus Vargas
Diariamente, centenas de pessoas saem de casa para praticar atividades físicas. Para além de um hobby, essa é uma forma de levar uma vida mais saudável.
Contudo, treinar ao lado de um profissional formado em Educação Física é caro. Ao mesmo tempo, os riscos de iniciar uma atividade de alta intensidade sem o acompanhamento adequado acarreta em riscos de contusão.
Os moradores do bairro Morro do Espelho, em São Leopoldo, possuem o seu personal trainer a custo zero. Ainda que sem formação específica na área, Celso Henrique da Silva, 44 anos, pratica exercícios físicos há 22 e faz questão de repassar os seus ensinamentos a todos aqueles que estão dando os primeiros passos nesta modalidade. Com um vasto repertório de treinos, ele consegue dizer o que é melhor para cada umas pessoas que solicitam seu auxílio.
Praticante de karate, Celso diz que queria fortalecer seus punhos para ter um melhor desempenho na luta. Mas as flexões já não estavam dando o resultado esperado, foi então que ele partiu para a barra.
Apesar de ser natural de São Leopoldo, Celso Henrique viveu 21 anos em Minas Gerais. Lá, se reunia com amigos em uma ilha para se exercitar. “Essa ilha tinha um percurso de 7 km e várias barras espalhadas neste trajeto. Dava para cansar um pouquinho”, relembra.
Em julho de 2015 retornou a São Leopoldo e, logo, descobriu as barras espalhadas ao longo do percurso do trem. Treina sozinho, pois segundo ele, a barra é um exercício muito sofrido. “ A calistenia (modalidade de exercício que utiliza somente o peso corporal) virou modinha e, mesmo assim, as pessoas optam por outros exercícios, pois a barra é muito difícil”, declara.
O Policial Federal Júlio César conta que foi Celso quem lhe apresentou a Barra Australiana. “Antes eu só corria e agora, graças ao meu amigo, conheci um novo exercício”, agradece.
O vendedor Gérson Luiz diz que passava a maior parte do tempo em casa, até que um dia resolveu sair para dar uma caminhada e encontrou uma turma se exercitando nas barras. “Há três anos e meio comecei a praticar exercícios físicos e, desde então, o Celso vem me dando dicas referente a puxadas e postura”, afirma.
Além de melhorar o condicionamento físico, a prática de exercícios de maneira regular contribui para o bom humor, previne doenças e fortalece o organismo. No vídeo abaixo, Celso destaca quais são os principais benefícios de se exercitar de maneira regular.