Uma vida dedicada às ruas leopoldenses

Donos da Rua
Donos da Rua
Published in
3 min readJul 12, 2018

Completando 25 anos de serviço prestado à comunidade leopoldense, Paulo Heinz tem uma história de vida que transborda empatia

Heinz Beer, choperia localizada no Centro de São Leopoldo. (Imagem: Paola Pereira Guimarães)

Por Matheus Miranda, Paola Guimarães e Stephany Foscarini

As ruas de São Leopoldo serviram de inspiração para Paulo Heinz, 61, que reside no município há seis décadas. O empreendedor, que começou vendendo churrasquinho na esquina da Avenida Independência com a rua João Corrêa, hoje tem o seu próprio negócio, a Choperia Heinz Beer, localizado na mesma esquina há 25 anos.

Segundo Paulo, as noites frias e chuvosas, como a quarta-feira, dia 4 de julho, sempre fizeram parte do seu trabalho. “Tudo isso foi resultado de carisma e persistência. Mesmo com a temperatura baixa e a chuva caindo, a gente se virava. Persistência está acima de todas as coisas”, pontuou.

O conhecimento no ramo começou a ser adquirido em abril de 1997, quando participou da Feira Internacional de Bebidas, em Salvador. De acordo com Heinz, ele conseguiu patrocínio e verba com o gerente nacional da Kaiser para a comercialização do chopp da marca em São Leopoldo. “Fomos pioneiros no Brasil e no Estado. Foi um sucesso. Vendemos mais que o esperado. O contrato era vender 1.5 mil litros e nós vendíamos de 6 a 8 mil. Aqui no Heinz, sempre apostamos na qualidade dos produtos. Por este motivo acredito que estamos até hoje no mercado”, ressaltou.

Para ele, nunca existiu comodidade quando se tratava de ir em busca dos seus sonhos. “Sempre fui audacioso em todas as minhas atividades. Até hoje procuro não ficar estagnado na mesma mesmice e na rotina”, complementou.

Da esquerda para a direita: a repórter Stephany Foscarini, o empreendedor Paulo Heinz e os repórteres Paola Guimarães e Matheus Miranda. (Imagem: Marcely Winckler)

Heinz é de uma família tradicional de São Leopoldo e diz que sempre sonhou em ter o próprio negócio. Leopoldense com orgulho, afirmou que se dedica demais a esta cidade. “Respiro São Leopoldo. Já recebi propostas para abrir filial em Garopaba, em Santa Catarina, ou em Novo Hamburgo. Porém sempre neguei, porque acho que filho teu não foge à luta”, reforçou.

Além de tudo, Heinz também realiza outras atividades durante épocas festivas, como o Natal. Dentre as atividades, está o trenó do Papai Noel, que desde 1989 proporciona alegria às crianças e visitantes da cidade. “O trenó é um cartão de Natal não só para a Heinz Beer, mas também para São Leopoldo”, destaca. No decorrer do tempo, o projeto foi ampliado. Hoje, o foco não é somente atingir as crianças, mas levar alegria também às famílias desfavorecidas. “Além disso, fazemos trabalhos sociais e atendemos ONG´s, creches, instituições filantrópicas sem custo nenhum para levar alegria às pessoas durante a época natalina”, complementou.

Heinz também acolhe cães das ruas de São Leopoldo. Para ele, os cães fazem parte da vida das pessoas. “Como a gente tem um bar aqui na esquina, os cães geralmente ficam na volta, na calçada. Eu tenho uma filha e ela tem uma petshop aqui na cidade. Então, o meu amor pelo cachorrinhos já vem de tempos. São cães de rua e temos o maior carinho por eles. Temos as caixinhas aqui do lado as quais servem como proteção para eles dormirem”, ressalta.

“Hoje me considero uma pessoa guerreira e lutadora. O mais importante na vida e que eu prezo muito é a família. Sempre me deram apoio em todas as minhas pretensões. Sou muito grato a eles. Jamais poderia deixar de agradecer”, reconheceu com os olhos cheios de lágrimas.

--

--

Donos da Rua
Donos da Rua

Das ruas emergem narrativas que merecem ser contadas por 16 estudantes de jornalismo curiosos em descobrir boas histórias. Aqui, você encontra os Donos da Rua.