Vídeo, a aposta para a Comunicação Interna em 2017
Já tem algum tempo que grande parte das empresas passaram a adotar a TV Corporativa como um canal com forte presença na Comunicação Interna.
Localizada em pontos estratégicos da empresa como restaurante, recepção, ambulatórios, salas de jogos e de descanso, a TV é sempre muito bem avaliada pelos empregados.
Em 2013, quando tive a primeira experiência em desenvolver e formatar a programação de uma TV Corporativa, o fornecedor na época sempre destacava a importância do vídeo, mesmo que legendado, em alcançar grande poder de atração.
Como tudo que é novo nas organizações, não foi logo no início que introduzimos os vídeos, mas aos poucos a produção de conteúdo em vídeo ou mesmo a replicação de vídeos institucionais, pegadinhas e até futebol, começaram a ganhar ainda mais espaço na TV.
A aprovação foi tão grande que outros departamentos solicitavam para nós, responsáveis pela área de Comunicação Interna, apoio na produção de vídeos de treinamentos técnicos e até reforço de alguns procedimentos que, antes eram feitos por meio de palestras, folders e qualquer tipo de material impresso. Resumindo o vídeo fez muito sucesso!
Mas por que então, só agora o vídeo é a nova aposta da Comunicação Interna?
A vantagem é que agora a TV ganhou outros aliados para difundir infinitos conteúdos em vídeo.
Segundo estudos da Experian, um e-mail marketing que contém a palavra “vídeo” no assunto tem 13% mais chances de ser visualizado. É a chance dos comunicados via e-mail ficarem ainda mais atrativos e de aumentar a taxa de visualização.
Nesse caso, o céu é o limite. Dá para incluir pequenos vídeos com o Presidente reforçando alguma mensagem chave, um gif, se a empresa tiver uma cultura organizacional mais divertida, para descontrair e animar os empregados numa segunda-feira nublada ou até um vídeo rápido para dar boas-vindas ou parabenizar pelos resultados alcançados.
Mas a vantagem não para no e-mail. Os vídeos podem ser compartilhados em aplicativos desktop e mobile. É o vídeo sendo entregue direto na mão do funcionário.
A Forrester Research em novo estudo afirma que 75% dos empregados e altos executivos, em geral, estão bem mais propensos em assistir a um vídeo do que ler extensos textos. E, como no e-mail, a mensagem atingirá um alto índice de taxa de leitura e, por consequência, maior absorção do conteúdo compartilhado.
De fato o trabalho e o investimento em Comunicação Interna esse ano devem aumentar, mas com certeza o envolvimento e participação dos colaboradores seguirá a mesma proporção quando passar a receber conteúdo relevante e um formato atraente e de fácil memorização.
E então? Preparado para começar a incluir os vídeos no planejamento anual de Comunicação Interna?
Distribuir os vídeos pelos mais diversos canais pode ser simples. A DoohNow conta hoje com alguns canais (E-mail, TV e App Desktop) integrados numa mesma plataforma e já conta com funcionalidades para compartilhar conteúdos em vídeo disponíveis.
E para ilustrar, nada melhor que um vídeo para mostrar como é fácil produzir um comunicado! rsrsrs
E aí, pronto para começar a usar vídeos para comunicar-se com os seus empregados? ;)