Um novo ano para a Comunicação

Mary Gabriela
SimplificaCI
Published in
3 min readJan 4, 2017

O ano novo já trouxe algumas mudanças importantes para o país.

Com a posse do novo executivo e legislativo nas prefeituras, muitos prefeitos apresentaram um discurso que prega mais a transparência e austeridade com os recursos financeiros.

Em economia, a austeridade significa rigor teórico no controle de gastos. Uma política de austeridade é requerida quando o nível do déficit público é considerado insustentável e é implementada através do corte de despesas.
(fonte wikipedia)

Algumas equipes, formadas pelos prefeitos eleitos, vêm acompanhadas de verdadeiros gestores de negócio, ou seja, eles têm uma grande preocupação com os indicadores de performance, financeiros e resultados de cada projeto a ser implantado. Mas o que isso tudo tem a ver com a Comunicação?

Muito simples, essa preocupação e acompanhamento dos indicadores será a toada dos negócios daqui para frente. Cada vez mais os profissionais, de todas as áreas, deverão acompanhar, comprovar e validar o seu trabalho e nada mais intuitivo que indicadores ou métricas.

O grande problema é que a Comunicação ainda perece de bons indicadores, sejam eles de processos ou resultado. Na verdade a confusão está em saber identificar o que são indicadores de processos e quais indicam os resultados da atividade realizada.

Qual a diferença?

Segundo Suzel Figueiredo, indicadores de processo medem a eficiência, ou seja, se o trabalho foi realizado de acordo com o planejado, se respeitou o orçamento, se foi entregue a todos, enfim, verifica todas as premissas definidas previamente.

Já os indicadores de resultado, conforme afirmação de Suzel, medem a eficácia do trabalho da Comunicação, em outras palavras, verifica se os objetivos de comunicação, estabelecidos anteriormente, foram atingidos, por exemplo saber se a informação repassada foi entendida pelos stakeholders.

Antes mesmo de definir os indicadores de resultado é fundamental que o gestor da comunicação compreenda quais dos seus trabalhos funcionam melhor para o seu público. Conhecer os canais e acompanhar os indicadores de processos podem contribuir de forma muito positiva para isso. É a partir dessas métricas que o gestor poderá comprovar, em números, tabelas e gráficos, o quanto trabalha e em que é investido cada centavo do enxuto orçamento da Comunicação.

Tarefa fácil de fato não é, mas já existem formas simples que podem entregar indicadores dos processos de comunicação interna. Para medir corretamente é importante que o gestor possa ter, com clareza, uma visão geral do seu trabalho, canais, equipe e orçamento disponíveis e compreender o planejamento estratégico da companhia, por fim é necessário definir as metas de cada indicador e pronto, o gestor já pode começar a medir, periodicamente, para acompanhar o seu processo.

E você, quais indicadores de processo acompanha em seu trabalho? Compartilhe sua experiência porque esse ano será diferente para a Comunicação. ;)

--

--

Mary Gabriela
SimplificaCI

Relações Públicas — Especialista em Comunicação Interna. conteudista do “Fantástico Mundo RP”, conselheira do Conferp e Gerente de CS da “SimplificaCI”.