10 Desafios que estão transformando a comunicação com os empregados — Desafio número 2

DoohNow
SimplificaCI
Published in
2 min readJun 21, 2018

No primeiro post desta série foi apresentado o Desafio número 1 — As organizações não estão no centro do mundo, e hoje vivemos uma “guerra” de narrativas na disputa de sentidos. Você confere o post aqui.

E o Desafio número 2 que está atuando diretamente na transformação do que conhecemos como Comunicação com os Empregados também está relacionado com a posição das empresas no mundo atual e com a presença de disputas constantes.

A relação entre empresas e empregados é sempre assimétrica. Há, nas organizações, assim como na sociedade, um processo de disputa de poder e de sentidos que precisa ser reconhecido e considerado.

Muitos gestores têm o hábito de ignorar essa assimetria que se estabelece nas relações entre os empregados e o empregador. Essa disparidade se dá pelo poder que cada um detém e também pela posição que cada um ocupa nessa relação de trabalho.

É importante que os gestores da Comunicação com os empregados compreendam como essa relação entre empregado e empregador acontece dentro da cultura organizacional em que estão inseridos. Esse entendimento deve fazer parte do processo de diagnóstico do clima organizacional que é revisitado sempre que uma nova campanha ou ação de comunicação a ser realizada com todos os empregados.

Diante disso, é possível concluir que a Comunicação Interna vai além da utilização de canais para formalizar o envio de mensagens. Todo o processo de comunicação com o empregados deve, necessariamente, incluir análises mais complexas das relações e disputas de poder estabelecidas nas empresas.

--

--

DoohNow
SimplificaCI

Nós ajudamos você a transformar a Comunicação Interna de sua empresa.